Como as fusões e aquisições funcionam na prática? Descubra, a seguir! – Com Leonardo Grisotto

Você já ouviu falar em fusões e aquisições? Com origem do termo em inglês Mergers and Acquisitions (M&A), ambos os termos estão relacionados às operações de compra, venda ou composições de empresas.

Mas, como as fusões e aquisições funcionam? 

No artigo de hoje, vamos entender quais são as 6 etapas de um processo de fusão ou aquisição. Continue a leitura!

Palestras de Sucesso Entrevista Leonardo Grisotto – Parte 1

Como ocorrem as fusões e aquisições?

A fusão pode ser definida como a combinação de duas ou mais empresas. Dessa forma, dois ou mais negócios se combinam em um único outro negócio com um novo nome.

Já a aquisição é um processo no qual há a compra do controle de ações de uma organização por outra. Ou seja, a empresa compradora tem todos os direitos e obrigações da empresa adquirida.

Na prática, as fusões e aquisições ocorrem mediante as seguintes etapas:

1. Identificação de possíveis alvos ou compradores potenciais

Empresas e investidores, com ajuda de advisors, identificam possíveis alvos (caso queiram comprar) ou compradores (caso queiram vender) analisando critérios de ordem estratégica, financeira e operacional.

2. Diligência Prévia

A partir do momento em que um interesse mútuo é estabelecido, o comprador inicia um processo de diligência prévia (due diligence, em inglês). Este processo consiste na investigação da empresa alvo, a fim de entender as oportunidades e os riscos do negócio.

3. Negociações

Após as descobertas da diligência prévia, as partes realizam a negociação dos termos de transação, como preço, garantias, estrutura da operação, contingências, dentre outros.

4. Acordo

O passo seguinte é a assinatura do Acordo de Compra e Venda (ou outro documento semelhante). Além disso, em alguns casos, podem existir condições a serem cumpridas antes que a transação seja concluída.

5. Conclusão do negócio

Uma vez que as condições sejam atendidas, o negócio é fechado, o pagamento é realizado e a empresa (ou parte dela) é transferida.

6. Integração 

Caso seja uma fusão ou uma aquisição onde o comprador opta por integrar a empresa adquirida à sua, o processo de integração se inicia. Nesta fase, há a combinação de sistemas, culturas, operações e equipes.

E que tal aprender todos os segredos das fusões e aquisições com o maestro do sucesso empresarial?

Conheça, agora mesmo, as consultorias, treinamentos e palestras de Leonardo Grisotto acessando aqui

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Leonardo Grisotto

Um dos grandes especialistas do mercado em temas como Fusões e Aquisições, Estratégia, Liderança, Finanças Corporativas, Gestão e Governança

Assinar no LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos