Afinal, qual é o principal papel de um líder? – Por Marcelo Soares

Tanto se fala em liderança e no poder transformativo que ela tem dentro de uma organização. Mas, você já parou para pensar qual é o principal papel de um líder?

Quando líderes não entendem este papel, eles se tornam estagnados, situação que pode fazer com que eles percam esse poder de transformação tanto falado. 

Que tal entender qual papel é esse? Continue a leitura deste artigo!

Qual é o principal papel de um líder?

“Um líder acima da média prepara constantemente outros líderes, inclusive pra assumir o seu lugar.” – Marcelo Soares

O principal papel de um líder é esse: entender cada pessoa do seu time e tirar o máximo potencial de cada um.

Mas não pense que esta tarefa é algo fácil. Para isso, é necessário que o líder tenha uma compreensão fora da curva e uma visão que entenda que tudo o que o trouxe até aqui não o levará adiante.

Isso significa que um verdadeiro líder não pode, nunca, parar de aprender a desaprender seus antigos conceitos e reaprender novas estratégicas que melhorarão sua liderança.

Como um líder pode deixar de estar estagnado

Inteligência artificial, inteligência emocional e inteligência financeira: será que elas podem trabalhar juntas para criar um profissional mais completo? – Por Marcelo Soares

Estamos em um mundo dinâmico e volátil, que pode deixar líderes estagnados pelo tempo.

De fato, existem líderes que estão na mesma posição há anos e pensam que nada os tira dali.

O grande problema com esta liderança é que um líder eficiente precisa se aperfeiçoar constantemente e compreender que, para exercer esse papel, é preciso entender de pessoas. Afinal, lidera melhor quem entende de gente. 

Logo, mergulhar de forma significativa no autoconhecimento e procurar entender mais de processos humanos do que analíticos é essencial.

Não é só avaliar tabelas, números e gráficos. É preciso entender de gente!

Um líder excelente comete erros

Um líder que busca autoconhecimento entende quanto isso impacta na jornada dos seus liderados. Assim, ele percebe que o erro faz parte dessa trajetória, pois permite que o caminho sempre possa ser aperfeiçoado.

Dessa forma, um líder bom não comete erros. Um líder excelente comete erros, assume-os junto com sua equipe, busca soluções assertivas e mostra um caminho novo a ser seguido.

E aí, o que achou deste artigo? Você já conhecia o verdadeiro papel de um líder? Conte nos comentários!

Quero o fantástico Marcelo Soares em uma palestra no meu evento!

Marcelo Soares

Profissional cuja a maior especialidade é a de ajudar pessoas e empresas a se desenvolverem. Isso tanto em relação à inteligência emocional, espiritual e existencial, quanto em relação à promoção do autoconhecimento.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos