O que podemos aprender com conversas difíceis? De antemão, já te aviso:muitas coisas. Já reparou que nem sempre estamos preparados para enfrentar as conversas difíceis que a vida nos apresenta? Aquelas que envolvem conflitos, emoções intensas, divergências de opiniões ou interesses. Aquelas que nos desafiam a sair da nossa zona de conforto e a nos colocar no lugar do outro. Aquelas que podem mudar o rumo de uma relação ou de uma situação.
Mas será que existe alguma forma de tornar essas conversas mais fáceis? Será que podemos aprender algo com elas? A resposta é sim. E neste texto, eu vou compartilhar com você 3 lições que eu aprendi ao longo da minha jornada. Acompanhe!
Aprendi que não há certo nem errado. Apenas histórias diferentes.
Cada pessoa tem uma forma única de ver o mundo e interpretar os fatos. Isso depende da sua história de vida, dos seus valores, das suas crenças e das suas emoções. Por isso, não há como estabelecer uma verdade absoluta sobre o que aconteceu ou o que deveria acontecer em uma situação.
O que existe são versões diferentes da mesma realidade. Em vez de tentar impor a nossa visão como a correta ou a melhor, devemos reconhecer e respeitar a diversidade de perspectivas.
Aprendi que se está difícil, você contribuiu para isso. Mas pode mudar a contribuição para ficar mais fácil
Nenhuma conversa é difícil por si só. Ela se torna difícil pela forma como nós e os outros lidamos com ela. Muitas vezes, nós contribuímos para aumentar a dificuldade ao adotarmos posturas defensivas, agressivas ou evitativas. Por outro lado, podemos contribuir para diminuir a dificuldade ao adotarmos posturas mais colaborativas,assertivas ou proativas.
Temos esse poder de escolha.
Aprendi que você não é responsável por fazer dar certo, mas é responsável por dar o seu melhor
Uma conversa difícil envolve pelo menos duas pessoas, e cada uma delas tem um papel importante no resultado final. Não podemos controlar o que o outro vai dizer ou fazer,
mas podemos controlar o que nós vamos dizer ou fazer. Não podemos garantir que a conversa vai terminar bem, mas podemos garantir que vamos fazer o nosso melhor para isso. O nosso melhor inclui preparar-se adequadamente, escolher um momento propício, usar uma linguagem clara e respeitosa, ouvir atentamente e buscar soluções conjuntas.
E você? Quais lições tem aprendido com as conversas difíceis?
As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais empresas de diferentes segmentos
Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo. Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!
Quero a Patricia Capeuto em meu evento!
⠀