1- Grande Palestrante Edelmo Santos, gratidão por dedicar alguns instantes do seu dia para compartilhar com nossos leitores, seu conhecimento sobre temas relevantes para o mercado corporativo, bem como sobre seu trabalho e palestras. De início, vamos com uma questão bem recorrente no mundo empresarial: o que o gestor ou líder deve levar em conta, de forma estratégica, para criar um ambiente de trabalho agradável e otimizar o trabalho em equipe?
Coincidentemente, essa questão faz parte de minha Palestra. Onde sempre digo que o funcionário é uma extensão de seu gestor e líder, ele entrega exatamente o que recebe.
2- Você é uma grande referência em palestras para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Conta pra gente, de que maneira seu trabalho consegue promover a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho?
Meu trabalho é importante e válido pois eu atuo e ofereço o conceito da prevenção de acidentes. Além disso a questão da Mágica e Hipnose, sempre chega de forma leve e descontraída, fazendo com que a mensagem chegue num momento de descontração de cada um.
3-Você também é um Mágico Profissional e Hipnólogo bem conceituado no mercado. Como essas habilidades podem transformar, por exemplo, o cenário corporativo, atuando de forma positiva em situações de conflito, queda de produtividade, insatisfação, por exemplo?
Talvez essa resposta seja extensão da anterior. A Mágica tem um poder “único” de persuasão, todos se envolvem, com isso o tema necessário aliado com a Mágica e ainda a Hipnose, faz o colaborador assistir com outros olhos.
4- Compartilhe conosco, 4 dicas sobre como promover a Melhoria no ambiente de trabalho, em termos de segurança e bem-estar.
Aqui também é um tema abordado em minha Palestra, literalmente.
1- estar atento a tudo e todos por todo tempo.
2- querer estar ali, justamente no local onde se passa a maior parte do dia.
3- estar sempre pronto em exercer i trabalho em equipe.
4- confiar em sua equipe, e principalmente em você mesmo.
5- Quais são os seus superpoderes e o que te motiva?
Superpoderes kkk
A disposição, a vontade de atender o público.
Me motivo a cada momento que consigo atingir positivamente uma única pessoa presente no momento.
6- Como a liderança da empresa pode ajudar seus colaboradores e equipe a descobrirem seus superpoderes e a se automotivarem?
Dando confiança à eles, suporte a assessoria
7- De pequenos negócios a grandes corporações,os pedidos de demissão atingem fortemente as empresas. O efeito turnover traz muitos prejuízos às organizações. Diante de sua experiência, quais os principais agentes motivadores das solicitações de desligamento por parte dos talentos da empresa e como a gestão pode atuar no sentido de evitar essa problemática, retendo assim seus melhores profissionais?
Não vejo muito alto esse índice de rotatividade. Até porque as empresas percebem seus talentos e investem neles. Isso só acontece quando a empresa fecha os olhos para sua equipe
8- O que é preciso fazer para que uma pessoa desperte seu potencial interno? Como suas palestras e treinamentos, com temas customizados contribuem no sentido de ativar a necessidade do autoconhecimento nas pessoas?
Como disse anteriormente, trabalho dentro do conceito das necessidades. Isso faz com que o colaborador ou empregado como preferir, avalie suas posições e atitudes. E vários se veem na situação e começam perceber a necessidade em mudanças
9- Dentre as competências e habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho e no empreendedorismo, comente um pouco sobre as 5 soft skills e hard skills que você identifica como sendo as mais importantes.
Sem dúvida o que pode resumir todas as outras soft skills. Todas as importâncias, acredito ser pela ordem de importância.
- Comunicação
- Persuasão
- Criatividade
- Trabalho de Equipe
Quanto a Hard, acredito ser a necessidade em se aprimorar, conhecer seu produto sua marca.
10- Um problema de certa forma generalizado no âmbito corporativo se refere à dificuldade de estabelecer uma comunicação assertiva. Pensando na gestão de pessoas, quais ferramentas a empresa pode disponibilizar para o time se comunicar melhor, minimizando divergências e estimulando um espírito de maior colaboração entre todos?
Reuniões, eventos. E um tipo de reunião sendo promovida cada dia mais. Somente entre os colaboradores, sem a presença de gestores. Deixar que se decidam e resolvem as questões favoráveis à empresa.
11- Vamos falar sobre liderança. Pra você, qual é o verdadeiro papel de um líder?
Poderia filosofar aqui, mas acredito que um líder simplesmente acompanha os processos de execução de suas funções de maneira pertinente. Agir como tal , porém sem se mostrar como tal
12- Muitas empresas pecam no quesito inovação, param no tempo e não percebem o quão relevante é estarem atentas ao dinamismo do mundo em que vivemos. O resultado disso, é a queda nas vendas, baixo fluxo de negócios e muitas vezes, o fim de um sonho, com a empresa quebrada e falida. Como mudar o mindset de uma gestão que se acostumou com aquele pensamento de que “do jeito que está tá bom”, ou “time que está ganhando não se mexe”, e com isso, não inovam e ficam apenas “assistindo” a concorrência “desfilar” na frente?
Quando vc diz, “Do jeito que está tá bom” e “Time que está ganhando não se mexe”, tem diferença.
Mas acredito que simplesmente cabe a direção da presidência as cobranças necessárias e assim as atitudes acontecem.
13- Conforme sua percepção, há uma receita para dar um bom feedback e acompanhar o desenvolvimento do colaborador? Quais as vantagens do feedback para a empresa e como ele é capaz de estimular a equipe?
Acredito que todo feedback é importante, positivo ou negativo.
Porém muitos não gostam de um feedback negativo.
Pode causar uma piora.
Mas acredito que todo feedback serve para crescimento.
Resta fazer com que vejam os motivos
14-Empoderamento Feminino: o que pensa a respeito e como você enxerga a presença da mulher no mundo corporativo e cargos de liderança?
Bastante importante, porém somente no sentido da percepção e da criatividade feminina, sem igual, no restante sempre importante quanto.
15- Quais técnicas de persuasão você indica para um time de vendas vencedor?
Se necessário. Mudança de hábitos, trabalhar essa questão.
16- Aproveitando a pauta sobre motivação: como ter disciplina, em momentos em que a motivação nos falta? Há alguma metodologia que promova a consistência, nos livrando da armadilha de cair em hábitos prejudiciais?
A desmotivação é uma questão delicada, e que não depende somente de cada um. Depende das condições que a empresa oferece,
A questão é informar gestores tudo que te atinge e tentar corrigir, caso contrário, sem dúvidas, mudanças.
17- Quais dicas você daria para aquele indivíduo que está pensando em empreender? Que lições você poderia compartilhar neste sentido?
Não consigo fazer isso com toda certeza, digo por mim, o que venho fazendo. Mudar mudar e mudar
18- Obrigado pela atenção, o espaço a seguir é seu para que deixe um recado final para quem nos acompanhou até aqui.
Ainda coincidindo com meus termos em Palestras sempre digo, se uma frase, uma palavra, uma letra do que eu disse, serviu para uma única pessoa, já me dou por satisfeito!