Como realizar uma reunião assertiva na Empresa Familiar? – Por Eduardo Toledo

Uma reunião assertiva na Empresa Familiar se configura muitas vezes em uma ação altamente desafiadora. No entanto, no artigo de hoje, do nosso especialista em empresas familiares, Eduardo Toledo, você verá que é possível obter o máximo de produtividade e de ideias, insights e resultados positivos em um encontro profissional dessa modalidade.

A seguir, conheça os passos essenciais para realizar uma reunião assertiva.

O primeiro passo para realizar uma reunião assertiva foi revelado 

Diante de minha experiência no tema empresas familiares, me deparo com algumas situações que já se tornaram clássicas, de tanto que elas se repetem. Há uma ideia de que é praticamente impossível que uma reunião entre os membros da empresa familiar, seja produtiva, por exemplo. 

Nem preciso dizer que se trata de um mito, muito embora eu também saiba que em muitos negócios, de fato, uma reunião assertiva é algo difícil de acontecer.

Por isso, minha primeira orientação ou primeiro passo para que uma reunião traga bons resultados é a seguinte:a pessoa responsável pela reunião, ou quem a solicitou, precisa ter de forma muito clara, qual é o objetivo principal da reunião

Desse objetivo principal, podemos tirar outros 2 objetivos e temas também (mas de menor importância do que o principal). Mas é fundamental que diante de um objetivo principal estabelecido, a pessoa responsável pela reunião também defina o que será falado, quem serão as pessoas que ela terá que se comunicar, quando tudo será falado, quais as expectativas da reunião, etc.

Entenda qual é o grupo que precisa estar na reunião 

O segundo passo para realizar uma reunião assertiva na empresa familiar é compreender qual é o grupo que necessariamente deve marcar presença nesse evento.

É algo recorrente em uma empresa familiar, principalmente, aquela ideia do “chama todo mundo e vamos resolver o problema”. Porém, sabemos que não é assim que funciona.

É determinante para o sucesso do seu negócio, que haja uma boa gestão, portanto, esse tipo de comportamento deve ser evitado ao máximo. Sem gestão não é possível saber nem quem deve estar presente na reunião.

E o segundo ponto a se trabalhar, quando pensamos na assertividade, é exatamente reconhecer quem precisa estar na reunião.

São exatamente as pessoas capazes de fazer a diferença em relação a determinado assunto/problema, compreende? 

Um exemplo: há uma questão na empresa em relação à remuneração. Quem devo chamar? Certamente, alguém que atua no RH, correto? 

Para definir esse ponto, é necessário identificar o perfil dos colaboradores, sua respectiva ocupação e qual dor ele poderá atender. 

Convite formal 

Nada daquela história de “chama todo mundo”. Você já definiu o objetivo principal da reunião e as pessoas que devem participar, correto? 

O terceiro momento é o de realizar um convite formal para que essas pessoas compareçam à reunião.

Se possível, entregue pessoalmente. Elabore um texto convidando a pessoa, informando o objetivo da reunião, os temas que serão tratados, e ressalte a importância do comparecimento de cada um dos convidados.

Horário, local, data, tudo certinho. 

Agora, quer saber os demais passos para uma reunião familiar assertiva? 

Dê o play no vídeo abaixo onde te revelo os demais. Um grande abraço e te aguardo em minhas palestras e treinamentos. 

Não deixe de compartilhar o conteúdo de hoje com aquele seu amigo ou amiga que precisa otimizar as reuniões na empresa, beleza? 

As palestras de Eduardo Toledo abordam tudo o que é preciso saber para ter uma empresa familiar de sucesso

Grande referência no tema Empresas Familiares, o palestrante Eduardo Toledo desponta no segmento corporativo, graças  às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos.

Colecionando cases de sucesso por onde passa, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, ele é o nome certo para ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.

Quero uma palestra com Eduardo Toledo AGORA! 

Eduardo Toledo

Criador do método 1F4P’s, que ajudou mais de 50 empresas familiares na reestruturação e transformação de seus negócios, impactando mais de 7 mil pessoas

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos