O atendimento ao cliente pode ser considerado uma das ações mais importantes para qualquer negócio. Além de atuar para resolver problemas, ele também é responsável por proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.
Logo, um atendimento ao cliente otimizado é capaz de construir a reputação de uma empresa em um terreno fértil, onde só coisas boas nascerão e crescerão.
Neste artigo da dupla Mentes Produtivas, formada por Carlos Ruggeri e Marco Cantero, eles compartilham 3 estratégias que irão transformar o atendimento ao cliente da sua empresa. Continue lendo!
3 estratégias que transformarão o atendimento ao cliente da sua empresa
“Não há resultado sem remuneração, motivação, capacitação, pertencimento, reconhecimento e visão positiva de futuro.” – Mentes Produtivas
Apesar de possuir uma função tão importante, o atendimento ao cliente é um dos setores da empresa que mais recebem reclamações.
Por isso, é importante conhecer estratégias que façam com o que o vento sopre ao seu favor e que proporcionem uma experiência de compra inovadora e única ao seu consumidor, como as que apresentaremos a seguir.
1 – Trabalho que impacta pessoas
A primeira dica para otimizar seu atendimento ao cliente é fazer com que seus funcionários entendam que o trabalho deles impacta pessoas, pois isso fará com que seus colaboradores encontrem um senso de propósito para continuar.
Diga a eles que o trabalho que realizam é muito importante, pois eles ajudam pessoas com problemas a solucioná-los.
Também os incentive a mostrar tranquilidade e a sensação de que o cliente não está sozinho durante as chamadas.
2 – Maior prosperidade financeira
A segunda dica é ajudar seus colaboradores a entenderem que seu trabalho promove a prosperidade financeira da empresa.
Afinal, quando os clientes veem que a empresa soluciona problemas de forma prática e amigável, eles se tornam promotores da marca para outras pessoas.
Isso faz com que a empresa seja reconhecida pelo seu atendimento caloroso e que seu cliente se sinta especial. Tudo isso fará com que a empresa lucre mais.
3 – Promova a Inteligência Emocional e Produtividade
Por fim, a última dica é investir em qualificação em Inteligência Emocional e Produtividade nas equipes, o que ajudará a gerar o sentimento de pertencimento e remuneração adequada entre os profissionais.
Lembre-se: não há como gerar resultado quando sua equipe está desmotivada, se sente incapacitada, não reconhecida e não tem visão positiva de futuro.
Manter funcionários em condições ruins, com clima hostil e alta cobrança só fará com que a rotatividade de pessoas aumente e os resultados da empresa sejam péssimos.
Quais dicas você acredita que são eficientes para melhorar o atendimento ao cliente? Conte nos comentários!