Palestras de Sucesso Entrevista Alexia Waagmeester

1- É uma honra recebê-la aqui no cast da Agência Palestras de Sucesso, notável palestrante de renome mundial, Alexia Waagmeester! Gratidão por ceder um pouquinho do seu concorrido tempo para compartilhar com nossos leitores, seu conhecimento e ensinamentos tão relevantes. De início, conta pra gente como a saúde financeira do colaborador pode afetar uma empresa e de que maneira a liderança e gestão podem trabalhar esta questão para ajudar os funcionários?

O prazer é todo meu, obrigada pelo convite. É um assunto muito importante dentro das empresas, e precisamos falar seriamente sobre isso. 

A saúde financeira dos colaboradores pode afetar a empresa de diversas formas, podemos começar citando as ausências frequentes, em decorrência do estresse causado pela preocupação com os problemas financeiros.

E quando estão trabalhando, há baixa produtividade, causada pela falta de concentração e motivação, resultando em baixa produtividade.

A rotatividade de funcionários também pode ser um problema para a empresa, pois, se estão com problemas financeiros, podem estar em busca de empregos que oferecem uma melhor remuneração, o que pode elevar os custos com recrutamento e treinamento.

Sim. A empresa pode desempenhar um papel fundamental na vida dos funcionários, proporcionando treinamento financeiro. Isso vai ajudá-los a entender melhor como gerenciar suas finanças, aliviando assim o stress financeiro. A empresa pode começar oferecendo programas de assistência financeira. Isso inclui palestras, workshop, consultoria/ coach financeiro sem ônus para o trabalhador.

Além dos ganhos relacionados à vida privada do colaborador, essas iniciativas ainda podem agregar conhecimentos que, mesmo indiretamente, impactam no desempenho de suas funções e na relação com a empresa. 

2- Diante de sua experiência e história de vida tão inspiradora sobre autonomia financeira feminina, compartilhe conosco quais são os principais fatores que prejudicam a capacidade de buscar a prosperidade, sobretudo quando pensamos no público feminino?

Obrigada. 

São vários fatores que dificultam a prosperidade feminina. A nossa própria cultura, por exemplo. Posso começar com a própria discriminação de gênero que pode impedir as mulheres de alcancem seus objetivos financeiros. Se pararmos para pensar, até o início dos anos 60 uma mulher não podia ter uma conta bancária ou abrir uma empresa sem ter um “responsável”, no caso o pai ou o marido. É muito recente. E ainda hoje carregamos resquícios desse período.

O tempo passou e a mulher, que antes não podia ter uma conta bancária, agora está no mercado de trabalho e tem que lidar com a desigualdade salarial entre homens e mulheres. É uma luta diária por mudanças. 

Também podemos incluir a sobrecarga de trabalho doméstico e cuidados com filhos. É preciso ter uma mentalidade blindada para conseguir atingir os objetivos, pois são muitas adversidades e precisamos sempre provar que realmente somos merecedoras.

3- Quais dicas básicas você daria para alguém que precisa urgentemente de uma mudança de mentalidade e comportamento em relação ao dinheiro para ter uma situação financeira que lhe possibilite realizar seus sonhos e projetos?

Vou dizer o que fiz e explico em todas as minhas palestras. Tive ótimos mentores. Pessoas confiáveis e que me inspiraram.

É importante manter-se informado(a): leia livros sobre finanças pessoais e desenvolvimento humano, ouça podcast e siga bons influenciadores financeiros, e converse com quem já atingiu os objetivos que você gostaria de atingir.

Participe de grupos onde todos estejam ocupados com os mesmos objetivos: crescer e realizar os sonhos. 

Estabeleça uma rotina para te guiar nessa caminhada, pois nem sempre estamos motivados, mas a rotina supera a motivação.

Lembre-se de que mudar hábitos financeiros leva tempo, e requer paciência, mas com dedicação e persistência é possível ter uma relação mais saudável com o dinheiro.

4- A cada dia percebemos o quanto há mais mulheres empreendendo e buscando uma renda extra. Muitas, aliás, evoluem e fazem dessa renda extra, sua principal fonte. Ao seu ver, quais os principais desafios do empreendedorismo feminino e como você observa o fato de que há diversas pesquisas ao redor do mundo que constatam o quanto o fato de termos mulheres em postos de liderança, têm gerado mais lucros nas empresas?

Alguns estudos como o Relatório “Women in Business and Management: The business case for change” de 2019 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) confirma que a diversidade no trabalho gera mais lucros.

Eu, particularmente, vejo mulheres como multiplicadoras. Após multiplicar, gostamos de dividir e por isso alcançamos mais pessoas, e crescemos. 

Mas enfrentamos muitos desafios também, o acesso a financiamento é um deles. O que dificulta investimentos no nosso negócio, e pode impedir o crescimento e a expansão das empresas.

Ainda temos as barreiras culturais e a desigualdade de gênero, o que pode levar à descrença da capacidade da empreendedora, e à falta de apoio para seus negócios.

Não podemos esquecer os malabarismos, que precisamos fazer para manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Muitas empreendedoras enfrentam desafios ao equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais, especialmente quando precisam cuidar de filhos ou outros entes queridos.

5- Aproveitando o “gancho”, qual paralelo você traçaria entre finanças e empoderamento feminino?

Se tem uma frase adequada para esse tema é “Quem paga, decide.” Você não consegue tomar suas próprias decisões financeiras, contando com o dinheiro de outra pessoa. Pois se o provedor decide parar de prover, nenhuma decisão a partir daquele momento será tomada.

Por isso, finanças e empoderamento feminino estão relacionados. Sem acesso à educação financeira e o controle sobre o próprio dinheiro, não existe liberdade financeira. Simples assim.

Quando a mulher tem o seu próprio dinheiro ela se sente mais segura, não precisa pedir “permissão” para decidir o seu futuro e ajudar outras pessoas. Voltando ao que falei na pergunta acima, mulher é multiplicadora.

 

6- O que você sente quando olha para sua própria história de superação e vitória e ao saber que você segue a cada dia, transformando a vida das pessoas através de palestras encantadoras e de alto impacto, ao redor do mundo?

Me sinto privilegiada por trabalhar com o que amo. Na realidade, já deixou de ser um trabalho. Faz parte do que eu acredito como propósito de vida. 

Sou professora de formação e ensinar me deixa feliz. Mas confesso que nunca pensei que atingiria tantas pessoas e que poderia ajudá-las a transformar a vida financeira. 

Quando olho e vejo como tudo começou, e a proporção que tomou, me sinto grata pela oportunidade de ensinar aquilo que fez com que minha vida financeira se transformasse no que é hoje.

Poder contar minha história, meus acertos e erros, todas as dificuldades no de morar em um novo país, viver uma nova língua e uma nova cultura, mostrar os caminhos que percorri e as técnicas que utilizei. E mais que isso, mostrar que é possível ter a vida que se deseja.

7- Comente sobre as melhores estratégias que a mulher moderna pode adotar para:

Economizar 

Tudo começa com estabelecimento de metas financeiras e criação de um orçamento mensal para acompanhar as despesas. Faça ajustes nos gastos supérfluos: analise suas despesas e identifique gastos que possam ser reduzidos ou eliminados. Como compras desnecessárias e assinaturas não utilizadas.

Optar por gastos conscientes 

Busque descontos e promoções: antes de comprar algo, compare preços, descontos e promoções, seja online ou em lojas físicas.

Invista em bens de qualidade que duram mais tempo, como eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, ao invés de optar por opções mais baratas e de baixa qualidade que precisarão ser substituídas com mais frequência.

Controlar gastos e caminhar em direção aos objetivos

Tudo começa com fazer boas escolhas.Antes de comprar algo, sempre se pergunte:

Eu preciso mesmo desse produto ou objeto?Eu posso pagar por isso sem comprometer meu orçamento?Quantas vezes vou utilizar isso?Quantas horas tenho que trabalhar para pagar por isso?

Acredito que quando para e se pergunta, você limita a compra por impulso e pode utilizar o seu dinheiro de forma estratégica para atingir seus objetivos.

 

Construir sua reserva financeira

Poupe uma parte de sua renda, transfira automaticamente uma porcentagem para uma aplicação que tenha um rendimento acima da inflação, mas que tenha liquidez diária. Isso significa que o seu dinheiro não está preso a um contrato. Você pode retirar quando precisar. Vale ressaltar: precisar é diferente de querer. 

Economize em energia: adote hábitos de economia de energia, como desligar luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo usados.

8- Vamos pensar agora em uma pessoa que está totalmente endividada, que gasta praticamente o dobro do que recebe e que passa quase 24 horas recebendo ligações de cobrança. Qual seria o passo a passo emergencial para ela começar a quitar as dívidas e a aprender a lidar com o dinheiro de forma positiva e próspera?

É preciso fazer um inventário de suas dívidas, não se consegue pagar aquilo que você não sabe que está devendo.

