11- Pode compartilhar exemplos de como a inteligência emocional contribui para a resolução de conflitos no trabalho?
Não apenas na resolução de conflitos, como menos pedido de demissão de talentos da empresa, pois a maior parte dos pedidos de demissão não é para a empresa, mas para o líder imediato do profissional. Menos atritos entre departamentos. Discussão de forma produtiva e respeitosa, gerando um ambiente mais humanizado e com foco.
Sabemos que pessoas felizes produzem mais, geram melhores resultados, retêm mais a fidelidade do cliente, encantam mais, e geram mais sucesso para a empresa, mas como toda empresa, sempre surge e surgirá algum problema, e equipes que tem inteligência emocional saberão líder melhor com suas emoções, seja entre colegas, clientes, fornecedores, tendo maior resiliência e resolutividade.
12- Quais estratégias práticas você oferece para melhorar a inteligência emocional das equipes?
Além de oferecer uma palestra ou workhsop sobre o tema para as equipes, atendimentos individuais ou grupos com aplicação de ferramentas, que permitem a pessoa identificar qual a emoção está mais predominante no momento e quais os caminhos para solução, através de uma sessão de coaching trazendo recursos e alternativas para a sua melhoria.
13- Qual é o papel da comunicação eficaz na promoção do trabalho em equipe, e como você ajuda as equipes a aprimorarem suas habilidades de comunicação?
A comunicação é um desafio dentro das organizações hoje. Nunca se falou tanto da palavra empatia para promover a comunicação de forma assertiva dentro das organizações. Mas além disso, existem premissas básicas da comunicação, habilidades que fazem a diferença para um profissional de alta performance ou de excelência assim como da própria equipe, e dentro das minhas palestras eu apresente os aspectos fundamentais da comunicação, e nos treinamentos com atividades e técnicas vivenciais para cada um entender a importância de saber ouvir, e outra fazer perguntas.
Muitos profissionais por medo de perguntar acabam fazendo errado, gerando retrabalho, custo e atraso dos pedidos e dos serviços da empresa. A mesma coisa o líder, por medo ou outro motivo acaba não realizando um feedback eficaz, gerando procrastinação, ineficiência, problemas entre os liderados por não deixa claro as atividades de cada um gerando atrito na equipe. Da mesma forma com o cliente, onde o mesmo tira conclusões equivocadas pelo fato do profissional não explicar os passos, identificar, entender as dificuldades deste cliente, agindo em algumas vezes com um comportamento hostil, debochado, quebrando o canal de comunicação com essa pessoa, tanto para o cliente externo quanto interno. O treinamento sobre comunicação é essencial para o profissional entender quais os cuidados para uma comunicação eficaz e um trabalho equipe extraordinário.
14- Por que a humanização é importante no ambiente empresarial e como ela impacta a cultura organizacional?
A humanização promove um ambiente mais respeitoso, acolhedor e confiável, e isso de fato impacta na cultura organizacional. Ao vermos ao pé da palavra, a humanização é a capacidade de socialização. Ser sociável, ou seja, profissionais com problemas ou não, sabem lidar na adversidade, tem inteligência emocional frente aos problemas, e prestam a solidariedade quando o problema é apresentado.
Humanização caminha junto com a empatia e cuidado humano, que isso não significa não haver cobranças, acompanhamento de metas, “passar a mão na cabeça”, bem pelo contrário, com humanização, tudo isso acontece de forma que engaja as pessoas, e sentem pertencentes a causa e ao propósito.
15- Quais são os principais obstáculos que as empresas encontram ao tentar humanizar suas relações com funcionários e clientes?
Uma delas é pela própria falta de entendimento e esclarecimento da palavra humanização no ambiente empresarial. Quando se sabe o que é, como implementar, podem ocorrer desafios sim, a própria revisão de crenças, comportamentos, ideias e conceitos, mas na medida que vai ampliando a visão disso, todos percebem o ganho, e a própria motivação no ambiente vem com mais vingo e isso é perceptível aos olhos de quem trabalha e de quem é cliente.
Humanizar volto a dizer não é “passar a mão na cabeça”, mas tratar com respeito a quem se dedica, e se o trabalho não está sendo bem feito, existe uma forma humanizada de tratar disso, deste profissional, e as coisas melhorarem. As pessoas, o ser humano quer ser bem tratado, seja qual for a profissão, ou ambiente.
16- Pode compartilhar exemplos de empresas que adotaram com sucesso uma abordagem mais humanizada em seus negócios?
Se pegarmos como exemplo empresas e negócios que tem bom relacionamento com seus clientes, fornecedores, e trabalhadores, encontrará práticas de humanização. Existem empresas com selo de entidades que validam práticas de um ambiente bom de se trabalhar, e se perceber ali existem práticas de relacionamento, valorização, reconhecimento, integração entre equipes, respeito à diversidade, e acolhimento das pessoas.
Eu por exemplo, desenvolvo com as empresas do meu Programa Corporativo de Desenvolvimento e Integração, uma agenda mensal de atividades para além de promover a performance profissional, a integração dos profissionais este aspecto da humanização, que pode ser encontrado até mesmo no cumprimento entre os colegas.
17- Como a humanização contribui para a fidelização de clientes e a construção de relacionamentos duradouros?
O cliente não quer falar com uma máquina, o cliente quer ser tratado como único, com respeito, atenção e carinho. Bons relacionamentos partem destas considerações. Um atendimento frio, uma resposta intensamente racional, sem calor humano, distancia, gera estranhamento por parte do cliente, mas se por outro lado, até mesmo em um pedido de desculpas por parte da empresa com este cliente, houver a humanização, empatia, acolhimento, tudo fica diferente, e o cliente se senti importante, notado e respeitado, e isso é humanização.
18- Quais estratégias práticas você sugere para promover a humanização no ambiente de trabalho?
Como os líderes cumprimentam seus liderados. Com respeito e sem discriminação, ou sem ofensas já é o caminho base. Utilização das palavras, solicito ou invés de mandar já é outro começo.
Outra estratégia: como é feito a integração dos novos funcionários? Existe um agente integrador, ou alguém da empresa que apresenta este profissional para os demais setores e colegas da empresa?
É apresentado para este novo profissional o que esperam dele, quais os valores da empresa, quais os canais para sanar dúvidas? Existe uma liderança preparada emocionalmente, profissionais respeitosos, que atendem as regras de boa convivência, utilizam as palavras mágicas em seus discursos diários? O profissional é encarado como gente?
Estas são algumas questões norteadoras para pensarmos em ações e práticas humanizadas de forma palpável.
19- Quais as competências básicas de liderança e como um líder pode identificar quais habilidades ele precisa aprimorar?
Existem 15 competências fundamentais segundo a ONU que um profissional de excelência, ou um líder precisa conhecer e exercer em suas atividades, são competências universais que são elas: Relacionamento Interpessoal, Coaching, Liderança, Trabalho em Equipe, Administração de Conflitos, Foco em Resultado, Comunicação, Planejamento e Organização, Cultura da Qualidade, Motivação e Energia para o Trabalho, Capacidade Empreendedora, Criatividade e Inovação, Visão Estratégica do Negócio, Gestão de Talentos, Visão Sistêmica. Através de ferramenta de competências, o profissional pode identificar qual ou quais as competências precisa alavancar para ter melhor performance em sua atuação.
Mas como aqui não há acesso a esta ferramenta, convido a cada um, fazer uma autoavaliação e dar uma numeração, uma nota para cada competência de 1 a 10, se for abaixo de 9, pense se precisa fortalecer seu conhecimento sobre a competência, habilidade ou atitude. E faça um plano de ação de melhoria sobre a competência escolhida, busque a que você acredita que vai ser de maior resultado frente às demais, e invista nela e veja os resultados.
Caso você não consiga neste momento ter uma ideia de como aprimorar uma competência, eu sempre convido meus coachees à buscarem na mente um pessoa, um profissional que era expert naquilo, e ver se consegue ter um insight, uma inspiração que ajuda muito na construção deste aprimoramento. Vale a pena.
20- Obrigado pela atenção, deixe um recado para quem nos acompanhou até aqui.
Parabéns, você é um profissional que quer mais, e busca o melhor. Tenha persistência e resiliência frente as adversidades da vida. Esteja sempre aprendendo, porque no mercado hoje existe o tal chamado apagão de talentos. Leia bons livros, participe de treinamentos, busque se autoconhecer, e siga em frente. Coloque-se em movimento que a energia vem.
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