Transformar conflitos em oportunidades tem se mostrado uma estratégia eficaz para o crescimento de inúmeras empresas.
Originário do latim conflictus, o termo se refere ao “choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos”.
Em seu artigo de hoje, uma das grandes referências no segmento de palestras corporativas e temas de liderança, Cristiano Mantovanini, nos fala mais sobre formas de transformar os embates em crescimento do negócio. Acompanhe!
Transformar conflitos em oportunidades de crescimento é de fato, possível?
É papel do líder, daquele profissional que faz questão de desempenhar com assertividade e eficiência, inserir-se frequentemente na equipe.
O que eu quero dizer com isso? Simples, como líder, você precisa conversar com cada membro do time, dar feedbacks, orientá-los nas melhorias, elogiá-los em público nas reuniões.
Sobre as reuniões, além daquelas que visam tratar de algo específico a se resolver, é importante que você as use também como uma forma de compreender a equipe como um todo e identificar aqueles pequenos conflitos, em seu estágio inicial. A ideia é eliminá-los logo que surgem.
Trate os conflitos isoladamente
Um fator importante para promover a resolução dos conflitos e transformá-los em uma espécie de “alavanca” para os negócios, é tratar cada caso de forma isolada.
Como eu menciono na minha entrevista aqui para o site:
“O líder deve conversar com cada um, sem jamais tomar partido, buscando a justiça, sem se esquecer de que toda briga tem 3 versões, a do lado “A”, a lado “B” e a verdadeira, pois cada um vai contar a história de acordo com o seu ponto de vista.”
A partir do momento que a liderança soluciona a problemática conflituosa de maneira neutra, deixando de forma muito clara que o fator respeito é a base e deve existir entre todos, isso certamente ajudará a fortalecer e unir a equipe.
Dessa forma, o trabalho coletivo avançará e a empresa poderá então colher ótimos frutos.
Agora me fala: de que forma você tem administrado os conflitos em sua empresa?
Quero uma palestra de Cristiano Mantovanini agora!