Anote tudo, incluindo o tipo de dívida, o valor devido, a taxa de juros e a data de vencimento.

Priorize suas dívidas. Comece pagando as dívidas menores. Sei que muitas pessoas diriam o oposto. Mas se você já está endividado, você não tem dinheiro para pagar imediatamente as grandes dívidas. Mas as pequenas são mais fáceis. 

Enquanto as pequenas dívidas estão sendo pagas, você já estará vendo o resultado do seu esforço e isso aumenta a sua motivação. Um estímulo extra para fazer o que tem que ser feito.

Enquanto isso, entre em contato com seus credores das grandes dívidas e negocie um acordo de pagamento que possa ser gerenciado, que seja realista.

Crie um orçamento para cobrir suas despesas essenciais e poupe o máximo possível para quitar suas dívidas. Faça renda extra, peça a seu chefe para fazer horas extras e converse com a sua família sobre o que está acontecendo. Fica mais fácil quando temos pessoas em quem confiamos e conseguimos dividir os nossos sentimentos.

9- Quais fatores considerar para definir objetivos realistas e a viabilidade de concretização?

Acredito que definir objetivos financeiros realistas é uma parte importante para manter suas finanças saudáveis e alcançar suas metas financeiras.

Você precisa conhecer a atual situação financeira, antes de definir qualquer objetivo.

É importante entender sua situação financeira atual, incluindo sua renda, despesas e dívidas.

Tem que ser específico também. Por exemplo, em vez de dizer “quero poupar dinheiro”, diga “vou poupar R$600 por mês”.

Planos precisam ter prazo. Então defina um. Isso ajudará a mantê-lo motivado e a traçar um plano de ação para alcançar seus objetivos.

Priorize seu objetivo e faça com que seja alcançável com base na sua situação atual. Não há nada de errado em ter planos ambiciosos, desde que você tenha ferramentas para concretizá-los.

10- Como podemos identificar possíveis fontes de renda extra e de que maneira determinar quais as melhores formas de investimentos?

São muitas possibilidades. Eu gosto muito de renda extra, pois muitas vezes ela acaba se tornando a renda principal e ocorre uma virada na vida da pessoa.

Com o acesso à tecnologia temos milhares de oportunidades que antes não tínhamos. O nosso telefone celular é uma “arma” para criar oportunidades. 

Vou te dar aqui alguns exemplos:

Venda itens que não usa mais em sites de leilão online ou em grupos de compra e venda nas redes sociais.

Oferta de seus serviços como freelancer em áreas como design gráfico, redação, tradução, legendas de vídeos, resumos de aulas, desenvolvimento de software, aulas particulares, etc.

Aluguel da sua garagem, quarto extra ou espaço na sua casa em plataformas como Airbnb.

Se você gosta de bichinhos, pode oferecer seus serviços de cuidados com animais de estimação para pessoas que vão viajar.

Isso tudo tem que estar de acordo com seus interesses e habilidades, pois tem que ser divertido também.

10- Como podemos identificar possíveis fontes de renda extra e de que maneira determinar quais as melhores formas de investimentos?

As melhores formas de investimento estão diretamente ligadas ao perfil do investidor, incluindo os objetivos financeiros, perfil de risco e prazo de investimento. 

O primeiro investimento que fiz foi em conhecimento. Eu decidi aprender para fazer boas escolhas.

Os investimentos mais conhecidos são: ações, imóveis, ETFs, títulos públicos, Fundo imobiliários, etc.

Cada forma de investimento tem suas próprias vantagens e desvantagens, e é importante aprender sobre o investimento que deseja.

O mais importante é falar sobre isso com pessoas especializadas, pois existem muitos mitos e desinformação, o que pode levar o investidor iniciante ao erro.

Mas você sempre pode pedir ajuda a um profissional de investimento antes de decidir. É importante diversificar seus investimentos para minimizar o risco.

11- Restabelecer o equilíbrio financeiro é possível? Como?

Primeiro, precisamos saber a sua renda mensal e todas as suas despesas. Fixas e variáveis.

Crie um orçamento, siga-o e priorize as necessidades.

Estipule a quantia fixa que será poupada todo mês. 

Procure maneiras de aumentar sua renda, dei alguns exemplos acima.

Trabalhe a sua mente e tenha disciplina, assim você evita gastos desnecessários ou compras por impulso.

Semanalmente, revise seu orçamento e faça ajustes conforme necessário.

O sucesso da sua vida financeira está nas pequenas atitudes e nas mudanças diárias.

