Gerar valor para todo o ecossistema se conectando emocionalmente com pessoas. Esta é uma das principais características que diz respeito à construção de marcas memoráveis, estratégia que traz diversos benefícios para as empresas.
Neste artigo, vamos explorar estes benefícios e entender como estas marcas conseguem se fixar dessa maneira no cérebro dos consumidores. Continue lendo!
A importância do Neurobranding para construir marcas icônicas
“Construir marcas consideradas fortes é uma estratégia de negócios altamente vantajosa, que oferece uma série de benefícios para as empresas. A experiência que acumulei ao longo dos anos me permitiu identificar alguns dos fatores mais vantajosos que uma empresa pode desfrutar ao investir na construção de marcas memoráveis”. – Regina Monge, em entrevista para a Palestras de Sucesso.
Você sabia que nosso cérebro processa informações de maneiras diferentes a depender do estímulo que recebemos?
É exatamente esta premissa que norteia o Neurobranding, uma metodologia que une conhecimentos do Marketing e da Neurociência para criar marcas que não apenas se destacam, mas que se conectam, diretamente, com o cérebro dos consumidores.
Pense, por exemplo, na Coca-Cola.
A empresa é um exemplo clássico da utilização do Neurobranding para criar conexões emocionais profundas com seu público.
Em suas campanhas publicitárias, muitas vezes vemos a evocação de sentimentos como felicidade, compartilhamento e pertencimento que geram esse apelo emocional.
Outra organização que faz isso muito bem também é a Nike.
Ao associar sua marca a atletas de elite e histórias inspiradoras, a Nike cria uma conexão emocional muito forte que influencia diretamente as decisões de compra de seus consumidores.
7 benefícios da construção de marcas memoráveis
Compreender como criar conexões emocionais com seus clientes é um passo essencial para que uma empresa obtenha vantagem competitiva.
Afinal, as marcas não competem em mercados, mas sim na mente das pessoas.
Assim, alguns benefícios da construção de marcas memoráveis são:
1. Fidelização
Quando uma marca gera uma conexão emocional forte com seus consumidores, isso leva os clientes a optarem, repetidamente, pelos produtos e serviços dessa mesma marca, gerando fidelização.
2. Valor percebido
Marcas memoráveis são associadas a características como excelência, confiabilidade e qualidade. Isso permite que as organizações justifiquem preços mais elevados e obtenham margens de lucros melhores.
3. Resiliência
Ao construírem confiança ao longo do tempo, empresas com marcas fortes conseguem ser resilientes a crises, uma vez que, com esta confiança, a reputação é mantida mesmo em momentos difíceis.
4. Atração de talentos
Marcas que se destacam conseguem ser mais atraentes para profissionais talentosos que desejam fazer parte de organizações reconhecidas por sua excelência.
5. Poder de Influência
Mesmo quando comparadas a concorrentes, marcas fortes tendem a ser escolhidas pela maioria das pessoas por serem uma opção conhecida e de confiança.
6. Maior resistência à concorrência
A construção de uma marca memorável pode ser uma barreira para a entrada de novos concorrentes no mercado, uma vez que os consumidores poderão optar pela familiaridade de uma marca já conhecida.
7. Valorização do Equity
O Equity, ou seja, o valor associado à marca, costuma ser maior em empresas de destaque. Assim, tanto o valor da organização pode aumentar quanto sua atratividade para parceiros de negócios e investidores.
E então, o que achou sobre os benefícios da construção de marcas memoráveis? Quer saber mais ou levar palestras e treinamentos sobre o tema para sua empresa? Entre em contato com o time da Palestras de Sucesso, será um prazer!
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