1- Palestrante Domingos Sávio Zainaghi, é uma honra recebê-lo aqui. De início, conte pra nós, como e quando você decidiu se especializar em Direito do Trabalho e quais são as maiores mudanças que você observou no mundo do trabalho ao longo dos anos em que atua na área?
Eu cursava o mestrado em Direito Constitucional na PUC-SP, sob a orientação do professor Michel Temer. Comecei a lecionar Legislação Social, que é o nome dado à disciplina Direito do Trabalho nas faculdades de administração de empresas. Acabei me apaixonando pela disciplina e troquei de área no mestrado e tornei-me mestre e doutor pela PUCSP.
2-Quais são os maiores desafios enfrentados pelas empresas no que diz respeito às leis trabalhistas e como você acha que as empresas podem se prevenir contra ações judiciais por assédio moral?
A legislação trabalhista é muito densa, e sem uma assessoria jurídica fica impossível às empresas cumprirem as normas trabalhistas. Quanto ao assédio moral, as empresas precisam criar políticas de boa convivência corporativa, conscientizando gestores e colaboradores a se respeitarem no ambiente laboral, pois elas podem sofrer condenações financeiras na Justiça do Trabalho.
3- Em sua opinião, como a gentileza pode afetar positivamente o ambiente de trabalho? Como as empresas podem incentivar a prática da gentileza entre seus funcionários?
Esse é um tema muito caro para mim, pois tenho um livro chamado “Vale a pena ser gentil?”, e tenho uma palestra intitulada “O poder da gentileza “, em ambos trato sobre como a gentileza pode ser importante para se criar um ambiente de trabalho saudável, e com isso aumentar produtividade, ganhar clientes e impedir as ações judiciais de indenização por assédio moral.
4- Ainda sobre o tema, como a gentileza pode ajudar a melhorar a qualidade do atendimento ao cliente e qual é o papel dos líderes no incentivo à gentileza e à ética no ambiente de trabalho?
Com políticas de incentivo e de esclarecimento sobre a importância da gentileza e como esta faz bem para todos, tanto praticando quanto sendo tratados com carinho e respeito. São coisas que antigamente todos aprendiam em casa, mas que atualmente as pessoas perderam esse hábito. Talvez pela correria, o individualismo e a presença da vida virtual que vivemos em razão do teletrabalho, das redes sociais. As pessoas precisam reaprender a viver em sociedade, e sem gentileza fica muito difícil tal convivência.
5-Como você define o propósito no ambiente de trabalho e de que forma as empresas podem incentivar seus funcionários a encontrarem um propósito no trabalho?
A vida em qualquer situação temos de ter um propósito, uma razão para viver. O trabalho tem de ser fonte de alegria, de prazer e satisfação. Se no domingo à noite nos sentimos angustiados por conta de que o fim de semana acabou, algo está muito errado. Se nossa alegria é somente no happy hour da sexta-feira, temos de repensar nosso trabalho. E aqui o papel do líder é importante para que motive seus subordinados para que todos os dias sejam um happy hour na empresa. Que faça com que seus liderados acordem diariamente ansiosos para chegarem na empresa e trabalharem com alegria.
6- Em sua opinião, qual é a importância da comunicação efetiva no ambiente de trabalho e quais estratégias as empresas podem adotar no sentido de promover uma cultura de comunicação aberta e efetiva?
O mundo corporativo não comporta mais gestores autoritários, pois o mundo em geral não admite mais isso, seja nas empresas, escolas, no lar, enfim, em todos os locais de convivência humana. A comunicação tem de ser direta, sem rodeios ou intermediários. Menos normas escritas e mais diálogos. Gestores eficientes trabalham de portas abertas, atendem seus liderados a qualquer momento e sabem delegar tarefas, e, algo muito importante, sabem elogiar e reconhecer o trabalho dos colaboradores.
7-Como a filosofia pode ser aplicada ao ambiente de trabalho e quais seus benefícios?
A filosofia é algo tão importante que deveria ser matéria obrigatória desde os primeiros anos de escola. Saber o que queremos, o que podemos fazer, nossa missão no mundo, tudo isso angustia os seres humanos desde sempre, independentemente da classe social de cada um de nós. Saber o porquê de nossa existência e o que agregamos com nosso trabalho diário é extremamente importante. Deitar-se à noite com a certeza de que fizemos a diferença no mundo com nosso trabalho, é de suma importância para nosso bem estar emocional.
8-Agora vamos falar sobre um tema extremamente relevante: qual é o impacto da motivação dos colaboradores no desempenho da empresa e quais soluções as empresas podem investir no sentido de motivar seus colaboradores?
A motivação é o que faz com que sejamos felizes. Temos de estar sempre motivados. Aliás, gosto muito do termo entusiasmo, que é bem mais abrangente do que motivação, pois entusiasmo é a presença de Deus em nós. É a alegria nos afazeres, o saber a utilidade do que se está fazendo. Lembro-me que quando era jovem em meu primeiro emprego eu não fazia a mínima ideia da utilidade do que eu fazia diariamente, e isso me reiterava qualquer chance de ser feliz no trabalho. O papel das empresas e de seus gestores, é fazer com que seus colaboradores se sintam realizados com suas tarefas, que tenham prazer na realização das mesmas. Neste ponto as palestras motivacionais podem ajudar muito a criar esse ambiente de satisfação e entusiasmo, pois pela correria diária, muitos gestores não conseguem motivar suas equipes.
9-Em relação à Gestão de Pessoas, como a inteligência emocional pode transformar a forma como os colaboradores trabalham?
Gosto de fazer um desafio em minhas palestras, que consiste a que os assistentes pensem nos melhores alunos do colegial ou até da faculdade, aqueles que tiravam as melhores notas, e me digam se sabem se estes são pessoas profissionalmente realizadas. A maioria se surpreende quando afirma que não, e os medianos estão hoje em melhores posições sociais. Ter elevado QI já faz tempo que deixou de ser garantia de um futuro profissional maravilhoso. Darwin afirmou que não são os mais inteligentes que sobrevivem, mas os que melhor se adaptam ao ambiente. Inteligência emocional é ser senhor de seus sentimentos e saber se relacionar em seu ambiente, no caso, no ambiente de trabalho. A inteligência emocional é uma excelente ferramenta para resolução de problemas. Com o uso da inteligência emocional temos capacidade de lidarmos com nossos sentimentos e com o das outras pessoas. Evitam-me, assim, muitos conflitos, que apenas com o uso do QI seria impossível.
10-Conflitos na empresa são fatores recorrentes, não é mesmo? Muitas vezes, eles acabam destruindo os relacionamentos profissionais. Diante dessa possibilidade, conta pra gente: como a gentileza pode ajudar a construir relacionamentos profissionais duradouros e a lidar com conflitos no ambiente de trabalho? O que o líder ou gestor precisa considerar para lidar com colaboradores que não se enquadram na cultura organizacional?
Na verdade, conflitos são algo inerente aos seres humanos quando convivem. O Robinson Crusoé não tinha problemas até aparecer em sua vida o índio Sexta-Feira. A partir daquele momento precisou-se criar regras de convivência, pois do contrário, seria uma vida de conflitos entre ambos. A gentileza cria aquela conexão boa entre as pessoas. Costumo dizer que todos querem estar ao lado de pessoas gostosas, não no sentido sensual, mas no sentido de agradável. A gentileza tem de partir primeiro do gestor, que com seu exemplo de polidez no trato com todos, vai contaminando, no bom sentido, o ambiente, pois nada melhor do que o exemplo para que as pessoas façam o certo. Ora, se o meu chefe é gentil com todos, porque eu não o seria com os demais colegas? Agora, se colaboradores grosseiros que contaminam o ambiente, estes primeiramente devem ser treinados, indicando-os a participarem de palestras sobre gentileza e seus efeitos no ambiente de trabalho. Se mesmo assim não mudam de atitude, isso pode ser algo patológico e que apenas cursos não adiantam, pois necessitam de tratamento. E nestes casos, muitas vezes a empresa não poderá esperar a melhora da pessoa e terá de despedi-la, lamentavelmente. A falta de polidez é algo que ninguém aceita mais, seja nas empresas, nos relacionamentos familiares e nos afetivos.
11-Você já ministrou palestras em 25 países diferentes, quais foram as principais diferenças que encontrou no público e nas empresas em relação ao Brasil?
Minhas palestras no exterior geralmente foram destinadas ao ambiente acadêmico e em congressos, sobre Direito do Trabalho na maioria das vezes. O público varia muito conforme o costume de cada país, mas a queixa é que os ambientes de trabalho não têm nos países da América Latina o mesmo tratamento que as empresas brasileiras destinam aos colaboradores. Na Europa a proteção social é melhor e as queixas são menores. Nestes países existe uma preocupação maior com o bem estar dos trabalhadores. Nos países da América Latina as empresas não cumprem como se deveria às normas trabalhistas, e em muitos é clara pouca preocupação com a segurança e de um saudável ambiente laboral. Temos em nossos países uma legislação trabalhista muito rígida, mas por outro lado há uma oferta maior de mão de obra, com o que as empresas acabem por não cumprir a legislação trabalhista. No Brasil, mesmo com o desemprego que existe atualmente, as nossas empresas buscam proporcionar um ambiente de trabalho saudável aos trabalhadores.
12-Qual é o principal objetivo de suas palestras motivacionais e como você procura alcançá-lo?
Meu principal objetivo é sem dúvida que as pessoas saiam da palestra melhor do que eram antes de me assistir. Que se tornem mais gentis, que saibam lidar melhor com seus sentimentos e com os sentimentos do próximo, e que saiam entusiasmadas com a vida.
13-Falar de empreendedorismo no Brasil envolve uma série de desafios. Por exemplo, aqui no País, o índice de turnover atinge um dos níveis mais elevados de todo o mundo. Diante da sua experiência, quais são os principais fatores que desencadeiam tal quadro e de que forma é possível reverter ou minimizar essa alta rotatividade na empresa? Como você mantém suas palestras motivacionais atualizadas e relevantes para diferentes públicos e empresas?
O motivo de se perderem colaboradores é o ambiente de trabalho e seus gestores. O gestores devem ser eficientes no trato com seus subordinados, justos e honestos nas avaliações. Gestores grosseiros, mal educados e sobretudo desonestos, como, por exemplo, toma para si os louros de um trabalho realizado por um subordinado.A falta de perspectivas de crescimento também fator importante. Quanto ao empreendedor pequeno ou em inicio, o fato de não cumprir com as obrigações legais para com seus colaboradores. Uma empresa que tem muitas reclamações trabalhistas ainda no início de suas atividades, estará fadada ao insucesso. Se está difícil emprego, também está difícil encontrar trabalhadores capacitados. Se o colaborador sentir segurança ele “vestirá”a camisa da empresa com entusiasmo e fará ela crescer, pois sabe que o crescimento da empresa é o seu crescimento.
O mundo de hoje muda a cada dia. Uma novidade tecnológica no passado durava décadas, bem como as necessidades humanas também eram pouco mutáveis. Nosso mudo está em constante alteração. Tento me manter ligado nas mudanças sociais e técnicas, e vou adaptando minhas palestras conforme as necessidades das empresas e pessoas.
14-Qual é a mensagem que você gostaria de transmitir para aqueles que estão lutando para manter a motivação em seu trabalho ou em sua vida pessoal?
Existem dois grandes momentos em nossas vidas. O dia em que nascemos e o dia em que descobrimos o porquê de termos nascidos. Quando se descobre a razão que te faz levantar da cama todos os dias, aí você estará pronto para encarar os restantes de seus dias na Terra. Hoje fala-se muito em deixar um legado. Nossos bisavós e avós não conheciam essa palavra, mas pensavam que queriam deixar algo para após a partida deste mundo. Os filhos já constituíam um legado; se deixassem uma propriedade ou um pequeno empreendimento, morreriam em paz. Penso nisso quando vou a uma padaria perto de onde resido que tem logo na entrada a data de fundação:1903! Que legado maravilhoso, mais de um século de existência de serviços ao próximo. É isso, temos de deixar algo bom, e assim nós seremos eternos; eternos na nossa profissão, nos nossos descendentes, nos exemplos bons que sempre serão lembrados por todos.
15- A comunicação interna é extremamente relevante em uma organização. Pensando nisso e nas questões que envolvem o código de ética de uma empresa, de que forma a gestão e liderança pode envolver seus colaboradores, no sentido de engajá-los, motivá-los e estimulá-los a trabalhar de uma maneira mais criativa e produtiva?
As reuniões de brainstorm são importantíssimas, mas se realmente as ideias dos colaboradores foram levadas em consideração. Como afirmei acima, não existe mais espaço p[ara organizações onde as regras partam de cima e os colaboradores tenha de aceitá-las e fim de papo. O mundo mudou, e quem não enxergar isso estará fadado ao insucesso, seja este nos negócios, na vida particular ou em qualquer lugar.
16-Como você mede o sucesso de suas palestras e como avalia o impacto que elas tiveram sobre o público?
Quando eu recebo mensagens pelas redes sociais ou quando encontram ex alunos ou pessoas que assistiram minha falas e dizem que suas vidas mudaram após me escutarem. Costumo postar nas redes sociais as mensagens com a menção “o que o dinheiro não compra”, pois é isso, as coisas mais caras do mundo são aquelas que não tem preço, mas tem valor.
17-Em relação às suas maiores inspirações e referências. Comente um pouco sobre o que esses nomes a seguir, significam para você:
Vamos lá:
Roberto Shinyashiki: Um homem que fez do limão uma limonada. A partir de um problema familiar sério, encontrou forças para superá-lo, e com isso se tornou o precursor de palestras no Brasil. Tem um entusiasmo admirável e contagiante. Impactou a vida de milhões de pessoas e deixará um legado maravilhoso.
Lair Ribeiro: Foi o grande divulgador da PNL no Brasil. Apresenta proposições importantes, ainda que tenha sido muito criticado, manteve-se fiel ao que pensa e impacta, queiramos ou não, milhões de pessoas.
Augusto Curi: O psiquiatra mais lido do mundo. Embora na minha visão não seja carismático, seus ensinamentos são maravilhosos, e seus livros impactante. Não a toa que seus livros se tornam filmes, além de serem publicadas milhões de exemplares.
Tathi Deândhela: O grande nome da atualidade no campo das palestras. Tem um carisma impressionante e se destaca sendo mulher sem ter de exaltar isso a todo momento. Sua sinceridade se destaca em suas lives, palestras e cursos. É jovem e creio que em pouco tempo será a grande palestrante brasileira.
18- Saúde mental e qualidade de vida são temas em alta no mundo atual. De que maneira um gestor, empresário e líder pode trabalhar essas questões, não somente em relação aos seus funcionários, como também em si mesmos?
Saúde mental tem muito a ver com inteligência emocional, e também com inteligência espiritual. Saber conhecer seus sentimentos e os do próximo, e buscar uma ligação espiritual com Deus, para quem como eu crê no Criador, é muito importante. Não necessariamente tem de ter uma religião, embora ajude, mas ligar-se a algo imaterial, espiritual. A prática de atividade física também é importante. Ter um hobby, amigos e vínculos familiares saudáveis. Isso para mim se constitui em qualidade de vida, claro, podemos acrescentar boa alimentação e horas suficientes de sono.
19- Gratidão pela gentileza em nos atender e compartilhar seus conhecimentos com os leitores. O espaço a seguir é seu para deixar um recado ao público.
Eu que agradeço a oportunidade para expor o que penso e afirmar que meu entusiasmo é grande em estar neste grupo de palestrantes admiráveis que querem, como eu, ajudar na construção de um país e mundo melhores.