Palestras de Sucesso Entrevista Mariana Rios – Parte 2

16- Uma de suas atuações é certificar empresas com opção Vegana. Comente um pouco sobre esse trabalho e também nos conte o que a comunidade científica tem mostrado sobre a relação de uma dieta vegana com a alta performance humana. 

O projeto Garfinho de Ouro, que promove a acessibilidade alimentar, segundo a OMS 40% da população mundial é intolerante à lactose e segundo o Ibope 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos. Por que uma empresa ainda hoje não atenderia estes clientes, excluindo-os como consumidores ? Atualmente para a maioria das empresas eles são apenas um mero público, ou seja, assistem as outras pessoas consumindo, enquanto querem comprar e não podem por falta de opções. 

Proponho uma solução simples, afinal todas as cozinhas utilizam insumos vegetais, basta organizar direitinho para criar pratos extraordinários, com uma margem de lucro fantástica, não há nada a perder ! O público onívoro também consome pratos veganos, muitas vezes sem notar, quem não gosta de uma Guacamole, uma batata frita, um açaí, um dadinho de tapioca , um risoto de shitake , um sorvete de coco ? e diversas outras opções, mas os pratos com insumos de origem animal não podem ser consumidos por vegetarianos e nem veganos e muitas vezes nem pelos intolerantes a lactose. Criamos um baita estereótipo sobre ”dieta restritiva”e ”veganismo” o que na prática, apenas nos liberta! 

O projeto Garfinho de Ouro proporciona um prêmio sofisticado, assessoria de imprensa especializada, consultoria, suporte e eventos presenciais fantásticos, é uma verdadeira revolução do mercado sem alterar a logística atual da empresa. 

Sobre alta performance, imaginem que 40% da população mundial não tem enzima digestiva para quebrar a lactose, sente dor de estômago ao digerir diversos tipos de carnes, precisando de medicamentos antiácidos para viver normalmente. Além disso, grande parte das carnes mais consumidas são ultraprocessadas e embutidas, é um consenso que estes produtos são cancerígenos. Então, quando adequamos a ingestão dos alimentos com abundância em fibras e micronutrientes presentes nos alimentos vegetais temos uma melhora significativa, primeiro pela retirada da agressão ao nosso sistema digestório, pela melhora no perfil da microbiota intestinal quando falamos em ingestão de alimentos e não de produtos alimentícios.

17-Falando em alimentação saudável, em um de seus posts no Instagram, você comenta”Não acredito que apenas através da alimentação saudável estaremos completos, precisamos fomentar outros pilares.” Quais outros pilares você destaca para que possamos chegar à nossa plenitude, em todos os aspectos? 

A alimentação saudável é apenas um dos pilares fundamentais para a saúde, temos diversos outros fatores que fomentam uma vida realmente harmônica, como : qualidade dos pensamentos, relações interpessoais, qualidade do ambiente em que vivemos, prática de exercício físico.

Lembrando que quando falamos de alimentação saudável, não estamos falando sobre consumir salada e sim sobre ter uma boa relação com a comida, que vai muito além da ingestão de nutrientes, é sobre memória afetiva, sobre adesão e vida social saudável!   

18- Qual o primeiro passo para se adquirir novos hábitos, organizar melhor a rotina, conquistar uma boa autoestima e uma mentalidade forte? Quais dicas você pode compartilhar para ser bem-sucedido nessa missão?

O primeiro passo para adquirir novos hábitos é entender a real motivação que você tem para exercer aquele comportamento, afinal todo comportamento tem um motivo, não movemos se quer um dedinho sem um ”porquê” bem claro e definido.

Segundo passo é respeitar a curva de aprendizado, os estudos mais recentes mostram que levamos de 18 a 250 dias para consolidar hábitos simples, não existe um número exato, mas aquelas pessoas que tem percepção de benefício imediato tendem a consolidar o hábito mais rápido, se não aderimos o ato por tempo suficiente tendemos a desmotivar e romper a rotina, por isso é importante confiar no processo.

A mentalidade forte e a autoestima são produtos disso, quando nos vemos capazes de executar tarefas árduas e colher resultados a cima da média isso é uma consequência. 

19-Quais os benefícios de uma mentoria e quais critérios adotar no momento de buscar uma mentora ou mentor?

A mentoria nos poupa da eficiência, eficiente é aquele que faz muito, que atira para todos os lados sem norte e solicitando ajuda de múltiplos despreparados, mesmo quando bem intencionados, não estão prontos para responder aquelas perguntas e questionamentos.

