Conheça 10 fatores necessários para o líder inspirar e motivar equipes em um ambiente de trabalho virtual – Com Leonardo Grisotto

Após a pandemia do COVID-19, o home office se tornou uma nova realidade. Diante disso, diversos líderes se viram frente a um novo desafio: motivar equipes em um ambiente de trabalho virtual.

No entanto, liderar equipes de forma eficaz em um ambiente remoto é extremamente possível quando o líder tem em mente alguns conselhos.

Para conhecer quais conselhos são esses, continue a leitura do artigo de hoje.

Principais fatores necessários para o líder inspirar e motivar equipes remotas

A pandemia foi um período desafiador não só para as pessoas, mas sim para as empresas. 

Afinal, foi preciso se adaptar a um novo modelo de trabalho, se reinventar e buscar formas de manter o compromisso dos colaboradores mesmo à distância.

Contudo, o que esse momento nos mostrou foi que liderar com graciosidade em um ambiente remoto é sim uma realidade, quando algumas técnicas são colocadas em prática.

A seguir, vamos conhecer os 10 principais fatores necessários para o líder inspirar e motivar equipes no trabalho remoto.

1. Comunicação frequente e clara

É necessário que os líderes se comuniquem com frequência com seus colaboradores e busquem ser o mais claros que conseguirem em relação às expectativas, feedbacks e atualizações.

2. Conexão Humana

Reserve tempo para gerar conexão através de eventos virtuais mais informais ou começando as reuniões com um check-in pessoal.

3. Pratique a confiança

Confie que cada membro realizará suas tarefas e forneça autonomia a eles. Também é importante que o líder seja confiável, entregue o que promete e mantenha seus compromissos.

4. Estabeleça uma rotina

Mantenha horários regulares para reuniões de equipe e atualizações a fim de gerar uma sensação de estruturação e normalidade.

5. Tecnologia e Treinamento

Assegure-se de que os profissionais tenham ferramentas e recursos para trabalhar de forma eficiente, assim como que saibam usá-los.

6. Escuta ativa e Empatia

Procure entender que trabalhar de casa pode ter desafios únicos para cada indivíduo da sua equipe. Ofereça apoio e seja compreensivo quando necessário.

7. Expectativas e Metas Claras

Cada membro do time deve entender claramente o que é esperado dele e seu desempenho. Para isso, KPIs e/ou OKRs podem ser utilizados.

8. Promova o autocuidado

Encoraje horários de trabalho equilibrados e flexíveis, pausas regulares e ressalte a importância da saúde mental.

9. Desenvolvimento de habilidades

Incentive os seus colaboradores a aproveitar webinars e cursos on-line para se desenvolverem e se adaptarem às mudanças do ambiente remoto.

10. Peça feedbacks

Crie um espaço seguro para que os profissionais possam expressar o que está ou não funcionando e esteja aberto a fazer ajustes com base nesses feedbacks.

O que achou das dicas acima? Bora colocar em prática? Em minhas palestras eu aprofundo mais o tema, o que certamente ira empoderar os líderes da sua empresa com estratégias vencedoras no mercado. Entre em contato, será um prazer!

Quero uma palestra de Leonardo Grisotto

Contrate, agora mesmo, as palestras de Leonardo Grisotto e ensine os seus colaboradores as melhores estratégias de liderança, gestão e governança para fazer sua empresa prosperar!

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Leonardo Grisotto

Um dos grandes especialistas do mercado em temas como Fusões e Aquisições, Estratégia, Liderança, Finanças Corporativas, Gestão e Governança

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos