Palestras de Sucesso Entrevista Rodrigo Monsil – Parte 2

14-Rodrigo, como você enxerga a relação entre motivação e mudança de atitude em nossa vida pessoal e profissional?

A motivação é o combustível que impulsiona a mudança de atitude e a mudança de atitude reforça a motivação, assim o ciclo recomeça.

Ter motivos para agir é o segredo, qual o motivo que eu tenho para desejar uma vida pessoal mais feliz? Encontrando os meus motivos será mais fácil de agir, quais os meus motivos para desejar ser um profissional excelente? Com essa resposta fica mais claro como agir, isso é a motivação gerando a mudança de atitude, pensamento gera sentimento, sentimento gera atitude e atitude gera resultado.

15- Pode compartilhar uma experiência pessoal em que a motivação desempenhou um papel fundamental na sua própria mudança de atitude?

Antes de ter filhos eu era muito impaciente, com muita facilidade me estressava e até tratava mal as pessoas a minha volta por não saber entender e ser paciente com o próximo, quando meu primeiro filho nasceu e começou aprender andar, percebi que se eu não tivesse paciência com ele isso faria com que demorasse mais para se soltar e aprender andar de fato, a alegria de querer ver seus primeiros passinhos e sua independência andando pela casa me motivou a praticar a calma e paciência, comecei meditar, controlar a respiração e praticar paciência no dia a dia com as situações rotineiras, isso gerou uma mudança de atitude que me faz hoje ser uma pessoa paciente e pacífica mesmo em momentos de pressão e alto estresse, essa mudança de atitude só aconteceu porque um dia o desejo de ver os primeiros passos do meu filho foi o motivo que me levou a ter uma ação diferente, se quer resultados diferentes, faça coisas diferentes.

16- Quais são os principais desafios que as pessoas enfrentam ao tentar se manter motivadas para implementar mudanças significativas em suas vidas?

O primeiro deles é a falta de clareza sobre o que se quer, saber onde quer chegar facilita um pouco esse processo de mudança, logo após vem o medo de falhar, a sensação de que vai perder tempo e que não vai resolver nada, será só energia perdida faz com que muitos desanimem após as primeiras tentativas, por último vem o desafio da autossabotagem, mudança gera transtorno, faz bagunça e gasta energia, se mudar de casa já faz bagunça e é cansativo imagina mudar de atitude… Então para economizar energia a autossabotagem entra em cena para te manter quentinho na zona de conforto, esse é o desafio maior que deve ser enfrentado todo dia, pois para cada nova atitude, uma nova sabotagem estará ali disponível para estragar tudo, por isso cuidado.

17- Quais são suas 10 melhores e mais poderosas estratégias  para ajudar, por exemplo, o líder de uma equipe de vendas a ajudar seu time a conquistar clientes e manter ritmo e consistência no batimento de metas? 

Vamos lá, na sequência:

1- Defina metas alcançáveis e reais

2- Planeje as estratégias de venda

3- Invista em treinamento e capacitação constante

4- Acompanhe de perto os resultados

5- Forneça e peça feedbacks genuínos

6- Estabeleça recompensas e incentivos

7- Estude e conheça o seu público alvo

8- Estimule o compartilhamento de experiências

9- Instigue a busca por ideias inovadoras

10- Reforce a importância do pós venda

18- “Pensamento gera sentimento…sentimento gera atitude…atitude gera resultado!” – Como adotar um mindset positivo e vencedor nas vendas, no trabalho, nas relações e na vida em geral?

O primeiro passo é agradecer pelo que tem e lutar que pelo que deseja, aprender a ser grato faz com que cada pequena conquista seja valorizada e potencializada, dessa forma vamos nos acostumando a uma nova programação da mente, onde sabemos agradecer pelo que temos enquanto lutamos pelo que queremos, agora o momento é de visualizar e afirmar a nova realidade desejada, plenitude, felicidade, abundância e tudo mais que pretende alcançar, antes de ter, imagine e sinta como se já tivesse, nesse processo desenvolva a resiliência, saiba se adaptar e se for preciso recomece aprendendo com os erros e fracassos, lembrando de ser grato até mesmo pelos fracassos, lá na frente tudo fará sentido, com essa prática um novo mindset é alcançado.

19- Falar em público, para muitos é um dom. Na verdade, sabemos que se trata de técnica e treino, não mesmo?  Sendo assim, compartilhe com o nosso público, 5 dicas para vencer o medo de falar em público e aproveite para listar os principais benefícios que um profissional de qualquer área poderá usufruir ao destravar a comunicação. 

Dica 01- Pratique na frente do espelho

Dica 02- Não decore o que vai falar

Dica 03- Conte histórias e use metáforas

Dica 04- Não queria falar difícil, seja simples

Dica 05- Tenha água por perto para tomar.

Qualquer profissional que consegue destravar sua comunicação, vai experienciar oportunidades que antes temia, como apresentar um projeto sozinho, expor suas ideias sem medo de ser julgado, vai se dispor a falar quando ninguém mais tiver coragem, enxergará situações de maneira mais racional, pois não precisará lidar com a ansiedade e pensamento de fracasso, se importará menos com a opinião e julgamento dos outros, melhorará seu network ao estar mais em evidência falando e ouvindo melhor, enfim até hoje não encontrei malefícios por alguém ter aprendido a se destravar na área da comunicação e oratória, vale a pena a busca.

20- Qual é a história de atendimento ao cliente mais memorável que você já vivenciou, seja como cliente ou como profissional, e o que a tornou tão especial?

Quando comprei meu último carro, quis testar a ética do vendedor, me fiz de um total desconhecedor de carros e de processos de negociação, pois queria um tratamento real para ver como aquele vendedor se portaria diante de um cliente supostamente indefeso e fácil de manipular, infelizmente percebi um atendimento maldoso, sempre ocultando alguma verdade e por vezes até com falta de ética tentando me manipular passando informações que não eram reais, apenas para fazer a venda mais rápido, após 3 dias de conversas e negociação por telefone e presencialmente, resolvi mostrar aos poucos que entendia sobre o carro e sobre negociação e então senti uma diferença no tratamento e na condução daquela venda e só então fechamos o negócio. Essa situação se tornou memorável, pois me confirmou que o vendedor tem um poder muito grande em suas mãos, de entregar flores ou espinhos para o cliente, por isso estar treinado é muito mais do que dominar persuasão e gatilhos mentais, é entender que do outro lado existe uma pessoa que merece ser respeitada e tratada com ética, vender é bom, ganhar dinheiro é excelente, mas fazer o que é certo é muito melhor, porque a venda naquele dia foi feita, mas é um lugar que não voltarei e muito menos indicarei para alguém, por isso esse episódio serviu como mais um conteúdo para meus treinamentos, que é melhor vender pouco e vender sempre, do que vender muito, durante uma só vez e perder a reputação.

21- Pode compartilhar uma situação desafiadora em que você conseguiu transformar uma experiência de cliente insatisfeito em uma experiência positiva? Quais estratégias você utilizou?

Certa vez, eu ofereci uma palestra para uma empresa que num ano anterior tinha levado outro palestrante que também fazia mágicas e a experiência tinha sido muito ruim, pois o palestrante fazia brincadeiras de duplo sentido, piadas com características das pessoas e não tinha conteúdo útil na palestra que pudesse agregar ao tema do evento, então a experiência com palestras usando mágica tinha sido muito ruim e ela realmente não queria arriscar de novo com outra palestra naquele mesmo formato. Nesse momento usei gatilho da prova social elencando todas as grandes empresas que me contrataram e depois recontrataram, enviei vídeos de depoimentos de clientes dizendo da sua experiência com minhas palestras, na proposta que encaminhei usei também a estratégia da reciprocidade oferecendo um show de mágicas gratuito para alguma comunidade perto da empresa, escola ou para os filhos dos funcionários, para isso reforcei a técnica da autoridade, dizendo da minha formação em pedagogia e habilidade em trabalhar com público infantil e adulto, sempre prezando pelo respeito, sem palavras ofensivas, brincadeiras de duplo sentido ou mágicas que pudessem colocar em risco ou em situação constrangedora qualquer pessoa, enfim após essa sequência de gatilhos e técnicas ela se sentiu um pouco mais tranquila, marcamos uma reunião online, detalhei como funcionava o trabalho, mostrei meu conhecimento técnico no assunto para mostrar que não seria só a mágica, mas que teria conteúdo intenso e transformador também, o final da história é que atendo essa empresa há 4 anos e já fui indicado para pelo menos outras 3 empresas, um resultado super positivo graças às estratégias de venda bem aplicadas.

22- Sabemos que cada cliente é único. Como você personaliza o atendimento para se adaptar às necessidades individuais de cada cliente e garantir que eles se sintam valorizados?

Cada palestra é exclusiva, desde a roupa que uso, até a música tocada enquanto as pessoas chegam e se assentam, por ser especialista em comunicação persuasiva, a linguagem utilizada também é personalizada de acordo com as pessoas que estão ali na frente, a mesma palestra será apresentada de formas diferentes dependendo do público que ali se encontra, se são diretores, líderes, colaboradores em geral, público misto, família de colaboradores, uma turma de faculdade, entender que atendimento não é como você gostaria, mas como o cliente gostaria e que comunicação não é o que se fala, mas como se fala, faz com que esse sentimento de valorização se torne uma realidade no processo de atendimento ao cliente.

