Em uma pesquisa que fizemos na rede social Linkedin, sobre as principais dores que os líderes enfrentam atualmente, disparado tivemos em primeiro lugar, a falta de motivação e engajamento no trabalho em equipe.
Já parou para pensar sobre por quais motivos isso acontece?
E o que a liderança pode fazer para lidar com essa situação e revertê-la? Mais uma vez, nosso prestigiado palestrante de sucesso, Paulinho Siqueira, compartilha seu vasto conhecimento conosco e traz insights poderosos, confira!
Falta de motivação e engajamento nas equipes: o que motiva o seu time?
“Trazer a motivação para algo que dê um significado para a pessoa, do ponto de vista de bem estar, qualidade de vida, segurança, estabilidade para o futuro é um desafio, mas é esse trabalho que deve ser feito em um processo de descoberta da empresa.” – Paulinho Siqueira
Quando o trabalho em equipe não flui, a produtividade perde, assim como toda a empresa, que não consegue evoluir em seus resultados, tampouco metas.
É do conhecimento de todos nós que muitos profissionais têm como principal motivação, o fator dinheiro.
No entanto, devo externar que essa, na minha opinião, é o pior tipo de motivação e muitos não entendem isso.
Eu devo entender que para motivar a equipe, antes de mais nada, preciso considerar alguns fatores, como aqueles que são descritos na Pirâmide do Processo Evolutivo. Aquela que foi idealizada por Richard Barret, Robert Dilts e Berned Isert e posteriormente, reelaborada por José Roberto Marques.
Digo isso pois ela é baseada teoria da Hierarquia de Necessidades, de Abraham Maslow, e mostra as necessidades que precisamos ter atendidas para atuarmos em um grau mais elevado de motivação. São elas:
- Fisiológicas;
- Segurança;
- Sociais;
- Status ;
- Estima e autorrealização.
O líder precisa trazer a motivação para algo que dê um significado para a pessoa
Seguindo essa linha de raciocínio, do ponto de vista da qualidade de vida, o líder precisa trazer a motivação para algo que dê um significado para a pessoa.
Bem-estar, segurança, estabilidade para o futuro é um desafio, mas é esse trabalho que deve ser feito em um processo de descoberta da empresa.
Além disso, vejo como uma importante iniciativa, dar autonomia para a solução dos problemas e proximidade na aplicação, ajudar a própria pessoa a desenvolver o seu estudo e sua carreira do ponto de vista pessoal e como vai auxiliar não só na vida familiar, mas também na carreira.
Em síntese, é preciso trabalhar o relacionamento, sobretudo no sentido de incentivar os membros da equipe e líder a assumirem o erro quando ele acontecer.
Quando errar, o líder deve se sentir encorajado a pedir ajuda quando não souber algo e ajudar as pessoas na jornada de saber, aquelas que não precisam dos holofotes, pois sabem que são suficientes para gerar transformação e conhecimento.
Faz sentido? Então já compartilha! Um grande abraço e te vejo nas minhas palestras.
Quero uma palestra do Paulinho Siqueira em minha empresa e evento!