Sair do piloto automático é certamente, uma das grandes necessidades da nossa jornada. Afinal, diferente dos robôs, temos a possibilidade de nos tornarmos mais conscientes de nossas ações, decisões e escolhas, não é mesmo?
E neste sentido, uma solução pode ser investir em seu autoconhecimento, galgando cada um dos passos necessários para assumir o “volante” do seu “veículo” chamado vida.
No post de hoje, a nossa estrela do autoconhecimento, a palestrante Isabela Capelão, compartilha conosco algumas estratégias para sair do automatismo e se autoconhecer. Acompanhe, vale cada letra!
Como sair do piloto automático? O autoconhecimento ajuda?
Já parou para pensar no quanto o termo autoconhecimento tem sido falado aos 4 ventos? Será mesmo que ele nos agrega algo ou é uma modinha passageira?
Conforme eu comentei em um post no Instagram:
“Para quem faz terapia, sabe que o processo de autoconhecimento é lento, pode ser doloroso e solitário em alguns momentos. Porém, no final, os benefícios fazem a jornada valer a pena. “
Temos nossas sombras, pois nem todos nós somos 100% luz, não é verdade? Fato é que quanto mais nos conhecemos, aumentamos a possibilidade de aceitar o que não podemos mudar. Certamente, o autoconhecimento nos leva a fazer mudanças positivas na vida e consequentemente, sair do piloto automático, tomando melhores decisões.
O importante é justamente descobrir quem somos
Agimos no famoso “piloto automático” pois simplesmente não questionamos nem ponderamos muitas vezes, nossas ações.
O exercício do autoconhecimento nos ajuda a mudar essa postura, na medida em que se trata de um processo contínuo de desenvolvimento e de transformação.
Afinal, com ele passamos a perceber:
- Nossos recursos internos e nossas falhas;
- Aquilo o que precisa de mudanças;
- O que de fato está ao nosso alcance e o que não está;.
Ou seja, sair do piloto automático nos leva a refletir sobre essas questões com o objetivo de ser uma pessoa melhor a cada dia e de fazer a vida valer a pena.
Sem contar a contribuição com nossos relacionamentos, pessoais, profissionais, levando em conta que o indivíduo começa a respeitar as diferenças, desenvolver a auto aceitação e deixar de lado julgamentos, tanto de si quanto dos outros.
Pensando em facilitar esse percurso de autoconhecimento, listei alguns passos para te ajudar nessa caminhada. Confira a seguir.
Passos para o autoconhecimento
- Crie o hábito de se observar mais
- Questione-se com frequência
- Identifique suas crenças e ideias fixas
- Identifique padrões de comportamento que se repetem
- Experimente fazer pequenas mudanças
- Explore seus sentidos e sensações do corpo
- Aprecie o silêncio
- Contemple a natureza
- Coloque os seus sentimentos no papel
- Conte comigo como guia para te ajudar a dar esses passos!
Fez sentido? Então compartilhe e até a nossa próxima conversa. Um beijo!
Quero levar uma palestra da Isabela Capelão para minha empresa