Se comunicar e negociar com mais confiança é o desejo de todo profissional de alta performance. Porém, sabemos que muitos encontram dificuldades e barreiras neste sentido.
Pela insegurança ao se comunicar, durante uma negociação, por exemplo, muitos não obtêm resultados satisfatórios.
Isso lhe parece familiar? Você sofre dessa dor? Pois saiba que nosso grande especialista no assunto, o professor e palestrante de renome Ari Brito, tem algo a revelar que certamente fará a diferença em sua atividade. Veja como se comunicar e negociar com mais confiança e assertividade, a seguir.
Faça isso primeiro para se comunicar e negociar com mais confiança
Por ser um tema o qual domino e ministro treinamentos e palestras, sou muito procurado por profissionais de diferentes áreas para ajudá-los a se comunicarem com maior assertividade e segurança.
E o que eu digo a eles, quando me questionam sobre o que fazer? Pois bem, o primeiro passo é buscar o autoconhecimento, no sentido de identificar suas capacidades e competências.
Percebo que a maioria dessas pessoas simplesmente se “joga” numa negociação, sem identificarem esses pontos, o que certamente desvaloriza o potencial que elas têm.
Como negociar com mais segurança?
“Numa negociação você tem que conhecer e acreditar no seu “produto”. A maioria das pessoas que passam pelas minhas palestras mal conhecem os seus pontos fortes e vivem no improviso, às vezes acertam, às vezes não.” – Ari Brito
Será que viver no improviso lhe trará segurança? Sabemos que não. Além de reconhecer seus talentos e aqueles itens onde há determinada carência e demandam aprimoramento, é crucial que você se prepare para a negociação.
Afinal, se você entrar numa reunião de negócios e sentar à mesa, sem sequer saber o que vai ser, terá nada menos que o mais real sinônimo de fracasso. Percebe o quão necessário é conhecer as necessidades do seu interlocutor?
Com tanta facilidade à informação sobre o outro, é no mínimo negligente iniciar uma reunião de negociação sem saber nada sobre seu cliente ou parceiro de negócios, concorda comigo?
“Se eu souber suas necessidades e entender que meu “produto” pode atendê-las, tenho mais chances de sucesso.” – Ari Brito
Atente-se aos canais de comunicação
Para ser bem-sucedido ao se comunicar, também é extremamente válido atentar-se aos canais de comunicação.
Sabemos que há uma predominância entre os canais visuais, auditivos e cinestésicos, certo?
Portanto, caso você defenda uma ideia para um canal visual, é necessário que apresente algo maravilhoso e fale menos. Por outro lado, no caso do outro for auditivo, o material visual não terá tanta importância, mas sim as suas explicações.
Finalmente, no caso do cinestésico, ele se sentirá seguro com um test-drive do produto, porque ele aprende fazendo.
Portanto, se você perceber que seu interlocutor é cinestésico e oferecer a ele um período de teste, ou até fazer uma demonstração juntos, irá potencializar sua negociação muitas vezes.
“Para mim assertividade é conhecimento daquela situação, por isso tenho visto profissionais experientes se frustrando por excesso de confiança, se achar que já são perfeitos não se preparam e aí que mora o perigo. Conhecer é se preparar, e isso muda os resultados infinitamente.” – Ari Brito
Dúvidas? Deixe nos comentários. Até o próximo post!
Quero uma palestra de Ari Brito em minha empresa ou evento!