Será mesmo que transformar um momento conturbado em oportunidade não passa de mais um “jargão” do mundo corporativo? Ou, na verdade, se trata de uma possibilidade real?
O que é possível fazer de diferente da maioria, para ter essa “virada de mesa” diante de tal cenário?
No post de hoje, o nosso maestro do universo das vendas, o inigualável palestrante Pedro Mottinelli nos traz sua linha de raciocínio. Spoiler: depois deste artigo seu mindset diante das crises nunca mais será o mesmo!
@novosvendedores Quer atrair seu cliente? Fale sobre ele!
Transformar um momento conturbado em oportunidade: sua postura é o que faz a diferença
Sou Pedro Mottinelli, e é sempre uma grande honra contar com esse espaço aqui no blog da Sucesso e falar sobre uma grande paixão: vendas e negócios.
Hoje quero te fazer uma pergunta: você considera o fato de transformar um momento conturbado em oportunidade como um clichê, ou vê de fato, como algo positivo?
É bem comum que durante momentos de crise, uma boa parte das pessoas se concentrem em suas próprias preocupações e necessidades. É uma tendência da esfera mundial, aliás.E com empresários, empreendedores e mesmo vendedores, isso não é exceção.
No entanto, para aqueles cujo sucesso depende de vendas, é importante não incorporar o papel de vítima, mas sim, se concentrar em encontrar maneiras de ajudar os clientes.
Afinal, eles também estão passando por momentos difíceis e certamente recompensarão as empresas que conseguirem oferecer soluções em meio à crise.
Embora não seja fácil, aqueles que conseguirem isso terão uma grande vantagem e destaque no mercado. Logo, terão a capacidade de transformar um momento conturbado em oportunidade.
Alguns exemplos de cases próprios sobre como transformar um momento conturbado em oportunidade
Com base na minha experiência, certa vez fui contratado para dar treinamento a uma empresa que vendia seus produtos a revendedores. A empresa constantemente se queixava sobre o fato de que seus revendedores, devido à crise, estavam sem dinheiro e não estavam fazendo compras. É claro que isso é compreensível, pois todos estavam passando por circunstâncias semelhantes. O que eu sugeri à empresa foi dar treinamentos de vendas aos seus revendedores, o que resultou em um aumento na participação deles em seus respectivos segmentos e, posteriormente, em uma maior compra dos produtos da empresa.
3 motivos para a empresa treinar seus vendedores- Por Pedro Mottinelli
Também tive a oportunidade de ajudar outro vendedor que trabalhava em um estabelecimento de varejo vendendo roupas. Ele estava angustiado devido à obrigatoriedade de fechamento da loja onde trabalhava e a falta de recursos financeiros por parte dos clientes para compras consideradas supérfluas.
O que eu sugeri a ele foi utilizar sua lista de clientes para convidá-los para participar de lives, onde ele iria ensinar como usar peças-chave de roupas que combinam com tudo e ajudam as pessoas a se sentirem bem e confiantes mesmo durante o período de confinamento em casa.
A grande sacada
Em síntese, se você tem um negócio e sabe que depende dos seus clientes,é sempre importante oferecer ajuda a eles, independentemente de haver crise ou não.
E, logicamente, durante as crises, é quando eles mais precisam de nossa assistência. Portanto, se faça presente, com criatividade, visão estratégica, olhar atento às oportunidades.
Agora me conta: você já conseguiu transformar um contexto de crise em oportunidade para gerar mais negócios?
Quero uma palestra do Pedro Mottinelli para fazer minha equipe vender mais!