Quais são os piores erros que uma empresa familiar pode cometer? Quem já acompanha o blog de Sucesso,bem como o trabalho espetacular do palestrante Eduardo Toledo, sabe que ter um planejamento estratégico e financeiro na empresa familiar é extremamente importante. Além disso, ter uma visão de curto, médio e longo prazo, permite identificar com maior clareza, quais serão os próximos passos da empresa.
Contudo, a falta de um planejamento e os erros que você saberá quais são a seguir, podem arruinar uma empresa, impedindo que o empreendedor tenha uma visão positiva do futuro.
Sem mais delongas, acompanhe quais erros prejudicam o negócio e atente-se ao terceiro: ele é tido por muitos como fatal!
Um dos piores erros que uma empresa familiar pode cometer: não sabe qual direção ir
Um grave equívoco em uma empresa familiar é quando ela não sabe onde está. Isso acarreta em não saber qual direção seguir, e isso é mais comum do que muitos imaginam, especialmente quando a empresa não realiza um planejamento estratégico e financeiro.
Quero que você repare que cada erro mencionado aqui está atrelado ao outro. Veja o segundo erro, ficará mais claro.
Segundo erro: a empresa não conhece as novas necessidades do seu cliente
Se a empresa não sabe qual lugar ela ocupa no mercado, tampouco qual será seu trajeto a seguir, certamente ela está desalinhada com seu público, desconhecendo as novas necessidades do seu cliente.
Ou seja, se o seu negócio não está acompanhando o cenário, as novidades, não enxerga que devido ao dinamismo que todos estão submetidos, o cliente já mudou, já tem novas demandas e necessidades, a empresa acaba ficando relegada ao segundo plano para o cliente.
Um erro fatal: não ter previsibilidade
Se você não sabe o que está fazendo, não sabe onde está, tampouco para onde ir, e menos ainda oferece ao cliente o que ele de fato necessita, é impossível ter previsibilidade.
Quando a empresa apenas faz e não mede, não mensura os resultados, você não sabe o que está errado, o que está certo, o que traz retorno e o que promove prejuízos.
A consequência disso é não ter a previsibilidade do negócio. Na verdade, temos aqui dois erros:
- Falta de previsibilidade;
- Não saber onde está errando.
Quinto erro: você não inovar
Se você identificou os erros acima em sua empresa familiar, acredito que também identifique o quinto erro: você não inova, até porque muito provavelmente não dispõe de verba para inovação.
No vídeo abaixo eu explico um pouco mais sobre cada um dos tópicos mencionados, aperte o play e confira:
Agora me conta: precisa de ajuda? Tenho a consultoria, mentoria, treinamento e palestra sob medida, conforme as suas necessidades ou necessidades do seu time. Vem comigo que é Sucesso!
As palestras de Eduardo Toledo abordam tudo o que é preciso saber para ter uma empresa familiar de sucesso
Grande referência no tema Empresas Familiares, o palestrante Eduardo Toledo desponta no segmento corporativo, graças às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos.
Colecionando cases de sucesso por onde passa, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, ele é o nome certo para ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.