Comunicação é uma habilidade essencial para você se posicionar no mercado – Por Priscilla Caminha

Já parou para pensar que para se posicionar no mercado, é preciso aprimorar uma habilidade considerada crucial para o sucesso, em todas as esferas da sua vida? 

Aliás, já se questionou por que algumas pessoas conseguem se destacar no mercado de trabalho, no  empreendedorismo, enquanto outras ficam estagnadas ou até mesmo invisíveis? Sim, a resposta pode estar exatamente na maneira como elas se comunicam. Quer entender de que maneira é possível desenvolver e aprimorar sua comunicação? 

Continue a leitura, pois no artigo de hoje, a premiada palestrante de sucesso e TEDx Speaker, Priscilla Caminha, nos revela algumas dicas e orientações poderosas que farão a diferença em sua carreira e negócio!

Não há dúvidas: a comunicação é uma habilidade essencial para você se posicionar no mercado

“As pessoas têm notado a importância da comunicação para a carreira e para os negócios. Entre os dez cursos mais populares de 2022 do LinkedIn Learning, quatro estão relacionados ao tema.” – Fonte: Você RH

Se há uma habilidade que deve ser prioridade para que você alavanque sua carreira, faça boas negociações e evolua em sua empresa, essa habilidade é a comunicação.

Afinal, ela permite que você transmita sua mensagem de maneira assertiva, com clareza e persuasão.

Sem contar que com ela, você tem um dos pilares para construir relacionamentos profissionais de qualidade, ampliar sua rede de contatos e gerar oportunidades de negócios.

Muitas pessoas estão cientes dessa importância e necessidade, contudo, pecam exatamente no momento de lapidar e aprimorar a comunicação.

Em meus treinamentos, palestras, cursos e mentorias, compartilho algumas orientações, as quais pontuarei algumas, a seguir.

Conheça seu público-alvo

Você sabe com quem está falando? Não, essa frase, no contexto aqui aplicado, não se refere à presunção de alguém que se sente superior aos outros, mas sim, no sentido de compreender as expectativas, interesses e necessidades daquela pessoa a qual você está direcionando a sua comunicação.

Conhecer seu público-alvo é essencial para que seja possível adaptar sua linguagem, seu tom de voz e seu conteúdo. Dessa forma, é possível gerar mais empatia e conexão.

Propósito definido 

É necessário que você pontue sua comunicação em um objetivo claro, com um propósito muito bem definido, seja ele informar, educar, entreter ou persuadir.

Dessa forma, antes de mais nada, se faça a seguinte pergunta:

“O que eu quero alcançar com essa comunicação?”, ou ainda:

“Qual é a ação que eu quero que meu público tome após me ouvir ou ler?”

Ao fazer isso, você certamente terá uma comunicação mais alinhada.

Saiba captar a atenção no início

Sempre tenha uma comunicação com a mensagem bem estruturada, com começo, meio e fim.

O começo é o momento onde você deve captar a atenção do seu público, seja por meio de uma frase de impacto, ou mesmo uma pergunta ou  história. 

No meio, sua ideia principal deve ser desenvolvida. Para tanto, apresente argumentos e evidências capazes de sustentá-la.

Já no fim, é o momento de reforçar a ideia principal, realizando uma call to action (chamada para a ação), onde é preciso deixar claro qual é o próximo passo que seu público deve seguir.

Descomplique

Algumas pessoas nutrem a falsa ideia de que uma boa comunicação é aquela rebuscada, com exagerado uso de jargões técnicos e palavras difíceis.

A grande sacada para uma comunicação assertiva é evitar a complexidade, simplificando a linguagem. Dessa maneira, você facilita a compreensão do seu público. Quando pensamos em comunicação, vale se lembrar do ditado: menos é mais!

Como construir uma comunicação que conecta? – Por Priscilla Caminha – Palestras de Sucesso

Feedback 

Sempre forneça e peça feedback, afinal, a comunicação é uma habilidade que se aprimora com a prática. 

Não deixe passar as oportunidades que você tiver para se comunicar, seja em reuniões, apresentações ou conversas informais. Solicite feedback para as pessoas que te ouvem ou leem, para saber o que você pode melhorar e o que já está fazendo bem.

Conclusão

Não há como negar o fato de que a comunicação é uma habilidade essencial para você se posicionar no mercado.

E o primeiro passo para se aprofundar no tema, você já deu ao ler este artigo de hoje até o fim.

O passo seguinte é conhecer as palestras que estão movimentando o cenário corporativo e empreendedor: as palestras de Priscilla Caminha, esta que vos fala agora! (risos)

Eu te convido a conhecer meu trabalho, onde abordo temas como comunicação e posicionamento, e ensino técnicas e ferramentas práticas para você se comunicar com mais confiança e eficácia. Clique aqui para saber mais.

Um abraço fraterno e até a próxima!

As palestras e mentorias de Priscilla Caminha vão fazer o seu negócio decolar!

O objetivo de Priscilla Caminha é que você se conheça e descubra dentro de si a real vontade atingir seus objetivos. Ela te dará as ferramentas e estratégias para que seu negócio saia do papel e atinja os melhores resultados.

Visite agora o perfil de Priscilla Caminha e não perca essa oportunidade de alcançar seus sonhos.

Priscilla Cruz

Palestrante, mentora e treinadora empresarial.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos