Você já ouviu falar no termo feedback assertivo? O feedback assertivo é uma forma de fornecer um retorno ao seu colaborador de maneira que ele não se sinta constrangido, mas sim motivado a crescer e aprimorar possíveis pontos.
Mas, quais estratégias você pode utilizar para fornecer feedbacks assertivos? Neste artigo, te conto 7 delas. Continue lendo!
7 estratégias para fornecer feedbacks assertivos
Um feedback assertivo não é um retorno que visa “dar uma lição de moral” no colaborador, mas sim indicar melhorias de desempenho e comportamento que podem beneficiar tanto a carreira do profissional em questão quanto a organização.
Além disso, existem alguns pontos que você precisa levar em consideração ao fornecer um feedback assertivo, afinal, a sua meta deve ser utilizá-lo como instrumento motivacional que auxilie o colaborador.
Te revelo a seguir, um erro básico de liderança que as empresas cometem! – Por Jairo Martiniano
1 – Pense sobre o que será falado e como será falado
Tente apontar as situações que podem estar atrapalhando o desempenho deste profissional sem julgamentos e tomando cuidado com a sua escolha de palavras.
2 – Saiba claramente o comportamento que deseja mudar ou manter no colaborador
Para que um feedback seja assertivo, é necessário que ele seja claro. Por isso, antes da conversa, tenha, de forma clara, o comportamento que você deseja manter ou mudar naquele profissional.
3 – Comece pelos pontos positivos
Comece seu feedback ressaltando os pontos positivos do colaborador para só então falar dos pontos negativos. Isso ajudará ele a entender que existem coisas boas também.
4 – Pergunte ao colaborador se houve entendimento do que foi apresentado
Também é importante que a pessoa que está recebendo o feedback entenda o que foi apresentado, pois só assim ela conseguirá enxergar o que precisa melhorar e, de fato, aplicar estratégias.
5 – Saia da conversa com ações práticas para promover mudanças
Caso seja para melhoria, tente sair da conversa com, pelo menos, 3 ações práticas que ajudarão o profissional a entender qual caminho seguir para promover as mudanças.
6 – Estabeleça uma rotina de feedbacks
Criar uma rotina de feedbacks assertivos fará com que o feedback seja dado o mais próximo possível da situação ocorrida. Além disso, com o passar do tempo, seus colaboradores enxergarão esses retornos como algo comum e vantajoso e não como um momento que deve ser temido.
7 – Saiba ouvir e aceitar o ponto de vista do colaborador
Abrir caminho para ouvir e aceitar o ponto de vista do colaborador também é essencial. Quando você cria um espaço no qual o profissional tem liberdade para dar sua opinião, ele se sente importante e valoriza ainda mais o seu feedback.
Existe alguma outra estratégia para fornecer feedbacks assertivos que você adicionaria à lista? Conte nos comentários!
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