Por que procrastinamos? – Mentes Produtivas

Por que procrastinamos? É a pergunta que não quer calar, não é mesmo? No post de hoje, os palestrantes Marco Cantero e  Carlos Ruggeri, trazem um olhar que vai além daquele que costumamos ver abordado na internet, em relação ao tema. Se você está em busca da raiz do problema e não atrás de meia dúzia de “dicas padronizadas” sobre procrastinação, o texto de hoje no blog foi feito para você. Produtividade na prática, com a dupla que está agitando o mercado corporativo de palestras, é aqui! Com vocês, Mentes Produtivas!

Produtividade na prática: afinal, por que procrastinamos? 

Olá, caríssimos leitores! É sempre um grande prazer encontrá-los aqui. Hoje falaremos sobre procrastinação e produtividade, termos que estão na moda, não é verdade? 

Mas, se você fizer alguma pesquisa aí na internet sobre procrastinação, por exemplo, encontrará uma enxurrada de outros textos e livros falando de procrastinação, bem como um monte de vídeos falando de técnicas e dicas sobre como não procrastinar, por exemplo.

Contudo, a abordagem do nosso conteúdo de hoje é um pouco diferente daquilo que é rotineiro encontramos na rede.

Acreditamos que a  procrastinação está relacionada principalmente com uma falta de visão futura, positiva, de metas muito claras que o indivíduo quer alcançar. 

Você conhece os Pilares da Tríade da Excelência, capazes de gerar a Alta Performance Humana?

Procrastinação: não faça parte do ‘exército de zumbis’ atrás de dicas que provavelmente não te tiram do lugar

Procrastinação é o famoso adiar, deixar para fazer depois. Pense comigo, será mesmo que adianta você ler livros sobre procrastinação, técnicas sobre procrastinação? Vou dar um exemplo, é muito clássico nos livros. Você fala “eu não faço exercícios físicos”, então você lê uma dica que diz para você deixar a roupa do treino já pronta de manhã, que ao acordar, já verá o tênis, a camiseta, meia, bermuda, etc. Automaticamente você já sairá pra fazer exercícios físicos.

De verdade? Eu não acredito. Pode até ser uma técnica, mas precisamos definitivamente deixarmos de sermos zumbis atrás de técnicas simples, rápidas e mágicas capazes de nos levar a um lugar que muitas vezes, nem sabemos qual é, tampouco se de fato, queremos.

Visão clara e positiva 

A verdade é que quando o indivíduo deseja nutrir uma visão futura e positiva de seu futuro, de forma clara e forte, mentalmente e emocionalmente, ele não procrastina. Eu posso até ouvir você aí do outro lado da telinha dizendo: “Mas eu não tenho essa visão!” 

Procure ajuda que você certamente poderá ter essa visão e entender onde você quer chegar.

Às vezes, é necessário trabalhar o aspecto emocional, pois a pessoa na verdade, se sabota, não se acha merecedora de uma saúde melhor, de uma carreira melhor, de um relacionamento não tóxico, de um pouco mais de espiritualidade, de uma relação extremamente positiva com os  filhos, etc.

Hoje as pessoas procrastinam muito para fazer uma segunda língua, para visitar países, ter experiências fantásticas. Então, não adianta ler livros e técnicas sobre como não procrastinar, só parar de procrastinar quem tem de forma muito clara onde quer chegar, uma meta neurologicamente correta, ou seja, uma meta  desafiadora que seja possível alcançar num estado flow e a partir daí, parar de procrastinar 

Procrastinação e zona de conforto 

Se você procrastina, está numa zona extremamente confortável, adequado a essa zona, a famosa zona de conforto, você suporta essa zona muitas vezes onde o conforto não é confortável, mas é suportável e a partir daí você cria desculpas, historinhas e simplesmente não faz o que você precisa fazer.

Me fala de verdade, no mundo da informação, no mundo digital, você não sabe o que você precisa fazer pra sua saúde? De verdade, pensa nisso. Você não sabe o que você precisa fazer para sua carreira? Você não sabe o que você precisa fazer pra ter um relacionamento bem próspero? Você não sabe o que você precisa fazer nas diversas áreas da sua vida?

Sabe, é claro. “Ah, mas eu vou começar a fazer exercício só daqui algum tempo.” Deixa eu te contar uma coisa, há uma armadilha muito grave na nossa mente. É aquela história do “vai dar tempo”. 

O nosso cérebro imagina que é imortal. Então as pessoas acham que vão começar a fazer exercício físico só semana que vem, porque vai dar tempo. Se alimentar bem só daqui a três meses depois das férias, porque vai dar tempo. Essa é uma magia mental. Eu estou falando do que eu conheço.

Então, se for pra eu te dar uma dica, te digo: Para com isso. Faça aquela reunião com você mesmo. Defina onde você quer chegar. Procure ajuda. Tenha uma meta clara, assim irá parar de procrastinar. Simples assim.

Se sua saúde e a saúde do seu filho dependesse de alguma ação sua, você faria?

Alguns exemplos sobre ter um meta clara: 

Se a sua saúde e a saúde do seu filho dependesse de alguma ação sua, você faria? Sabe por que você faria? Porque aí está clara a visão de futuro, salvar seu filho. Você seria capaz de não levantar cedo se dependesse disso para salvar seu filho? Fala pra mim isso, de verdade. Então entendeu? Técnica para não procrastinar pode até funcionar, mas pode ser muito mais placebo.

É preciso uma visão futura muito clara, é isso o que te ajuda a não procrastinar, entendeu? Ficamos por aqui e deixamos um grande abraço, esperamos que seja bastante útil pra você esse nosso conteúdo. Continue nos acompanhando aqui no blog e nos vemos nas palestras e treinamentos das Mentes Produtivas. 

Quero a palestra das Mentes Produtivas na minha empresa!

Mentes Produtivas

Mentes Produtivas : Mudando pessoas, transformando negócios!

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos