O que é preciso para desenvolver suas habilidades sociais? Você já se fez essa pergunta?
Sabemos que as habilidades sociais devem ser treinadas para que seja possível criarmos um ambiente mais amplo e estável, seja na esfera profissional, pessoal ou social. No artigo de hoje, o palestrante Rafael Granella nos traz a chave para o melhor desenvolvimento de tais habilidades, bem como da autogestão e autoconsciência. Acompanhe a seguir, imperdível!
Palestras de Sucesso Entrevista Rafael Granella – Parte 1 – Palestras de Sucesso
Como desenvolver suas habilidades sociais?
Você sabia que o autoconhecimento pode nos ajudar, no sentido de desenvolver competências como habilidades sociais, autogestão e autoconsciência?
Na verdade, ao termos a visão sobre nós mesmos ampliada, temos a possibilidade de exercermos o respeito sobre quem somos. É de fato, o ponto de partida para que possamos começar a aceitar as diferenças nos outros, compreende?
Via de regra, nossas habilidades sociais só funcionam quando respeitamos essas diferenças, e as opiniões diversas.
Palestra de Sucesso Entrevista Rafael Granella – Parte 2 – Palestras de Sucesso
Empatia é uma das chaves
Em outras palavras, desenvolvemos nossas habilidades sociais quando buscamos entender a verdade do outro pela ótica deste. Isso é ter empatia. Pessoalmente, acredito que, sem empatia, é praticamente inviável construir um bom relacionamento.
Autoconhecimento e os comportamentos sabotadores
Perceba que tudo passa pelo autoconhecimento. Afinal, ele traz resultados para todas as áreas da nossa vida, sobretudo a profissional.
Afinal, quando nos conhecemos, temos a possibilidade de identificar os fatores negativos e positivos característicos em nós, e dessa maneira, temos a oportunidade de nos apropriar de quem realmente somos. Isso, é claro, por meio do exercício diário de nos observarmos, nos analisando sem julgar ou criticar de forma exacerbada.
Como resultado de tal exercício, passamos a ter os instrumentos necessários para efetuar um melhor gerenciamento de nossas emoções e comportamentos.
“Além disso, o autoconhecimento amplia a visão sobre si mesmo, essa autoconsciência tira a pessoa da alienação e permite que ela aumente sua capacidade de autopercepção, que na minha opinião é o principal pilar da inteligência emocional. Sem isso é impossível ter a capacidade de perceber e tomar consciência de todos comportamentos sabotadores.” – Rafael Granella
Agora que você tem as chaves para desenvolver suas habilidades sociais, autogestão e autoconsciência, que tal colocar em prática?
Quero agora uma palestra com o Rafael Granella!