Será mesmo que há um ponto de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal? Não é raro, em uma breve pesquisa na internet, encontrarmos uma série de fórmulas, dicas e conselhos, com receitas prontas sobre como equilibrar estas duas facetas.
Contudo, na vida real, isso é mesmo possível?
Nada melhor do que contarmos com as palavras de uma especialista e referência no assunto, a palestrante Renata Mencalha!
Em seu post de hoje, ela nos mostra com propriedade e conhecimento de causa, o que é possível fazer para buscar essa qualidade de tempo suficiente para os variados aspectos da vida. Vale muito a leitura, confira!
Você quer alcançar o ponto de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal mas não sabe como?
Não são raras as vezes em que sou questionada sobre o fato de ter uma vida profissional e pessoal ser ou não possível.
Para muitos, se trata de uma utopia, para outros, algo fora da realidade. Certamente, essa dor, vez ou outra, também marca presença em sua vida, não é mesmo?
Mas, antes de mais nada, vamos “definir” o que é este tal equilíbrio tão desejado?
“Alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional significa ter tempo e energia para se dedicar à carreira e manter seus projetos pessoais, família, lazer e vida social.” – Renata Mencalha
Como proceder para equilibrar nosso tempo entre carreira e projetos pessoais?
O primeiro passo para melhorar esse equilíbrio passa pela identificação sobre de que forma você está gerenciando seu tempo e distribuindo-o.
Lembra quando falamos sobre autoconhecimento? Então, ele é mais que importante nesse processo. É fundamental que você entenda suas demandas, o que é prioridade, e aquilo o que te move e te realiza.
Uma sugestão para dar esse importante passo é registrar quantas horas você investe nas tarefas do trabalho, nas tarefas pessoais, bem como quanto tempo as funções de organização e distrações tomam do seu dia.
“Ao conseguir esses dados, você terá em mãos um indicador fundamental de que você está tendo qualidade de vida e bem-estar, duas coisas que ganharam ainda mais importância nesse mundo digital e cada vez mais conectado.” – Renata Mencalha
Geração “Z” e o equilíbrio
Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, publicada em 2019, mostrou mudanças significativas nas prioridades dos jovens de 18 a 24 anos sobre sua carreira.
De acordo com essa pesquisa, a geração “Z”, que são os nascidos entre 1996 e 2010, o fator equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é o segundo principal indicador de sucesso profissional (38,6% das respostas). Ele só não ganha de trabalhar com o que se gosta (42,1% das respostas).
Na sequência, temos:
- Reconhecimento no trabalho (32,3%);
- Ganhar bem (31,2%);
- Ter oportunidades de aprendizado (25,4%);
- Ter seu próprio negócio (19,4%).
O fato que mais chama a atenção, segundo a pesquisa, é que o salário tem menor relevância, se comparado com o equilíbrio entre carreira e vida pessoal e a paixão pela profissão.
Concluindo sobre o tema de hoje, na minha visão, o equilíbrio não é uma utopia, algo tão impossível ou distante. Trata-se, na verdade, de uma busca necessária em nossa jornada.
Logicamente não é assim tão fácil ou simples, mas com clareza, foco e organização, é algo plenamente possível.
E você, consegue equilibrar suas tarefas pessoais e profissionais, curtir momentos de lazer e dedicar-se à sua família? Me conta!