Palestras de Sucesso Entrevista Juliano Vargas (CircoShow)- parte 2

11- Você cita Simon Sinek como uma de suas referências. Qual a maior lição que você aprendeu com ele?  

Aprendi que todos nós temos um porque, porque fazemos o que fazemos, isso me fez repetir muito sobre paixão pelo que faz, quando você ama o que faz nada pode te parar. 

Ele diz sempre que as pessoas não compram o que você faz, e sim o porque você faz. 

12- Quando discordamos veementemente de pessoas que nunca conhecemos, podemos começar a desumaniza-las, vendo-as como ruins. A única maneira de avançarmos como sociedade é quando aprendemos a ver uns aos outros como humanos. Humanos complexos e confusos. Seguindo essa linha de raciocínio, como um líder deve agir para conscientizar a equipe e seus respectivos membros, diante de conflitos nocivos na empresa? Quais ferramentas você sugere para que a liderança possa realizar uma gestão de conflitos assertiva? 

Comunicação aberta e transparente: Os líderes devem criar um ambiente onde os funcionários se sintam confortáveis para compartilhar suas preocupações e perspectivas sem medo de retaliação ou julgamento. Isso ajuda a evitar conflitos latentes e a manter uma comunicação aberta e transparente.

Escuta ativa: Os líderes devem estar dispostos a ouvir os funcionários com atenção e interesse genuíno em suas preocupações e perspectivas. A escuta ativa envolve fazer perguntas abertas, resumir o que foi dito e demonstrar empatia e compreensão.

Negociação e compromisso: Quando ocorrerem conflitos, os líderes devem incentivar as partes envolvidas a encontrar uma solução de compromisso que seja justa para todas as partes. Isso envolve negociação, onde ambas as partes fazem concessões e encontram uma solução que satisfaça as necessidades de todos.\

Treinamento de resolução de conflitos: Os líderes podem investir em treinamento de resolução de conflitos para toda a equipe. Isso pode incluir workshops, palestras e treinamento em habilidades de comunicação, resolução de conflitos e gestão de emoções.

Definir expectativas claras: É importante que os líderes definam expectativas claras para todos os membros da equipe em relação ao comportamento e à cultura da empresa. Isso ajuda a prevenir conflitos e assegura que todos estejam alinhados com a visão e os valores da empresa.

13-O mundo é dinâmico e as mudanças são uma constante, ainda mais se pensarmos no segmento corporativo e no mundo empreendedor em geral. Pra você, quais estratégias devemos utilizar para se adaptar mais tranquilamente às mudanças, especialmente para aqueles que são mais resistentes a elas?

Imagine como o Circo consegue se reinventar no dias de hoje com tantas formas de entretenimento, veja o que é hoje o Cirque Du Soleil, falo sempre que circo não é algo velho e sim algo antigo que se reinventa sempre com muitas mudanças, mas essas mudanças não foram do dia para noite e sim ao longo de um século. 

Por isso temos que ser mais flexíveis estar mais abertos a mudanças. 

Focar no que pode controlar, Em tempos de mudança, é fácil se sentir sobrecarregado e fora de controle. É importante concentrar-se no que pode controlar, como sua própria atitude, comportamento e ações, em vez de se preocupar com o que não pode controlar.

Manter-se atualizado: É fundamental estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado, as tecnologias emergentes e as melhores práticas em seu setor. Isso pode envolver participar de eventos do setor, ler publicações especializadas e seguir líderes de pensamento em sua área.

14-Quais os benefícios o profissional moderno pode usufruir ao investir em habilidades como persuasão, desenvolvimento da resiliência e inteligência emocional nas vendas?

No circo aprendemos a melhorar sempre a capacidade de persuasão porque estamos sempre em contato com o público, isso é muito importante quanto mais você tiver em contato com pessoas mais treinando você estará para as vendas, tem dias que você vai receber um público mais mal humorado mas mesmo assim você precisa assumir o protagonista ter resiliência e transformar aquele público, isso você consegue fazendo com muita prática e persistência sem medo de errar.

15-Comente sobre uma estratégia que pode ser adotada por uma empresa que peca no atendimento ao cliente, certamente uma das grandes dores que temos observado no mercado atual.

Uma estratégia que uso muito é atenção seu cliente ou seu publico ele precisa de atenção de ser cuidado por você, num mundo tão digital, o que mais falta é atenção e cuidado, seu cliente simplesmente só quer sorrir e ser bem atendido quer que você se importe por ele. Trate seu respeitável publico como você gostaria de ser tratado. 

16-Para quem está entrando agora no mundo do empreendedorismo, quais suas dicas para que o empreendedor suporte os possíveis “baques” e desafios de se lançar neste universo cheio de altos e baixos e consiga manter um negócio relevante e com chances de crescimento?

Uma das principais dicas para o mundo do empreendedorismo é dizer para nós mesmos que somos capazes de realizar coisas incríveis, e termos paciência e persistência que as coisas acontecem no ritmo que nós colocamos, temos que colocar energia e tempo, se dedicar muito e acreditar no que estamos dispostos a fazer. Feito é melhor que perfeito. 

17-Quais são as atitudes e posturas que você sugere para colocar em prática para desenvolver a autoconfiança e quais as vantagens de aprimorá-la, pensando na carreira e no mundo dos negócios?

Uma das posturas que acho mais importante no mundo dos negócios é nós sermos honestos com nossos clientes, sempre entregar além do combinado. Isso se chama excelência, quando entregamos excelência os aplausos são garantidos. 

18- Muitas pessoas sabem da importância e necessidade de  despertar e se conectar com seu respectivo propósito e identidade, mas sentem-se perdidas, não tendo atitude ou um norte a seguir, não consegue dar o primeiro passo. O que fazer para despertar para a verdadeira identidade e definitivamente viver o propósito? Onde achar ajuda neste sentido?

Quando você ajuda os outros, sua vida começa a ter significado e propósito. A verdadeira alegria não vem dos bens materiais, mas das pessoas. Quando damos nossos corações em bondade e amor, obtemos as riquezas do universo, e a maior delas é a felicidade.

Quando você é generoso com os outros, você se sente abundante; Sua vida parece fértil e rica de possibilidades. Lembre-se, liderança tem tudo a ver com inspirar as pessoas a acreditarem no impossível, acreditarem em si mesmas e se tornarem a melhor versão de si mesmas.

Quando sua liderança tem tudo a ver com o serviço aos outros, você automaticamente se torna alguém de valor e, como resultado, os frutos da generosidade se esfregam como uma mentalidade de abundância e o apoiam a ser mais rico em todas as áreas da sua vida

19-Se você fosse colocado em um foguete e tivesse que levar consigo, até uma galáxia distante, 3 segredos cruciais para que profissionais que atuam com atendimento à clientes possam atuar e performar em um nível mais avançado, quais seriam esses segredos?  

O primeiro: Não se importe com que os outros vão pensar seja você mesmo. 

O segundo: seja persistente, nada substitui uma pessoa persistente. 

O terceiro seria : Coloque seu ego de lado, o importante não é ser e sim fazer. 

20-Qual a sua visão sobre o empoderamento feminino e a participação cada vez maior das mulheres em cargos de liderança?

No Circo aprendemos que as mulheres têm o mesmo valor que os homens,  conheço muitas trupes que são administradas por mulheres e são um sucesso, minha Tia Dona de Circo administrou o maior circo do Brasil, então para mim as mulheres sempre serão um sinônimo de liderança.

21-Quais são as habilidades/soft skills que você considera as mais significativas para que uma pessoa evolua na carreira e consiga se tornar um profissional de sucesso?

Considero a habilidade de inteligência emocional a mais importante porque hoje as pessoas estão cada vez mais ansiosas. 

22- Atrair novos clientes é um dos termos mais buscados no Google por empreendedores, sobretudo iniciantes. Sabemos que mais do que conquistar novos clientes, é fundamental fidelizar os atuais, concorda? Quais técnicas o empreendedor, o time de atendimento e vendas da empresa, pode colocar em prática, tanto para trazer novos clientes, quanto para ganhar de vez os clientes atuais? É possível manter o cliente “apaixonado” pelo seu negócio durante anos? Como?

Hoje a concorrência é muito grande, por isso é mais difícil fidelizar o cliente, e fazer com que ele entenda a diferença entre valor e qualidade, como fazer essa mágica acontecer ? Nós precisamos mostrar para o cliente a importância porque fazemos o que fazemos para entregar o melhor, Simon Sinek explica que as pessoas não compram o que você faz, mas sim o porquê você faz. Quando você mostra paixão pelo que faz que que seu trabalho vai mudar o estado do cliente , seja ele o estado de satisfação ou até surpreendendo com uma pergunta sobre sua família. 

Isso muda o jogo das vendas!

23-Quem tem um negócio deve estar preparado para lidar com uma gestão de crise. Contudo, na maior parte das vezes, quando a crise ocorre, ninguém está lá muito preparado para lidar com ela. Quais são os principais tipos de crise que um empreendedor pode enfrentar durante a trajetória de um negócio e de que forma ele pode se precaver para realizar uma gestão de crise menos tensa e dramática?

Enfrentamos a maior crise do setor de eventos da história a pandemia, serviu como um aprendizado para nós, acho que o principal é a parte financeira, mesmo quando as coisas estão indo bem, o circo está lotando precisa ter controle, fazer os investimentos certos sem se arriscar muito e tentar sempre fazer algo para melhorar, porque quando vem a crise temos caixa para aguentar o período turbulento. 

Não desperdice pipoca mesmo ela sendo uma matéria prima barata e que dá 1.000% de lucro.

Juliano Vargas (CircoShow)

Empresário circense

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos