Desenvolver sua educação financeira é fundamental, não é verdade? Porém, muitas vezes pode parecer algo difícil e não sabemos por onde começar.
Contudo, com as dicas da nossa empoderada palestrante Alexia Waagmeester, certamente você terá as diretrizes necessárias para evoluir sua vida financeira.
A seguir, acompanhe 4 estratégias para a mulher moderna desenvolver sua educação financeira!
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por PALESTRAS DE SUCESSO (@palestrasdesucesso)
Para desenvolver sua educação financeira é preciso economizar
Quando me perguntam sobre os principais passos na construção de uma educação financeira, eu digo que tudo começa com estabelecimento de metas financeiras e criação de um orçamento mensal para acompanhar as despesas.
Ou seja, é preciso economizar e para tal, a estratégia é ajustar os gastos tidos como supérfluos. Analise friamente as despesas efetuadas e busque identificar os gastos que você pode tanto reduzir quanto eliminar. É o caso, por exemplo, daquelas compras desnecessárias e até assinaturas de coisas que você sequer utiliza.
Aproveite para economizar em energia. Desligue luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo usados.
Opte por gastos conscientes
A segunda estratégia é ter gastos conscientes. Para tanto, busque descontos e promoções. Aquela pesquisa antes de comprar algo, comparando os preços, é muito válida, tanto no online quanto em lojas físicas.
Uma forma de gastar com consciência é investir naqueles bens considerados duráveis,
caso de eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, ao invés de optar por opções mais baratas e de baixa qualidade que precisarão ser substituídas com mais frequência.
Você sabia que a saúde financeira do colaborador pode afetar uma empresa?- Por Alexia Waagmeester
Controle os gastos para caminhar em direção aos objetivos
É crucial fazer boas escolhas. Antes de comprar algo, sempre se pergunte:
- Eu preciso mesmo desse produto ou objeto?
- Eu posso pagar por isso sem comprometer meu orçamento?
- Quantas vezes vou utilizar isso?
- Quantas horas tenho que trabalhar para pagar por isso?
Se você fizer tais questionamentos, é quase certeza que você limitará a compra por impulso Dessa maneira, poderá utilizar o seu dinheiro de forma estratégica para atingir seus objetivos.
Construa sua reserva financeira
A ideia é que você poupe uma parte de sua renda. Você pode transferir automaticamente uma porcentagem para uma aplicação que tenha um rendimento acima da inflação, mas que tenha liquidez diária. Isso quer dizer que o dinheiro poupado não está preso, podendo ser retirado a qualquer momento que você precisar.
Aliás, atente-se a isso: precisar não é o mesmo que querer, ok?
E então, preparada para desenvolver sua educação financeira? Dúvidas? Deixe nos comentários! Já compartilhe o post de hoje com aquela sua amiga que vai amar essas dicas.