23- Em sua opinião, qual é o segredo para criar uma cultura organizacional voltada para o cliente, onde todos os membros da equipe estejam comprometidos em oferecer um atendimento excepcional?

Criar uma cultura assim não tem um único segredo, mas sim uma medida de ações que se complementam para chegar nesse resultado, algumas dessas ações são o entendimento profundo de quem é o seu cliente, quais seus gostos, sonhos e costumes, se comunicar com esse cliente de maneira que ele se sinta em casa, seja através da música que toca, do uniforme da equipe, das condições de pagamento, dos benefícios em ser cliente, a experiência deve ser o mais próximo da realidade do cliente, valorizar o feedback do cliente, buscando pontos de melhoria e capacitação frequente da equipe através de reuniões, treinamentos e palestras que desenvolvam ainda mais esse engajamento e sentimento de poder.

24- Muitas vezes, conflitos podem surgir em equipes de trabalho. Como você aborda conflitos internos de forma construtiva, transformando desacordos em oportunidades de crescimento e fortalecimento da equipe?

O que faz um carro não derrapar na pista num dia de chuva é o atrito do pneu com o asfalto, porém se o atrito for muito grande o carro não sai do lugar, se ele for muito fraco o carro vai deslizar, portanto atritos e conflitos não precisam ser eliminados e sim, trabalhados de maneira a fazer com que esse carro, que se chama equipe, siga em frente de maneira harmoniosa. Trabalhar com pessoas é difícil porque as opiniões, ideias e decisões nunca serão unânimes e isso é bom, desde que todos entendam que num ambiente de trabalho o respeito e diálogo precisam nortear as relações, posso não gostar de alguém e está tudo bem, pois alguém também não gosta de mim, mas da mesma forma que quero ser respeitado no trabalho, devo respeitar o outro, da mesma forma que luto pelo pão de cada dia, aquela pessoa que eu gosto e a que eu não gosto também está lutando. Muitos conflitos são convertidos em crescimento quando se entende isso, gosto pessoal é diferente de respeito profissional.

25- A diversidade de perspectivas e habilidades em uma equipe pode ser um grande ativo. Como você incentiva a colaboração e o reconhecimento das contribuições individuais, promovendo um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo e motivador?

Valorizando as características e habilidades individuais, pois o que faz uma equipe ser uma equipe sãos as diversas habilidades um time de futebol não é feito só de goleiros, ou só de atacantes, cada um com sua característica e habilidade deve ser valorizado e respeitado em sua área, entender que a diferença é o que faz a diferença promove o sucesso de uma equipe plural.

26- Quais estratégias você adota para manter sua própria motivação e entusiasmo no trabalho, e como isso afeta positivamente a dinâmica de sua equipe?

A única estratégia que mantém a motivação e entusiasmo no trabalho é a disciplina, fazer o que precisa ser feito da melhor maneira que se pode ser feito, porque motivação não vai existir todos os dias, somos pessoas e não máquinas, haverá dias que acordaremos com toda a energia e vontade de mudar o mundo e também haverá dias que vamos desejar ficar na cama e não fazer nada, isso que é o gostoso da vida, saber que ela é uma montanha russa, não tem problema nenhum em estar desmotivado um dia ou outro, o problema é quando isso se torna a regra e estar motivado vira exceção, por isso aceitar que a falta de motivação faz parte do processo e que nesses momentos a disciplina precisa entrar no jogo, afinal o importante é não parar. Mas uma dica que funciona para se manter motivado é agradecer pelo que já alcançou e não se esquecer de onde quer chegar, afinal motivo é o que nos move a agir.

27- Gratidão pela atenção. O espaço a seguir é seu para deixar um recado a todos que nos acompanharam até aqui. 

Eu quem agradeço pela oportunidade de colocar aqui minhas palavras e desejo muito que possa ajudar alguém, o recado que deixo é que a energia do sucesso deve estar em você, esteja no melhor lugar do pódio, seja o primeiro a comer o pedaço do bolo de aniversário. Isso não é arrogância é entender que a pessoa mais importante da sua vida é você, qualquer coisa contrária disso é ilusão.  1% de melhoria já é evolução, a sua história é única e não deve ser comparada, desprezada ou minimizada por ninguém, nem por você.

Nenhum começo é perfeito, mas existe intenção e é nessa intenção que você deve persistir, independente da fase do jogo não desista, pois a mágica da sua vida está apenas começando.

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Rodrigo Monsil

Rodrigo Monsil: um dos maiores nomes quando pensamos em Técnicas de Vendas Persuasivas, Especialista em Oratória e Persuasão!

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos