Quer fazer escolhas assertivas e estratégicas atuando como líder? Então leia o que tenho a lhe dizer! – Por Ana Rodrigues

Líder, você sabe como fazer escolhas assertivas e estratégicas capazes de promover o resultado esperado para a sua empresa? A verdade é que não existe uma receita de bolo ou fórmula mágica para tomar decisões melhores.

Contudo, existem alguns pontos que podem te ajudar nisso e que você deve prestar atenção. No artigo de hoje, falaremos sobre estes pontos. Continue lendo!

Como fazer escolhas assertivas e estratégicas atuando como líder?

Para fazer escolhas assertivas e estratégicas atuando como líder, o primeiro passo é desenvolver o senso crítico e a capacidade de observação para encontrar as melhores alternativas.

Muitas vezes, o que nos leva à liderança são nossas competências técnicas. No entanto, para nos mantermos nesse papel, além dos resultados alcançados para a organização, é necessário ter Inteligência Emocional para lidar com pessoas, conflitos e negociações do dia a dia.

Logo, tudo, de certa forma, gira em torno de pessoas, da forma de se relacionar e encarar os desafios. Em suma, questões comportamentais.

Por isso, se você quer tomar decisões melhores é preciso gostar e entender de pessoas e de comportamento humano, pois assim você saberá:

  • Conduzir negociações melhores;
  • Escolher pessoas certas para lugares certos;
  • Engajar seus colaboradores na direção certa.

Para fazer escolhas assertivas e estratégicas, a liderança deve estar preparada

Outro fator importante para que a liderança possa tomar decisões melhores é estar preparada, ter informações atualizadas e reais e estar rodeada de uma equipe técnica que também esteja preparada para fornecer respostas rápidas e fundamentadas.

Isso porque escolhas assertivas estão atreladas ao fato de se ter informações qualificadas que te ajudarão a munir sua decisão.

Não só detalhes técnicos fazem um bom líder

Conforme vimos neste artigo, a liderança vai além de aspectos meramente técnicos, afinal, questões como tomada de decisão e escolhas assertivas precisam de um olhar voltado para o aspecto comportamental.

Assim, se você, líder, deseja aprender a tomar decisões rápidas e certas, será necessário trabalhar questões comportamentais, afinal, com as diversas oportunidades que você tem em um cargo de liderança, somente detalhes técnicos não serão suficientes para se tornar um líder protagonista.

Quais outros pontos você acredita serem importantes para que líderes tomem decisões melhores? Conte nos comentários!

Ana Rodrigues

Incentivadora do protagonismo feminino, da formação de líderes e equipes. Mentora, palestrante e facilitadora de workshops.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos