Da considerada mais primitiva civilização, até as ditas mais ‘sofisticadas’, a música está presente em todas elas. E é com este viés que o músico e palestrante Paulo Emílio Barros tem encantado o público que tem o privilégio de acompanhar suas apresentações.
Sua formação é de Músico instrumentista, educador, regente, Mestre em Educação Musical (UFBA), com Especialização em Processos Criativos e Facilitação de Grupos (Instituto Junguiano da BA), Graduação em Educação Musical (UFBA) e Graduação em Engenharia Civil (UFBA).
Já atendeu clientes do porte do Banco Itaú, Petrobras, SESC, SESI, UFBA, UNEB, UNIFACS, Embasa, Enel, Grupo Insinuante, Hospital Aliança, Hospital Aristides Maltez, Hospital Irmã Dulce, dentre outros.
Inspirado por grandes pensadores e nomes da filosofia, arte e educação, tais como Carl Gustav Jung, Peter Druck, Paulo Freire, Anitta Collins. Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella, dentre outros, Paulo Emílio Barros trilha seu próprio caminho, mostrando que a música é uma ferramenta poderosa para o trabalho de grupo, treinamento de capacitação, e atividades que envolvam estímulo à criatividade, expressão, comunicação e atividades interativas em geral.
Em suma, é um dos grandes especialistas da atualidade, na arte de realizar palestras, capacitação e dinâmicas de grupo, utilizando a música (canto coral, prática instrumental, banda de percussão e sopro, construção de instrumentos, audição, composição, etc) como veículo para trabalhar integração, confraternização, comunicação, escuta, liderança, team building, mudanças de paradigma, etc; numa atividade dinâmica onde todos da plateia participam cantando e/ou tocando.
Estilo das palestras de Paulo Emílio Barros
Uma característica marcante do palestrante, é seu estilo único de abordar de maneira subliminar, uma série de conceitos sobre trabalho em equipe, desde team building, até liderança, atenção, foco, ritmo de equipe, expressão, escuta, superação de desafios, dentre outros.
Mais do que falar ou simplesmente apresentar conceitos, Paulo Emílio Barros possibilita a plateia vivenciá-los, o que é um de seus grandes diferenciais.
Público-alvo
Pessoas que precisam melhorar o desempenho de atividades em equipe, mundo corporativo, educacional, esportivo, saúde, etc. Membros de diretoria, lideranças, pessoal administrativo e operacional, grupos pequenos e também grandes.
Palestras e conteúdos de Paulo Emílio Barros
As palestras de Paulo Emílio Barros tem como objetivo, proporcionar a vivência prática de conceitos como team building, liderança, atenção, foco, ritmo de equipe, expressão, escuta, superação de desafios, dentre outros.
Nas apresentações, as músicas utilizadas são previamente escolhidas junto com a coordenação do evento, priorizando a relevância com o tema do evento, com o grupo e com a instituição organizadora.
Todas as atividades culminam com uma apresentação musical dentro da sua especificidade.
PALESTRA Orquestra de palmas: minha equipe minha banda
Com duração entre 15 e 20 minutos, a palestra explora exercícios de prática de orquestra com percussão corporal, culminando com a apresentação de um tema rítmico realizada pelos participantes.
PALESTRA Canto curto
Com duração entre 25 e 35 minutos, Paulo Emílio utiliza exercícios de canto coral, culminando com uma apresentação coral pelos participantes.
PALESTRA Orquestra de sopro
Se trata de um trabalho de média duração, entre 45 e 60 minutos. Vivência de prática de orquestra de sopro, utilizando garrafas plásticas com água. No final, há a apresentação de um tema melódico tocado pelos participantes.
PALESTRA-Compondo nossa trilha
Palestra de 60 até 75 minutos, se trata de uma atividade que explora a composição coletiva de uma paródia. No desfecho, temos a apresentação da composição, tocada e cantada pelos participantes.
PALESTRA Canto longo
Com média duração, entre 1 e 1,5 hs. Atividade que utiliza exercícios rítmicos desenvolvidos no programa “Orquestra de palmas” e vocais do “Canto curto”. Finaliza com uma apresentação coral e instrumental percussiva, pelos participantes.
PALESTRA Grande orquestra
trabalho de média duração, entre 1,5 e 2 hs. Atividade que, envolve os participantes numa apresentação coral e instrumental (percussão e sopro).