Como desenvolver um ambiente de trabalho humanizado?

Desenvolver um ambiente de trabalho humanizado implica, antes de mais nada, em priorizar a necessidade de reconhecer o capital humano da empresa como aquele mais importante.

É de suma importância ver uma pessoa como ser humano antes de ver o cargo que ela ocupa. Parece simples, mas é uma tarefa na qual as empresas falham e, com isso, mudam toda a dinâmica de trabalho de seus times.

Como sua empresa, a liderança e gestão, podem atuar de forma efetiva na construção de um ambiente mais humano? 

É sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe!

Ambiente de trabalho humanizado: sai o ego e o medo, entram a inclusão e a colaboração

No cenário corporativo, ainda hoje podemos notar que há empresas que pecam na forma pela qual enxergam seus colaboradores.

Elas simplesmente focam no cargo que cada um ocupa, e se esquecem do tão falado fator humano.

A liderança tem um papel crucial neste sentido. No contexto atual, não temos mais espaço (ou não deveríamos ter) para uma liderança pelo ego, que de forma autoritária acaba gerando medo.

Ao contrário, se falarmos sobre maneiras de termos um ambiente de trabalho humanizado, ele deve se pautar necessariamente pela inclusão e colaboração entre todos os membros.

Quando você se esforça para priorizar e humanizar a experiência do funcionário e o ambiente de trabalho a sua organização prospera

Experimente criar um ambiente de trabalho centrado no colaborador, onde os indivíduos possam ter um senso de identidade seguro e robusto. As pesquisas mostram que um ambiente de trabalho projetado para promover a curiosidade e a criatividade, contam com funcionários mais felizes. 

Afinal, eles sabem que não há punição ou problema em correr riscos, cometer erros, ou seja, em ser humano.

Quando você se esforça para priorizar e humanizar a experiência do funcionário, sua organização prospera. A seguir, quero destacar algumas práticas para desenvolver um local de trabalho mais humano.

Proporcione maior autonomia 

Empresas bem-sucedidas encontram formas de manter os colaboradores energizados. Uma das estratégias? Dar a eles a oportunidade de tomar decisões que afetam seu trabalho. 

Sabemos o quanto as pessoas valorizam ter controle sobre suas atividades, não é mesmo? Portanto, considere estimular uma postura de autonomia, capaz de promover confiança, respeitabilidade e integridade.

Ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional 

É fundamental investir em oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional para seu time. Assim, as empresas deixam claro que se preocupam com os objetivos e aspirações dos colaboradores.

Por outro lado, funcionários se preocupam em progredirem e geralmente procuram se alinhar com organizações que lhes permitam aprender, crescer e se desenvolver como indivíduos. 

A mensagem implícita aqui e que é emitida e assimilada pela equipe, é de que 

com as iniciativas de treinamento, fica claro que eles são valorizados e respeitados no local de trabalho. 

Há inclusive um estudo de 2018 do LinkedIn, que descobriu que  94%  dos funcionários permaneceriam em uma empresa por mais tempo se essas organizações investissem em suas carreiras.

O que podemos concluir? 

Diante de tudo o que foi dito acima, vimos que  transformar a cultura organizacional da empresa, para algo incrivelmente atraente para os funcionários, tanto aqueles em potencial quanto para os que já estão na empresa, é fator determinante para estabelecer um ambiente humanizado.

Todas as pessoas querem fazer parte de uma organização que reconheça suas iniciativas, e que gere conexão, criando  um sentimento de pertencimento. 

Isso certamente as motiva a buscarem o potencial pleno. 

Quando os funcionários, liderança, gestão e gerência colaboram para trazer um maior senso de empatia, criatividade e inovação ao local de trabalho, todos se beneficiam e se aproximam de seus objetivos. 

Gostou do artigo? Compartilhe com quem merece ler. 

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos