O mundo moderno nos bombardeia a todo momento com diversas distrações, as quais costumamos chamar de ladrões do tempo. Você sabe quais são os principais e de que maneira não se deixar levar por eles, o que fatalmente acaba prejudicando nossa produtividade?
Quem nos estratégias para contornar a situação é a palestrante Renata Mencalha, uma das grandes estrelas do nosso cast e que além de palestrante, é Personal Organizer especialista em organização. Não perca tempo, confira a seguir!
Os ladrões de tempo estão roubando um dos bens mais escassos da humanidade
“Para uns, tempo é dinheiro, para outros tempo é vida, o fato é que atualmente o tempo é um dos bens mais escassos da humanidade.” – Renata Mencalha
Há uma ideia de que a escassez de tempo seja um fenômeno ligado somente aos grandes centros urbanos, em regiões “conectadas” e modernas. No entanto, o que impressiona é que essa questão atinge desde um executivo de alto escalão, ao fazendeiro do mais longínquo interior. Seja o aluno ou a dona de casa, o tal fenômeno da “falta de tempo” atinge a maioria das pessoas em todos os lugares do mundo.
Quais são os principais ladrões de tempo?
Seria a tecnologia que acelerou as coisas? Ou ainda, a competição cada vez mais acirrada? A grande verdade é que cada vez mais, temos que valorizar, antes de tudo, o nosso precioso tempo. Nunca foi tão necessário procurar usá-lo da melhor forma possível, afinal tempo gasto não se recupera, certo?
Os maiores ladrões de tempo, os vilões de produtividade do mundo moderno são:
- Falta de delegar tarefas. para que você possa avançar em seus objetivos, é importante delegar e não fazer tudo sozinho. Neste sentido, a delegação é vista como uma habilidade importante para evitar sobrecarga e te ajudar a ganhar mais tempo;
- Perfeccionismo exagerado: considere o jargão “feito é melhor do que perfeito”,caso você identifique que é extremamente perfeccionista. Se você gastar horas na busca de melhorias em uma tarefa ou projeto, fatalmente irá desperdiçar tempo;
- Excesso de uso das redes sociais: logicamente que as redes são ótimas ferramentas de divulgação e compartilhamento/aquisição de conhecimento. Porém, sem equilíbrio e quando mal utilizadas, podem atrapalhar a realização de tarefas.
- Falta de organização pessoal e de planejamento adequado, bem como falar “sim” para tudo.
E então, identificou alguns dos ladrões do tempo acima?
A vida é feita de escolhas e prioridades!
Para aprender a lidar com esses fatores que estão minando seu tempo, é importante ter em mente que a vida é sempre pautada em escolhas e prioridades.
Como eu disse em minha entrevista aqui para o site:
“Se você se propor a fazer tudo, a única certeza é a de que não conseguirá alcançar o que deseja.” – Renata Mencalha
Portanto, você precisa escolher:
- Ou prioriza os projetos na sua vida;
- Ou passará seus dias começando e não terminando um monte de coisas e sendo a agenda do outro.
Lembre-se: o dia de todo mundo tem 24 horas. E é exatamente dentro desse tempo que você tem que decidir entre o que é relevante e que vai te fazer progredir na vida. Faz sentido? Me conta e já compartilha. Minhas palestras e treinamentos sobre gestão de tempo e demais temas relevantes, estão à sua disposição.