Segredos revelados: 3 estratégias capazes de otimizar o atendimento ao cliente – Por Paulinho Siqueira

Quais ações estratégicas sua empresa adota com o objetivo de otimizar o atendimento ao cliente? Você não pensou nisso ainda? Pois deveria, afinal, dentre as ações mais significativas pra que um negócio cresça e tenha sucesso, o atendimento ao cliente é o mais básico de todos e o que costuma receber mais reclamações.

Especialista no tema, o palestrante Paulinho nos traz em seu artigo de hoje no blog, 3 estratégias fundamentais para levar ao seu cliente uma experiência inovadora e única. Acompanhe.

Otimizar o atendimento ao cliente: lembre-se que tudo é venda!

Suporte e pós-vendas tem sido um pesadelo em seu negócio? Ou, ele tem cumprido seu respectivo papel? 

Independentemente da sua resposta, o atendimento ao cliente é o momento mais importante para todo tipo de negócio. E exatamente por essa importância, ele merece atenção plena da gestão, do líder e da equipe. 

Antes de mais nada, como eu disse na minha entrevista aqui para o site:

“A primeira coisa que a empresa precisa entender é que o atendimento ao cliente, mesmo sendo um suporte técnico, pós-venda, principalmente esses, são vendas. Tudo é venda. Não é só eu gerar um produto, você ir lá e comprá-lo e deixar em sua casa.”

Já percebeu o alto índice de reclamações dos consumidores, sobretudo quando se trata do suporte e pós-vendas? Errar nessas situações pode ser mortal, no sentido de você perder a chance de fidelizar o cliente. 

Um cliente bem atendido, é propaganda grátis pro seu produto e serviço. Um cliente insatisfeito e vítima de um péssimo atendimento ,também gera publicidade, porém, negativa para a sua marca.

Como posso otimizar o atendimento ao cliente? 

Sabe o que acontece muito no mundo corporativo em geral? Empresas com um trabalho espetacular nas vendas, com profissionais muito bem treinados, motivados e que dominam técnicas avançadas. Contudo, no momento de prestar o suporte pro cliente e fazer a pós-venda, ficam a desejar. Conhece alguma empresa assim?

Para ajudar sua empresa a otimizar o atendimento ao cliente, trago a seguir, 3 estratégias, confira:

1- Comunicação pela empatia 

Aqui temos a estratégia que considero principal, e que reserva um segredinho. Vamos lá, antes de mais nada, o profissional que está no atendimento ao cliente, no suporte e pós-venda, deve compreender as próprias emoções, como ele reage fisiologicamente a essas emoções.

2- Estabelecimento do rapport

Em minhas palestras e treinamentos, trago como segunda estratégia, o estabelecimento do rapport. Ou seja, a conexão com a pessoa. Veja bem, se o colaborador consegue compreender suas emoções e reações, fica mais fácil ele entender as emoções do outro e estabelecer essa conexão pessoal.

3- Escuta ativa 

O terceiro conceito estratégico é a escuta ativa, que eu costumo chamar de escuta super ativa. Trata-se de entender conscientemente o processo de não julgamento, através do não saber.

Conclusão sobre como otimizar o atendimento ao cliente 

Quando a empresa treina seu time e consegue unir os três conceitos que mencionei acima, a probabilidade de uma comunicação mais empática é altamente elevada. Tudo se resume à atenção. Dar atenção para o cliente, que é uma enorme carência no mercado.

“Se o atendente, através da empatia, rapport, souber dar atenção, ele ganha o cliente mais do que qualquer outra técnica.” – Paulinho Siqueira

Faz sentido? Então já compartilha com sua equipe e contatos! E leve minhas palestras para sua empresa para otimizar o atendimento em seu negócio.

Quero uma palestra do Paulinho Siqueira em minha empresa e evento!

Paulinho Siqueira

Paulinho Siqueira, o Engenheiro da Mente!

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos