As palestras de Marcelo Meyer, um dos maiores nomes do nosso Tênis, são reconhecidas pela ampla capacidade de ajudar a alavancar negócios nos 4 cantos do País.
Muito disso deve-se às sacadas geniais e analogias que ele extrai do esporte que tanto ama. No post de hoje, o palestrante nos fala sobre uma importante faceta que o Tênis nos oferece e que tem o poder inegável de alavancar os seus negócios.
O seu empreendimento tem muito mais relação com o tênis do que você imagina
Pode reparar: um negócio é muito mais semelhante a um jogo de tênis, do que você sequer imaginou.
No tênis, se você quer vencer o oponente, precisa criar uma estratégia e permanecer consistente, ajustando à medida que avança. Nos negócios, isso não é diferente. Seu oponente (e perceba que ele não é seu inimigo!) é o seu concorrente.
Estude-o e se empenhe em superá-lo. Para tanto, dê o seu melhor, dedique-se e se aprimore.
No tênis, o saque perfeito acontece somente após muito treino e prática. Nos negócios, praticar é o melhor caminho para atingir a perfeição.
Uma importante faceta que o tênis oferece e que pode alavancar os seus negócios é a busca pela evolução
Antes de querer vencer é preciso querer evoluir. Ou seja, a linha de raciocínio que citei no tópico acima, se aplica aqui também.
A melhora contínua, a prática do conceito de lifelong learning, ou seja, aprender sempre, te ajudará muito em sua jornada empreendedora.
Um jogo de tênis pode ser uma rodada de negócios
O elevado potencial de networking proporcionado pelo tênis é talvez, o mais importante “tentáculo” que o tênis lança sobre os business.
Ao praticar o esporte, você adentra muitas vezes a uma rede de relacionamento formada por diversas outras empresas, muitas vezes abertas a investirem em novos negócios e ideias, por exemplo. Uma rede de relacionamentos abre portas.
Para encerrar, deixo aqui um trecho de um depoimento que concedi sobre uma matéria para a Folha de São Paulo, que trata exatamente sobre Tênis e negócios:
“Em cada partida, o jogador precisa tomar decisões e aplicá-las em espaço muito curto de tempo. O mesmo acontece na vida profissional dos executivos” – Marcelo Meyer (Link).
Compartilhe este artigo com seus contatos e fortaleça assim o seu networking.