Você já parou para pensar no quanto a gentileza no mundo corporativo é capaz de construir relacionamentos profissionais duradouros?Na verdade, ela faz com que todos saiam ganhando. Palestrante de renome internacional e autor de um livro sobre o tema, Domingos Sávio Zainaghi gentilmente aborda o assunto em seu post de hoje aqui no blog da Sucesso, confira!
Sim, a gentileza gera gentileza e ajuda a construir relacionamentos profissionais duradouros
“A gentileza é o ponto de partida para as demais qualidades positivas que o ser humano deve buscar possuir e desenvolver. A humildade, a honestidade, generosidade, paciência e até o perdão, todas essas virtudes passam primeiro pela gentileza.”- Domingos Sávio Zainaghi
Nunca fez tanto sentido como nos tempos atuais, adotar a gentileza como forma de sermos luzes em tempos muitas vezes, de escuridão. Especialmente quando pensamos no mundo dos negócios, no trabalho e no meio corporativo, a gentileza passa a ser talvez ainda mais importante.
Há uma série de estudos que já concluem que um relacionamento frio é capaz tanto de afetar na disposição, quanto no desempenho e até na saúde das pessoas. Diante dessa realidade, não é difícil concluirmos que ser gentil faz bem em qualquer ambiente, não é mesmo?
Dá pra ser gentil em um ambiente de conflito? Como?
É de extrema importância que no trabalho em equipe, a liderança saiba atuar de maneira assertiva na gestão de conflitos. Até pelo fato de que é impossível evitá-los, haja vista que se trata de algo inerente aos seres humanos.
Até comentei em minha entrevista aqui para o site, que:
“Robinson Crusoé não tinha problemas até aparecer em sua vida o índio Sexta-Feira. A partir daquele momento precisou-se criar regras de convivência, pois do contrário, seria uma vida de conflitos entre ambos.” – Domingos Sávio Zainaghi
E diante de tais ocasiões, a gentileza surge como um verdadeiro bálsamo, no sentido dela criar uma conexão amistosa e positiva entre as pessoas.
Quem não tem o desejo, o gosto de estar junto de pessoas agradáveis, não é verdade?
O papel crucial do gestor para implementar uma cultura baseada na gentileza
Gestor, líder, todos devem ter em mente a necessidade de dar o primeiro passo neste sentido.
Profissionais que atuam em cargos de liderança precisam dar o seu exemplo de polidez no trato com todos. Isso vai contagiando cada membro do time e quando percebemos, está presente em todo o ambiente.
“Nada melhor do que o exemplo para que as pessoas façam o certo.“
Se o funcionário observa que seu chefe é gentil com todos, ele percebe que não faz sentido que ele aja diferente com seus colegas.
Os colaboradores grosseiros
Sempre há aquele colaborador que destoa da cultura organizacional e ao invés de agir com gentileza, atua na verdade com grosseria, o que contamina o ambiente,
Como estratégia, o líder deve investir no treinamento. É de suma importância apostar em palestras sobre gentileza e seus efeitos no ambiente de trabalho.
Contudo, se ainda com palestras e treinamentos, a atitude seguir a mesma, podemos até pensarmos que se trata algo patológico, onde cursos e palestras não surtirão efeito, apenas um tratamento.
Se houver casos extremos como este, não há outra alternativa a não ser desligar o colaborador.
Lembre-se:
“A falta de polidez é algo que ninguém aceita mais, seja nas empresas, nos relacionamentos familiares e nos afetivos.” – Domingos Sávio Zainaghi
Se fez sentido, seja gentil e compartilhe com seus contatos nas redes. Quer uma palestra que desperte o poder da gentileza em seus colaboradores? Terei o maior prazer em ir até você e sua equipe. Entre em contato com a Camila ou o Rachid, da Palestras de Sucesso, e leve minha palestra para impactar sua empresa.
Quero uma palestra de Domingos Sávio Zainaghi em minha empresa!