É fundamental contar com quem já viveu o processo e está ali para te tornar eficaz, é diferente de ser eficiente, eficaz é o que traz resultado, com metodologia, ferramentas para mensurar o progresso e manutenção da motivação. Quando não temos mentores somos muitas vezes conduzidos a aprender apenas com nossos próprios erros ou com os erros de quem está vivendo a mesma fase que vivemos, é bom contar com uma visão estratégica e mais ampla. 

20-Quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas atualmente que podem ser superados com suas palestras e soluções?

Os desafios de uma empresa que passam pelo fator humano, aqueles que têm que ser administrados por pessoas, que se relacionam, precisam estar com sua biologia em dia para tomar melhores decisões. Proponho uma visão mais realista e humanizada dos processos, gestão de recursos humanos.

21-Comente um pouco sobre os resultados mais significativos que você alcançou em empresas onde ministrou suas palestras e mentorias.

Dentre os que já ministrei desde 2015, três workshops e palestras que me chamaram muita atenção, uma foi para um grupo de mulheres empreendedoras quem precisavam se conectar genuinamente com uma versão mais empoderada e capaz de executar grandes desafios, pra mim foi uma experiência bem interessante lidar com percepções diferentes e colaborar com a jornada delas com resultados fantásticos, a segunda  foi para um grupo de enfermeiros em uma rede de hospitais e clínicas, que estavam tendo problemas com os pacientes, demanda super alta e um ambiente conturbado, implementamos um protocolo que solucionou aquele caos, aplicando atividades e treinamentos simples, como exercício de empatia , técnicas de hipnose clínica, a melhora foi significativa em um mês com feedbacks super positivos.

A terceira foi workshop foi para uma turma de profissionais de body piercing e tatuadores, sobre cicatrização e alimentação, reorganizei e padronizei os processos de anamnese e atendimento, como são profissionais que realizam procedimento invasivo mas não são da área de saúde, então trouxe uma expertise complementar que solucionou uma dor grande do conselho.

22- Como a hipnose clínica pode contribuir no combate a hábitos e sentimentos indesejáveis? 

Através de um maior engajamento no processo, é muito interessante aliar a hipnose clínica como uma ferramenta da psicoeducação, implementar técnicas de terapia cognitivo comportamental, que hoje é padrão ouro no tratamento da maioria dos transtornos comportamentais ou traços disfuncionais que nos afastam do nosso objetivo.

23- O que é preciso fazer para educar a nossa mente? 

Nós precisamos primeiro ter clareza dos pensamentos e hábitos que estão sendo disfuncionais, depois entender por que eles ocorrem, então trabalhar algumas estratégias para reconstruir a forma de lidar com os desafios.  

24-Você é sinônimo de uma empreendedora de sucesso. Sendo assim, compartilhe com o público: quais são as principais características que uma empreendedora deve nutrir para realizar seus projetos e negócios, atingindo a satisfação e o sucesso?

Acredito que precisamos antes de tudo fortalecer nossa autoestima, sem ela não conseguimos auto validação das nossas próprias ideias, nem força para persistir. Depender 100% dos estímulos externos para tomar decisões pode ser extremamente nocivo a carreira, sem essa base minimamente fortalecida não dá para iniciar uma jornada, a segunda coisa mais importante na minha opinião é ter uma estratégia bem feita com um norte claro, constância e metas fluidas, somos cíclicos e precisamos respeitar isso, muitos desistem em momentos de menor motivação e dificuldades, sabendo disso logo a princípio fica mais fácil lidar com frustrações. A linha é bem tênue entre se cobrar demais e ter pena de si mesmo, o equilíbrio é o movimento!

25- A alta performance humana pode ser utilizada estrategicamente no desenvolvimento sustentável? De que forma? 

Sim, pode e deve, nós precisamos estar em alta performance para termos um desenvolvimento sustentável, nada disso é possível sem estratégia, devemos compreender as regras do jogo para jogarmos melhor, tanto quando falamos sobre nossa biologia e funcionamento do nosso corpo, como ler um manual de instruções antes de montar uma máquina, é claramente necessário, para operarmos nosso corpo atualmente também se faz necessário

26-ESG é um tema extremamente atual e necessário. Como vocês enxergam o cenário ESG e comente sobre a importância e benefícios para o mundo corporativo e para as pessoas de modo geral.