12- Quais são, ao seu ver, as principais crenças limitantes em relação ao dinheiro?

O que limita muito as pessoas é o posicionamento com relação ao dinheiro. 

Referem-se a ele como se o dinheiro tomasse as próprias decisões. E por isso acreditam que o dinheiro é a fonte de todos os problemas ou que as pessoas ricas são desonestas ou inescrupulosas.

Mas quando você percebe que você é quem manda no dinheiro, e que ele vai fazer aquilo que você quiser, tudo fica diferente. 

O dinheiro nunca pulou da minha carteira e foi fazer compras sozinho. É sempre uma escolha minha comprar ou não. Quando as pessoas entendem isso, abre-se um leque de oportunidade para transformar a vida financeira.

As pessoas dizem que têm medo de investir. Mas do que elas realmente têm medo é de perder dinheiro e assumir isso.

Acreditam que não conseguem tomar decisões financeiras sábias ou de gerenciar seu dinheiro de maneira eficaz. Mas esse problema será resolvido com educação financeira.

Podemos enumerar várias crenças. Mas todas elas serão quebradas quando se adquire conhecimento, educação financeira e mudanças de comportamento.

13- Afinal, quais ações devemos tomar para controlar os gastos por impulso?

A palavra de ordem é planejamento.Eu começaria definindo o valor máximo que posso gastar em cada categoria e seguindo rigorosamente o meu orçamento.

Antes de sair de casa para as compras, faça uma lista dos itens que precisa comprar e evite comprar coisas extras que não estão na lista.

Desative as notificações push de aplicativos de compras para evitar ser tentado a fazer compras por impulso. Não vá às compras com pessoas que também compram por impulso.

Evite comprar quando estiver triste, não vá a shoppings para passear. Fazer compras não é diversão. 

Pratique e mantenha a autodisciplina. Foque nos seus objetivos financeiros.

14-Que fatores devemos considerar para  realizar um planejamento financeiro eficiente e executá-lo com assertividade?

Que ele seja realista e dividido por prazos. A curto, médio e longo prazo.

Não adianta você fazer um planejamento que vai fracassar logo na primeira semana. 

Analise sua situação financeira atual e estabeleça prioridades para suas despesas. Tudo tem que estar dentro desse planejamento, receita, custos, investimentos, etc. Você precisa conseguir visualizar toda a sua vida ali em um registro detalhado.

O autocontrole e a disciplina vão te ajudar a lidar com suas finanças. É criar uma rotina, fazer um pouco todos os dias.

Não espere mudar a sua vida financeira da noite para o dia, os maus hábitos financeiros são consequência de anos e anos de má utilização do dinheiro.

Planejamento financeiro eficiente requer tempo, dedicação e revisão constante para se manter atualizado.

15-inteligência financeira implica em bons hábitos, correto? Quais dicas você daria para aquela pessoa que está decidida em mudar o mindset em relação às finanças? Quais os principais hábitos que ela precisa adotar?

Quando entendemos que a maioria dos nossos problemas financeiros estão ligados a crenças, já temos meio caminho andado. Mas só vamos mudar quando decidirmos investir em conhecimento.

Precisamos começar tendo consciência do nosso relacionamento com o dinheiro e qual o papel na nossa vida. Que ele existe para nos servir e não ao contrário. 

Foque em educação financeira, aprenda sobre finanças pessoais, investimentos e juros para tomar decisões informadas sobre seu dinheiro e coloque o dinheiro para trabalhar para você.

Envolva-se com pessoas com a mesma mentalidade de crescimento que você. Faça atividades que enriquecerão sua vida financeira, leia livros, assista a documentários e ouça podcasts sobre finanças pessoais. Mudança de mindset é um processo diário.

16-Observando a prática das pessoas bem-sucedidas financeiramente, é possível perceber que não há tantos segredos em relação ao que deve ser feito em relação ao dinheiro, concorda ou não? O básico é : gastar menos do que ganha, investir parte e não endividar-se. Contudo, na prática, tais regras são quebradas por boa parte das pessoas. Qual pode ser a raiz desses problemas das famílias em dificuldades e de que maneira é possível corrigi-los?

O básico é isso mesmo. Agora, existem muitos outros fatores envolvidos. Nós somos humanos, e como humanos somos emocionais. Todas as decisões de consumo que fazemos são baseadas nas emoções.  Somos constantemente bombardeados com propagandas e queremos comprar, pois não queremos ficar de fora.  Acredito que as mudanças começam quando se tem acesso à informação, a busca pela qualidade de vida e o contato com pessoas que tem um mindset de crescimento, blindado, para não perder o foco dos nossos objetivos.

17- Na sua visão: construir riqueza é uma questão de escolha? Por qual razão o  planejamento financeiro não é levado a sério por boa parte das pessoas?

A construção de riqueza é uma questão de fazer boas escolhas e criar oportunidades.

O planejamento financeiro não é levado a sério pois demanda tempo e disciplina. 

Crescer e evoluir dói, causa desconforto e nem todas as pessoas estão dispostas a pagar o preço.  A construção de riqueza é um conjunto de hábitos. Gestão das emoções, mentalidade financeira, capacidade de construir riqueza e estilo de vida.Se você notar tudo isso, é uma questão de equilíbrio.

18-Poderia compartilhar com nosso público algumas dicas de investimento para quem quer começar, ainda que com pouca grana? Quais orientações você pode oferecer para quem está pensando em começar a investir?

O melhor investimento para quem está começando pode variar dependendo de suas metas financeiras, perfil de risco e prazo de investimento. No entanto, a renda fixa é bem acessível para os iniciantes. Para quem não entende nada de investimentos ou ainda não se sente seguro para investir em renda variável.

Posso citar dois exemplos de renda fixa, temos o Tesouro Direto, que é um título público emitido pelo governo e oferece uma rentabilidade fixa e previsível. E o CDB (Certificado de depósito bancário), que são títulos emitidos pelos bancos e oferecem uma rentabilidade fixa ao investidor. Comece. Não é difícil. Estude e se informe sobre outras possibilidades de investimentos.

19-Indique um livro (ou um filme, ou uma série, ou um site, ou um canal) que seja inspirador em relação às finanças e nos conte por quais motivos.

Claro. 

Livro: A psicologia do Dinheiro – Morgan Housel

Série:  1) Billions   2)  Self-made: Madame C.J. Walker

20- Quais soluções uma empresa pode adotar no sentido de estimular a automotivação em seus colaboradores? Como nos motivarmos, mesmo quando as finanças não vão bem?

Uma empresa pode ajudar um funcionário que está enfrentando dificuldades financeiras de várias maneiras:

Contratando palestrantes e treinadores financeiros para ajudar os funcionários a gerenciar melhor suas finanças e evitar dificuldades financeiras no futuro.

Fazendo convênios com profissionais do setor financeiro que possam ajudar o funcionário no momento de necessidade, um profissional que mostre a saída para aquela situação. Pois quando se está endividado, o foco fica apenas no problema e não na solução.  

Isso vai custar muito menos para a empresa, do que custa um funcionário que não está focado no trabalho. 

21-Outra perspectiva em relação às finanças é quando, por exemplo, a pessoa está com dinheiro, recebe um bom aumento e com isso, começa a gastar mais, eleva o padrão de vida e quando percebe, começa a se endividar. Como se blindar para não cair nessa armadilha?

Isso pode se tornar realmente um problema.Precisamos pensar da seguinte maneira: se vivemos até hoje com um salário, por que não separar esse aumento ou uma parte considerável dele e fazer um investimento mensal? Algo que traga uma rentabilidade, para que essa rentabilidade te ajude a construir os seus sonhos e de uma maneira sólida, ou seja, sem dívidas e preocupações. O problema é que muitas vezes queremos antecipar os sonhos e acabamos comprometendo o nosso futuro.

Acredito, sim, que temos o direito de realizar os sonhos. Mas é preciso se preparar para isso.

Sugiro um desafio. Quando você for promovido ou promovida, pegue esse dinheiro e o deixe trabalhando para você. Tenho certeza de que seus objetivos se realizarão com mais tranquilidade.

Ou seja, para evitar gastar tudo após receber um aumento de salário, é importante estabelecer metas financeiras, fazer um orçamento, poupar automaticamente, evitar dívidas e investir seus recursos. Dessa forma, você pode controlar suas finanças e alcançar seus objetivos financeiros.

22- Foi incrivelmente enriquecedor trocarmos essas ideias tão relevantes com você, Alexia. Gratidão pela sua atenção! O espaço a seguir é seu para deixar uma mensagem a todos os que acompanharam até aqui.

Eu agradeço a oportunidade. Gostaria de encerrar com uma frase:

“O sucesso da sua vida financeira vai depender das suas escolhas”.

Instagram:  alexia.waagmeester

LinkedIn: Alexia Waagmeester

Alexia Waagmeester

Uma Mulher de Sucesso e uma história que irá te inspirar!

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos