Palestras de Sucesso Entrevista Marcelo Palaia

1-Mestre Marcelo Palaia, é uma honra recebê-lo para essa enriquecedora troca de ideias.

Recentemente tivemos um dos eventos mais marcantes do cenário esportivo, o aclamado Super Bowl. Você é uma das grandes autoridades dentro deste tema e tudo o que envolve o esporte em geral. Sendo assim, traçando um paralelo entre o esporte e o mundo corporativo: como uma empresa pode envolver, engajar, estimular e despertar a automotivação e o popular “vestir a camisa”, em seus colaboradores, assim como o Super Bowl faz com os americanos, que demonstram verdadeira paixão e patriotismo pelo países e sua cultura? 

Olá pessoal também é um prazer conversar com vocês espero que eu consiga agregar bastante nos eventos corporativos e palestras, sempre ligando os atributos do esporte ao mundo corporativo.

Eu acredito que essa questão de vestir a camisa, como o citado no exemplo do Super Bowl, é algo cultural do americano.

É uma cultura baseada no esporte, eles crescem pensando no esporte como uma possibilidade de subir uma escada social.

O Esporte apresenta sim essa possibilidade por meio do seus atributos, como, paixão, emoção, união, garra, equipe, concentração, disciplina e etc.

E esses atributos aliados ao mundo corporativo é um golaço.

 

2- Um dos atributos de maior destaque em seu trabalho, é o fato de você lançar mão do esporte como ferramenta de comunicação e marketing, por meio de palestras e apresentações diferenciadas, altamente customizadas e de alto impacto. São mais de duas décadas de experiência neste sentido. Sendo assim, conta pra nós: quando surgiu essa paixão e envolvimento com o tema? Quando você sentiu o impacto do esporte em sua vida, pela primeira vez? 

A minha história com esporte é longa…rsrsrs

Comecei como atleta de handebol, um esporte pouco difundido no Brasil, apesar de muito praticado nas escolas.

Após isto eu cursei minha primeira faculdade, e me formei em educação física.

Após trabalhar alguns anos como educador físico e técnico de handebol, percebi que estava no momento de sair das quadras para a parte de gestão e marketing do esporte, então decidi  voltar a estudar, e fiz comunicação e marketing.

A partir daí, juntei meus estudos e experiências e comecei a trabalhar com marketing esportivo, sempre pensando em como fazer que o esporte se tornasse um instrumento de lucratividade

Passei por várias agências, fui sócio em outras, e tive algumas experiências bem interessantes e relevantes.

Fui diretor de esportes da empresa de eventos da Rede Globo, a GEL Eventos, realizando alguns eventos bem interessantes no cenário brasileiro esportivo, depois disso trabalhei em projetos Olímpicos focados na Rio 2016 e minha última experiência profissional foi como diretor executivo do time de voleibol de Osasco, o antigo Vôlei Nestlé.

Conseguimos realizar um trabalho bem interessante de marketing de comunicação no esporte, lançando vários produtos como a Osasco Vôlei TV e outros projetos com números bem interessantes de retorno para a empresa.

Hoje me dedico especificamente em projetos de mentorias e palestras corporativas, sempre ligando o esporte ao ambiente profissional e pessoal.

3- Você é um profissional com uma experiência de aproximadamente 35 anos trabalhando com esporte, como atleta, educador físico, técnico e profissional de gestão e marketing esportivo. Quais orientações você poderia compartilhar com as pessoas que desejam empreender no esporte? Quais os principais fatores a considerar e como você enxerga hoje o poder do marketing esportivo no mercado?

Eu acredito que a primeira atitude é buscar um conhecimento teórico sobre os conceitos de marketing, os conceitos de comunicação, conceitos de gestão e administração.

Buscar também, estudar as possibilidades e os atributos que o esporte proporciona e tentar alinhar o conhecimento teórico com as experiências práticas.

Com isto procurar se tornar um bom gestor, um bom profissional de marketing esportivo.

Os principais fatores que eu acho que a gente precisa considerar no esporte, é o poder do alcance em todas as mídias,  e como que o esporte atinge o inconsciente do seu consumidor/ torcedor.

Quando e como, ele consegue assimilar uma mensagem de marketing, uma mensagem de comunicação no momento que ele esta consumindo o esporte. 

Eu acho que essa é uma das chaves do sucesso.

4- Você tem uma palestra extraordinária que tem como figura central, ninguém menos que o lendário Michael Jordan. Conta pra gente: o que o basquete e esporte em geral, bem como o atleta tido como um dos maiores de todos os tempos,  têm a nos ensinar sobre a vida pessoal e profissional?

Eu acho que essa é uma resposta que é mostrada na palestra.

 Como que a gente consegue identificar os atributos e conceitos de um atleta tão vencedor como Michael Jordan?

Como ele colocava em prática todos os seus conceitos para ter tido tanto sucesso?

Como a sua mentalidade vencedora era passada para os seus colegas de trabalho,

Como ele inspirava e transformava em vitória esta mentalidade e atitudes vencedoras?

São estas perguntas que transformam a palestra neste sucesso absoluto 

Então eu aconselho e sugiro que as pessoas busquem este conhecimento pra poder enxergar exatamente aquilo que a gente captou como o mensagem positiva no dia a dia de Michael Jordan.

5- Ainda sobre o lendário atleta, de que maneira a vida e carreira de Michael Jordan podem nos ajudar na construção de resultados positivos, seja no ambiente de trabalho, como membro de uma equipe, como líder e /ou empreendedor?

Basicamente utilizando seus atributos vencedores e a forma que ele implantava e geria o seu grupo de trabalho.

Quais eram suas atitudes perante ao seu ambiente de trabalho? 

Esta é a grande questão.

Como sua mente vencedora era colocada no seu dia a dia dentro da quadra?

6- Para uma empresa se destacar, é preciso acima de tudo, que a equipe esteja alinhada, tanto em relação aos valores e cultura da empresa, quanto no que se refere ao relacionamento interpessoal, concorda? Quais estratégias você observa como necessárias, para que o líder consiga ser bem-sucedido na tarefa de gerir o time e estimular a cada indivíduo doar o seu máximo em nome de um projeto? 

Tenho uma frase interessante para esta pergunta…

“Um líder conquista a sua liderança pelas suas atitudes, pela sua admiração e nunca por imposição…”

7- Sabemos que esporte, como já comentamos anteriormente, é uma fonte praticamente infinita de lições. Contudo, de maneira mais específica, o que ele nos ensina sobre competitividade e a vida profissional? Quais lições do esporte você poderia enfatizar? 

Alguns atributos importantes do esporte:

Paixão, emoção, entrega, competitividade, organização, determinação, força de vontade….

Estes atributos, aliados ao dia a dia do profissional e servindo de base fundamental para o seu desenvolvimento, ajudam muito na busca do sucesso.

8- Falando sobre carreira, como desenvolver as soft skills tidas como diferenciais para uma carreira promissora, como por exemplo, foco, determinação e disciplina? 

Acredito que a busca do conhecimento aliada ao desenvolvimento prático seja um fator preponderante neste desenvolvimento.

O conhecimento hoje está muito acessível, pois o mundo digital te entrega isto em um click, uma busca.

Mas como aliar isto ao seu dia a dia? Como transformar o que você lê, ouve, assiste em atitude reais na sua vida?

Para mim estes são os diferenciais mais importantes do processo de crescimento, pessoal e profissional.

9- Conflitos são comuns, tanto no esporte quanto na esfera corporativa. A inteligência emocional é uma habilidade essencial para lidar com essas questões. Pensando em um cenário onde, em uma determinada empresa, aquele profissional que se destaca, que traz os melhores resultados sempre, mas que peca pela falta de inteligência emocional, ao seu ver, qual iniciativa a empresa deve tomar? Quais estratégias adotar no sentido de ajudá-lo a trabalhar essa questão e diminuir os conflitos na empresa?

Eu acho que nessa situação a melhor saída é realizar ações buscando a melhora das relações interpessoais entre este profissional e os demais colaboradores.

Hoje temos vários processos que podem facilitar este trabalho, como trabalhos de mentoria, coaching e outros processos de busca do autoconhecimento para esta melhora de inteligência funcional e de relacionamento interpessoal.

10- Quais são os ingredientes que compõem uma equipe vencedora? Há uma “receita de bolo”, ou a questão é muito mais complexa?

Com certeza não existe uma receita de bolo, acreditar nisto é uma utopia.

O que precisamos entender é que dentro de um ambiente de trabalho, seja ele, uma empresa ou uma equipe esportiva ou em diversas outras esferas, é preciso entender que as pessoas são diferentes, são de várias culturas diferentes, momentos de vida diferentes idéias e conceitos diferentes. Quando isto é percebido e compreendido pelos gestores, facilita muito no trabalho de gestão de pessoas. O processo de gestão de pessoas se torna mais eficaz no momento que entendemos estes fatores.

11-Trabalhar o branding e o posicionamento de uma marca, é fundamental para que um negócio seja bem-sucedido. Pensando na carreira, seja de um atleta, seja de um empresário, líder ou colaboradores em geral: quais os principais erros cometidos na gestão da carreira, envolvendo o posicionamento do indivíduo? 

Para mim o principal erro é quando se acredita que o processo já terminou e o sucesso é para sempre.

Acreditar que não existe mais desenvolvimento, não existe mais a busca pelo conhecimento e a busca pelo crescimento pessoal, para mim é o maior erro de um profissional,  seja um empresário de sucesso, um atleta consagrado,  ou uma equipe esportiva ou uma empresa consolidada.

12- Em um dos seus artigos, você relata sua visão sobre o mindset adotado e as razões pelas quais os atletas americanos se destacam, chegando ao topo: 

“O primeiro é a educação. Sem educação não existe desenvolvimento humano. O segundo ponto é o comprometimento que o cidadão americano tem com ele mesmo porque, desde pequeno, ele sabe que o esporte lhe dará oportunidades e que se ele não se dedicar e não se destacar, essas oportunidades se reduzem.”.

Ao seu ver, o que poderia ser feito no Brasil, por exemplo, para mudar essa chave, que certamente traria resultados expressivos não unicamente na esfera esportiva, mas em toda nossa sociedade? 

Como escrevi no artigo, a educação aliada ao esporte é a chave do sucesso.

A educação como base, como inspiração, aliada a prática esportiva, no primeiro momento participativa, e no segundo momento competitiva, é sim uma saída para o desenvolvimento social de um país.

Mas é obvio que isto é um processo, realizado nos EUA por muitos e muitos anos, e colocado em pratica com muita maestria.

Mas acredito que sim, todo processo pode ser mudado, basta apenas um primeiro passo, e é o que eu acredito para o desenvolvimento de nossa sociedade com um todo.

13- Como se tornar um profissional mais capacitado e seguro para enfrentar os desafios do mercado de trabalho?

Busca do conhecimento e aperfeiçoamento profissional, atitude em dar o primeiro passo, mais empatia e autoconhecimento, são atributos essenciais para um profissional de sucesso.

14- Como encontrar motivação extra para força de vendas mesmo em períodos mais difíceis? 

Como já falamos não é uma receita de bolo, são vários processos e entendimentos de como o mercado que você atua, responde aos seus estímulos e processos de vendas.

A partir do momento que um profissional de vendas consegue entender o mercado que ele atua e o estímulo e a mensagem que ele está dedicando, eu acredito que exista uma grande chance de se chegar ao sucesso procurado.

15- Quais dicas ou orientações você daria para um profissional que almeja hoje, conquistar um cargo de liderança, de executivo, e também para um empreendedor de primeira viagem, se automotivar e não desistir diante das dificuldades e desafios que surgem no caminho? 

Busca do conhecimento, perseverança e empatia.

16-O que é necessário para transformar vidas e escrever histórias de sucesso?

Buscar inspirações, realizar transpirações e colocar os pensamentos positivos em práticas positivas.

17- Qual a importância de um treinamento corporativo e palestras e quais temas você considera essenciais neste sentido, para aprimorar habilidades de um colaborador de acordo com seu trabalho e função? 

Em treinamentos e palestras corporativas, você consegue aliar a busca do conhecimento com exemplos positivos, com insights transformadores e entender como isto pode claramente influenciar a sua vida na prática do seu dia a dia.

18- O que você considera uma boa estratégia a ser adotada pelos gestores que se importam com a saúde mental dos colaboradores?

Relacionamento baseado na empatia e ao mesmo tempo entender onde e como os seus colaboradores podem entregar as características e os atributos individuais para o processo profissional e coletivo.

19- Muito obrigado pela sua atenção e por compartilhar tantos ensinamentos com o nosso público. O espaço a seguir é todo seu para deixar uma mensagem aos leitores.

Pense no esporte, entenda o esporte, perceba o alcance do esporte, os sentimentos que ele nos proporciona, verifique que você consegue sim aliar todos estes benefícios aos seus processos no lado pessoal e profissional.

Enxergue o quanto o processo esportivo pode ser benéfico para as inspirações e transpirações.

Obrigado

Marcelo Palaia

Um dos grandes especialistas que temos no Brasil, quando se trata de Eventos Esportivos e Gestão de Marketing Esportivo.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos