Quer executar um atendimento extraordinário e se tornar referência no mercado por entregar além das expectativas? Então você não pode perder o artigo de hoje do nosso incrível palestrante Pedro Mottinelli. A seguir, ele nos fala sobre as melhores técnicas para realizar um atendimento acima do que é esperado e um pós-vendas capaz de fidelizar os clientes. Imperdível!
3 motivos para a empresa treinar seus vendedores- Por Pedro Mottinelli
Que tal efetuar um atendimento extraordinário ao cliente quando muitos não fazem nem o básico?
Sejamos realistas: em qualquer tipo de negócio, atendimento é obrigação, básico, e jamais pode ser visto como um diferencial. E a grande verdade é que muitas empresas deixam (e muito) a desejar no quesito atendimento. Todo mundo tem ao menos uma história de péssimo atendimento, alguma vez na vida, não é verdade?
Sendo assim, aquele que consegue oferecer aos clientes o que chamamos de atendimento extraordinário, tem muito mais chances de fidelizar os clientes, e se destacar diante da concorrência. Para tanto, quero te falar um pouco sobre alinhamento de necessidades e resultados.
Alinhamento de necessidades e resultados
Aquele vendedor que durante seu atendimento, tem a habilidade de entender de forma muito clara as necessidades que o cliente possui,consegue naturalmente se diferenciar de seus concorrentes. Isso pelo fato de que a maior parte deles só querem falar sobre os produtos que estão vendendo.
“A dificuldade que vejo em alguns vendedores é quando o cliente diz que está tudo bem e não vê necessidade de mudança. Para isso o vendedor precisa saber como fazer o cliente perceber que ele pode sim sair da zona de conforto em busca de melhores resultados (e há técnicas para isso, como maximizar os benefícios e minimizar os riscos, usar três passados como Conectar, Convencer e Colaborar além de outras).” – Pedro Mottinelli
Ao fazer o alinhamento de necessidades, o profissional de vendas se diferencia dos concorrentes, conforme já mencionei, e ainda tem em mãos algo mais palpável para após a venda, mostrar ao cliente que tudo aquilo que foi conversado, também foi entregue e alcançado. Resultado: muitos motivos para que uma nova negociação seja feita.
Superando as expectativas
Quando pensamos em fidelizar clientes, há algo extremamente poderoso que ajuda demais neste sentido:superar a expectativa durante algum estágio da experiência de compra.
Isso pode ser feito da seguinte forma:
- O vendedor (ou a empresa) deve mapear todas estágios que o cliente tem experiência com eles;
- Isso pode variar de mercado para mercado, mas geralmente passa pela pesquisa do produto, uma ligação para tirar dúvidas, a forma de pagamento e outros detalhes da compra, o recebimento, o uso e até o descarte dos produtos em alguns casos;
- Dessa forma, é possível ter uma visão melhor sobre em qual momento será possível superar essa expectativa, buscando a fidelização.
Faz sentido? Então você não pode perder a chance de levar minhas palestras para sua empresa ou evento agora mesmo. Entre em contato com o time de atendimento da Palestras de Sucesso e saiba como.
Aproveite e compartilhe agora mesmo esse conteúdo. Até a próxima!
@novosvendedores
Quero uma palestra do Pedro Mottinelli para fazer minha equipe vender mais!