É extremamente importante que as empresas não tenham como único e exclusivo objetivo o lucro, mas também que levem em consideração o impacto que geram na sociedade. Quando temos programas implementados com objetivo de ter um propósito e minimizar possíveis danos ao ambiente, acredito que estamos criando um cenário muito mais saudável e sustentável para todos nós e isso deve ser incentivado. No meu próprio projeto tenho praticado isso, existe uma base muito sólida em relação ao propósito do negócio. 

27-Hoje, notamos claramente a necessidade da humanização dentro das empresas, nos cargos de liderança, no atendimento aos clientes e na sociedade num todo, concordam? Qual seria o passo a passo para transformar os processos da empresa em algo mais humanizado?

Concordo, pessoas gostam de pessoas, eu particularmente prefiro ser atendido por um humano quando busco o SAC de uma empresa, acredito que devemos delegar algumas funções específicas e técnicas para as máquinas, mas algumas delas necessitam totalmente ou parcialmente do fator humano.

No cargo de liderança por exemplo, não imagino uma máquina me inspirando, acendendo uma chama nos colaboradores, creio que podemos deixar a parte de processamento de dados e armazenamento de informações com elas, mas o lado de identificação, autoridade, percepção, na minha opinião é complementar e  insubstituível. 

28-Em boa parte das empresas, é muito comum ouvirmos relatos acerca do trabalho em equipe pouco produtivo. Sabemos que isso ocorre por inúmeros fatores.Diante de toda sua bagagem e experiência, compartilhe conosco: Quais os maiores desafios do trabalho em equipe? Como o Gestor ou Líder pode intervir de forma assertiva para otimizar o trabalho em equipe? Quais estratégias e ferramentas mais indicadas para melhorar a produtividade do time? 

Essa sempre foi uma grande dor para mim, nunca soube trabalhar bem em equipe até entender que existe uma adequação nas funções que serão realizadas, cada indivíduo tem um papel importante e é comum que uma pessoa faça esforço que a outra.

Eu sofria ao executar mais tarefas ou funções consideradas mais importantes que de alguns colegas, então fui me esquivando, evitando trabalhar em equipe, até que resolvi superar, confiar, descentralizar, reconhecer, tive resultados ainda melhores. O ponto mais importante para mim é a seleção da equipe e o reconhecimento de habilidades, reconhecendo que para o resultado final todas elas são igualmente necessárias. 

29- Como usar a Neurociência para vender? Como estabelecer, diante do cliente, uma abordagem direta, efetiva e persuasiva? 

Compreendendo as relações humanas, a neurociência explica muita coisa, mas aqui posso compartilhar diante de anos de estudo e leitura sobre o tema o que realmente tem feito a diferença.

Um vendedor se pode treinar muito, entender bastante sobre gatilhos mentais e aplicá-los, mas jamais venderá melhor do que alguém que realmente acredita no produto ou serviço que está vendendo, quem sabe o valor real daquilo que está sendo comercializado naturalmente utiliza os gatilhos sem ter que forçar a barra, de preferência alguém que já comprou aquilo que vende !! Aquilo que pagamos para fazer diz mais sobre nós mesmos do que o que dizemos, quer alavancar ainda mais as vendas ? Contrate apaixonados pelo seu produto ou serviço, as habilidades você treina depois.

Outro fator super importante e complementar é quando a pessoa representa algo interessante no olhar do seu público alvo criando identificação, respeito e autoridade, depois dá pra pensar em branding, storytelling, como apresentar o produto da melhor forma e observar o quem vem convertendo melhor para aprimorar ainda mais as vendas.

30- Querida Mariana Rios,  acredito que foi extremamente enriquecedor para nossos leitores essa conversa. Muito obrigado pela atenção! O espaço a seguir é seu, deixe uma mensagem para quem nos acompanhou até aqui.

Me sinto muito bem em poder compartilhar a minha forma de enxergar a vida e de lidar com os desafios. Quero que saiba que é muito importante estar em movimento, sempre dê o passo que você puder dar hoje, mas não fique parado. Tenha clareza do seu norte e não de como será a jornada, porque todos os dias devemos receber e saber filtrar novos aprendizados úteis para conquistarmos os objetivos, enquanto curtimos a paisagem dessa caminhada linda, contemplando e celebrando o que já foi conquistado.

Abraços, Mariana Rios.

 

Mariana Rios

A palestrante Mariana Rios é a solução perfeita para as empresas que estão cientes da necessidade de promover a saúde física e mental de seus colaboradores, ajudando-os a alcançarem seus objetivos de forma mais assertiva e eficaz.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos