Ansiedade e medo diante de uma Cirurgia Cardíaca: como lidar? – Por Edmo Atique Gabriel

Diante da perspectiva de submeter-se a uma cirurgia cardíaca, é muito comum que o colaborador da empresa sinta certo receio e se amedronte. Sendo o coração um órgão um órgão com significado cultural de ser o responsável, tanto pelas emoções quanto em controlar a vida, uma intervenção cirúrgica neste sentido desgasta emocionalmente, não apenas o paciente, como também sua família e mesmo colegas de trabalho.

Como lidar com a ansiedade e o medo diante de uma cirurgia cardíaca?É sobre isso que nos fala o conceituado palestrante e cirurgião cardiovascular, Edmo Atique Gabriel. Confira.

Ansiedade e medo diante de uma Cirurgia Cardíaca é muito comum

Atuando como cirurgião cardiovascular, percebo no consultório o quanto é recorrente o fato de que boa parte dos pacientes, diante de uma cirurgia no coração, se sintam amedrontados e intimidados.

Certamente, é fato muito compreensível, sobretudo pelo procedimento carregar certo estigma de tenebroso, de coisa “de outro mundo”.

No entanto, é possível lidar com essa ansiedade e medo diante de uma cirurgia cardíaca  e levar o paciente para uma condição mais amena e tranquila.

A seguir, deixo algumas sugestões para minimizarmos ao máximo essa insegurança.

Alguns motivos para lidar melhor com ansiedade e medo diante de uma cirurgia cardíaca

Conforme publiquei originalmente em meu blog:

  • Uma cirurgia cardiovascular pode ser a melhor opção para uma pessoa viver mais tempo e com qualidade;
  • Operar um coração consiste numa cirurgia que requer concentração e boa infraestrutura. Não é um mito ou uma tragédia precisar de um tratamento cirúrgico no coração;
  • Uma cirurgia cardiovascular pode ser feita em qualquer idade, na dependência de uma criteriosa indicação e também a partir de exames que fundamentem esta indicação;
  • Uma cirurgia cardiovascular pode salvar uma vida e permitir que a pessoa volte a trabalhar, praticar esportes, conviver com sua família e amigos;
  • Uma cirurgia cardiovascular não é sinal de velhice; consiste num procedimento que visa corrigir defeitos que estejam limitando a vida de uma pessoa.

É importante que aquele colaborador, membro da sua equipe, que necessite de uma cirurgia cardiovascular, conte com um bom cirurgião e que este seja muito amigo e humano em todas as etapas do processo. 

Agora me conta: sua empresa oferece suporte psicológico para seus colaboradores, diante de situações como a que mencionei no post de hoje? 

Clique aqui e leve a palestra de Edmo Gabriel para sua empresa ou evento, agora mesmo!

Edmo Atique Gabriel

Palestrante, médico, professor: um dos nossos maiores especialistas em medicina ,gestão e educação superior.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos