Já parou para pensar sobre quais lições que o tênis pode trazer para a esfera corporativa?
Na verdade, não somente o tênis, como os esportes em geral, tem diversas semelhanças com o mundo dos negócios, em diversos aspectos.
Por exemplo: em ambos, você precisa de muito trabalho, dedicação e uma equipe comprometida. Portanto, é bem comum vermos especialistas em negócios e empreendedores usarem analogias esportivas para explicar conceitos de negócios. No artigo de hoje, do nosso lendário mestre e palestrante Marcelo Meyer, ele nos conta sobre algumas lições que podemos tirar deste esporte tão especial para nós, o tênis! Acompanhe!
Afinal, que lições o tênis pode trazer para a esfera corporativa?
Outro dia, durante minha entrevista aqui para o site da Agência Palestras de Sucesso, Rachid me perguntou exatamente sobre quais lições o esporte pelo qual dedico minha vida, o tênis, pode trazer para os negócios em geral.
Minha resposta, transcrevo na íntegra a seguir:
“O tênis na esfera corporativa, é uma das modalidades esportivas preferidas de empresários, executivos, profissionais liberais e outros. Este esporte abre uma grande possibilidade de networking dentro e fora das próprias empresas e consequentemente novos negócios e parcerias.”
Networking, parcerias, novas oportunidades e negócios, são algumas das vantagens que podemos relacionar do esporte com o âmbito corporativo.
Contudo, a seguir, quero te contar também sobre algumas outras vantagens e lições que podemos assimilar.
O sucesso de Maria Sharapova e Venus Williams
Algumas das estrelas do tênis mundial como Maria Sharapova e Venus Williams, contam com uma incrível reputação dentro e fora da quadra. Bem-sucedida, Sharapova, por exemplo, tem seu próprio negócio voltado ao ramo de doces, a marca Sugarpova.
Por outro lado, Venus Williams é CEO de duas empresas:
- a marca de roupas esportivas EleVen;
- a empresa de design de interiores V Starr Interiors.
Mas, o que será que o tênis trouxe de lição para elas e tantas outras personalidades do mundo das quadras, dentro de seus respectivos negócios?
Habilidades de liderança e de negócios que podemos aprender com tênis
Serena Williams é um outro belo exemplo do quanto o tênis nos ensina para além das quadras.
A começar,ela superou o preconceito racial e alguns problemas de saúde para chegar onde está hoje.A feroz determinação e persistência, certamente são marcas registrada de suas atuações com a raquete em mãos.
Contudo, a habilidade em equilibrar trabalho e família é impressionante. Só pra ilustrar a história, quando teve seu primeiro filho em 2017, conciliou a vida de tenista com a de mãe, e sabemos que isso não é algo fácil para quem é atleta.
E, cá pra nós, você que empreende, quantas vezes não teve que ficar longe da sua família, horas e horas dedicando-se a um projeto, a fazer o negócio dar certo?
Quero destacar ainda, outras lições importantes que o esporte nos traz para o momento em que estamos no universo corporativo:
- Estudar e avaliar os adversários;
- Planejar melhor as ações;
- Desafiar os limites;
- Superar as derrotas;
- Tomar decisões vencedoras, dentre outras.
Você que me leu até aqui: quais outras lições você destacaria, seja do tênis ou do esporte em geral, que podemos aplicar nos negócios?
Aproveite e compartilhe o artigo com aquele amigo ou aquela amiga que gosta de esportes e empreendedorismo. Até meu próximo post, é um prazer contar com sua companhia.
Quero uma palestra do Marcelo Meyer em meu evento e empresa!