Muito se fala acerca da necessidade de termos uma mentalidade vencedora e no quanto isso impacta nossa trajetória, seja na esfera profissional, seja no âmbito pessoal.
No contexto corporativo, é comum que a liderança busque formas de incentivar sua equipe a nutrir esse mindset.
E, acredite, não há no mundo, exemplo mais significativo de mentalidade vencedora do que a carreira, as lições e os resultados avassaladores do lendário Michael Jordan, o maior atleta de todos os tempos!
Duvida? Então, continue lendo o artigo de hoje do nosso palestrante de sucesso, Marcelo Palaia.
Descubra o que esporte ensina sobre empreendedorismo – Por Marcelo Palaia
Habilidade acima de qualquer média e mentalidade vencedora.
Algumas pessoas acreditam que MJ nasceu predestinado a ser um astro. Mas, pense comigo, se essa teoria cai por terra ao fazermos uma breve análise sobre sua trajetória.
O time em que fez história, o Chicago Bulls, antes da chegada de Jordan, tinha a incômoda fama de azarão, jogava em ginásios vazios e pouco atraía a atenção.
Até que, em 1984, vindo da Universidade da Carolina do Norte, Michael chegou já com o reconhecimento de ser um atleta com características como competitividade, determinação e liderança. Determinado, ele sempre afirmava que seria o melhor jogador de basquetebol do mundo.
Em pouco tempo, assumiu a posição de líder, chamando a atenção por lutar, sem desistir, até o último milésimo de segundo.
“Michael com a sua mentalidade e práticas vencedoras nos ensinou que, através do esporte, conseguimos tirar lições para a nossa vida pessoal e profissional.” – Marcelo Palaia
Destaco a seguir, algumas das lições reveladas pela mentalidade vencedora de Michael Jordan, as quais já abordei em um artigo no LinkedIn (acesse aqui).
Aliás, já deixo aqui a dica para que você assista a série Arremesso Final – imperdível!
Mentalidade vencedora: doe o máximo de si, mesmo que a vitória pareça inalcançável
E se hoje fosse a sua última negociação? A última chance de fazer uma grande venda? De concretizar um projeto que você sempre sonhou? Você faria as coisas de outra maneira?
Michael Jordan sempre entrou em quadra como se aquele fosse seu último jogo. Na mente do atleta, era como se cada partida fosse a primeira chance que alguém da plateia teria de vê-lo em quadra. Portanto, o público merecia vê-lo dar um show durante a partida. E, cá pra nós, era nítido o quanto o nível da competição aumentava com o mestre em quadra. Seus gestos não deixavam dúvidas. Ele gritava, incentivava e corria inúmeros quilômetros extras para alcançar a vitória.
Tenha foco em ser o melhor naquilo que você faz
O plano era muito claro: ser o melhor do mundo. Com isso em mente, a situação que o Bulls se encontrava quando ele chegou, não era o mais importante. Ele afastou portanto, qualquer crença limitante e nunca responsabilizou o ambiente para não executar algo. Tinha consciência que seria preciso trabalhar bem mais para chegar ao objetivo, ou seja, o sucesso e se tinha que ser assim, tudo bem. Segue o jogo!
Não é errado ser competitivo
Enquanto uma boa parcela de “experts” disseminam aos 4 ventos que ser competitivo é algo ruim, os resultados e legado deixado pelo nosso astro mostra que foi exatamente o fato de ser competitivo que o motivava dia a dia. Afinal, sempre que era desafiado, reagia positivamente e fazia de qualquer provocação uma espécie de gatilho para a sua superação.
Identifique qual é o seu papel e responsabilidade
Ao chegar ao Bulls, MJ respeitou as hierarquias, porém, rapidamente identificou que deveria assumir o papel de líder, e assim, foi ditando o ritmo dos outros atletas. Considerado um atleta com “espírito alfa”, que acompanhou o famoso Dream Team nos Jogos Olímpicos, pode notar o quanto ele se sobressaiu.
Inspire as pessoas ao redor e as ajude a darem o que cada uma tem de melhor
“Vencer tem um preço. Liderança tem um preço. Mas eu não pedia coisas que eu mesmo não fazia.” – Michael Jordan
O resultado desse mindset? 6 títulos da NBA fazendo com que o Chicago Bulls seja uma das melhores equipes da história do esporte.
A verdade é que eu poderia escrever um livro daqueles enormes, apenas listando e comentando sobre as lições que a mentalidade vencedora de Michael Jordan podem nos revelar.
Contudo, a ideia é que aqui seja apenas um ponto de partida para que você aí do outro lado busque se aprofundar no tema e aplicar em sua carreira.
Deixo aqui, antes de partir, uma ressalva importante:
Você pode ter a habilidade que for. Sem foco, dedicação e vontade, esqueça!
Fica a dica! Um grande abraço e até a próxima!
Quero uma palestra de Marcelo Palaia em minha empresa!


