Como contratar os colaboradores certos? – Por Eduardo Toledo

Contratar os colaboradores certos é um fator altamente benéfico para sua empresa familiar, sob vários aspectos. Por exemplo, quando você traz para o time, colaboradores alinhados à cultura da empresa, essa cultura pode ser ainda mais aprimorada. O engajamento, bem como a produtividade, também são fatores de destaque quando a empresa conta com um time entrosado, formado pelos colaboradores certos.

Mas, de que maneira a empresa pode realizar essa contratação assertiva? É o que nosso grande palestrante, destaque do ano, Eduardo Toledo, nos conta a seguir em mais um post no blog. Confira! 

Contratar os colaboradores certos implica em um método e  processo contínuo

Me fala uma coisa, amigo/amiga empreendedor (a): você sabe realmente qual é a sua necessidade atual?Sabe me dizer qual rumo sua empresa está tomando?

Tenha em mente uma coisa:  não faz sentido você contratar posições para uma necessidade atual ou pontual, apenas em casos específicos de contingência.

Aqui reside a fonte do erro que você muito provavelmente pode cometer recorrentemente. Afinal, toda contratação, para que seja assertiva, precisa estar baseada no plano estratégico de atingir objetivos claros e definidos.

Estratégias para contratar os colaboradores certos 

Para que você baseie a contratação em um plano estratégico para atingir os objetivos definidos, ferramentas como SMART e análise de perfil devem ser dominadas pelo RH da empresa.

Além disso, gosto de enfatizar um ponto: tenha de um jeito muito claro qual é a cultura da  empresa. Dessa forma, por meio dessas ferramentas, será possível  trazer as pessoas certas e no momento certo.

E o plano estratégico? 

O RH precisa focar no plano estratégico. Assim, é possível atrair as pessoas chaves para trazer ao longo de todo tempo de implantação. Também é importante ter tempo hábil para realizar o processo de contratação. Afinal, isso facilita na tomada de decisão e não cria ansiedade no processo.

Conforme declarei na minha entrevista aqui para o site:

“O RH deve trabalhar a contratação no curto, médio e longo prazo, se não houver essa dinâmica, algo está errado. E o dono da empresa familiar deve rever sua empresa, pois está sem foco, devido as pessoas não saberem para onde estão indo.” – Eduardo Toledo

Fez sentido? Então compartilhe com seus contatos e fortaleça sua rede com informações relevantes. 

Nos vemos em minha próxima palestra, até lá! 

Quero uma palestra com Eduardo Toledo em minha empresa familiar!

Eduardo Toledo

Criador do método 1F4P’s, que ajudou mais de 50 empresas familiares na reestruturação e transformação de seus negócios, impactando mais de 7 mil pessoas

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos