Figura carimbada da mídia brasileira e famoso pelos seus embates e forte personalidade, o historiador Marco Antonio Villa é convidado habitual de programas televisivos como: Globo News Painel, Jornal Nacional (Rede Globo), Programa do Jô (Rede Globo), Roda Viva (TV Cultura),UNIVESP TV.
Nascido em 1955 na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Em Santo André passou parte da infância e da adolescência. Completou o Ensino Médio em São Paulo. Iniciou o curso de economia mas acabou se formando em História na Universidade de São Paulo, onde também obteve os títulos de Mestre em Sociologia e Doutor em História.
Foi durante trinta anos professor universitário. Atualmente é comentarista da Jovem Pan e do Jornal da Cultura. É também colunista do Correio Braziliense, Estado de Minas e da revista IstoÉ. Está presente nas redes sociais com quase 900 mil seguidores e publica comentários e vídeos em seu blog chamado Blog do Villa.
Profere palestras há mais de 20 anos em todo o Brasil. Hoje é considerado um dos maiores conhecedores da História Política do nosso país com seus mais de 30 livros publicados, alguns dos quais tornaram-se best-sellers e referências bibliográficas para o estudo da História do Brasil nos séculos XIX,XX e XXI. Muitos de seus livros são citados em teses universitárias no Brasil, Europa e Estados Unidos.
Estilo das palestras de Marco Antonio Villa
Com larga experiência e com uma comunicação acessível, devido a sua linguagem transversal, as palestras de Villa abrangem não só o mundo acadêmico, mas também um público heterogêneo e com interesse por história e política.
Famoso como comentarista da Jovem Pan no programa Jornal da Manhã e no Jornal da Cultura, Villa ministra palestras como um bate papo carregado de conhecimento, despertando o pleno interesse da plateia.
Público-alvo
Empreendedores, sindicatos e federações de empresários e trabalhadores, profissionais liberais, estudantes, pessoas que se interessam por política, história, economia e cultura, instituições de ensino, congressos, empresas, líderes, gestores, cientistas políticos, historiadores em geral.
Palestras e conteúdos de Marco Antonio Villa
PALESTRAS EM TODO O BRASIL COM MARCO ANTONIO VILLA
Figura conhecida nos meios de comunicação, acadêmico com linguagem de alcance transversal, Marco Antonio Villa promove palestras customizadas de acordo com a necessidade do contratante e público com temas variados, como:
- ECONOMIA BRASILEIRA
- POLÍTICA INTERNACIONAL
- POLÍTICA NO BRASIL
Collor Presidente – Trinta Meses de Turbulências, Reformas, Intrigas e Corrupção
Tudo sobre os trinta meses de turbulências, reformas, intrigas e corrupção e governo Collor
O governo Collor é dos mais (mal) falados da história brasileira. Mas quem de fato conhece, em detalhes, os trinta meses em que um desconhecido ex-governador de Alagoas presidiu o Brasil? Este livro vem para preencher esta grave lacuna. Autor do best-seller Década perdida, o historiador Marco Antonio Villa pesquisou arquivos desconhecidos, investigou documentos inéditos e entrevistou dezenas de personagens do período – inclusive o próprio Fernando Collor. O resultado é uma brilhante reconstrução do ambiente – político, econômico e cultural – que permitiu os trinta meses de turbulências, reformas, intrigas e corrupção do governo Collor.
A História das Constituições Brasileiras
200 anos de luta contra o arbítrio
Villa oferece ao público uma análise de cada Constituição que o país já teve e do plano de fundo que a gerou. Nesta palestra, acompanhamos os embates políticos, os conflitos com o governo, os costumes reinantes na época. As emendas constitucionais do longo período da ditadura também são examinadas. O quadro se completa com um capítulo dedicado ao Supremo Tribunal Federal e seu papel na república.
Veja alguns vídeos de Marco Antonio Villa
O historiador e comentarista da Jovem Pan, Marco Antonio Villa, participou do evento O Brasil Que Queremos, organizado pela Rádio Jovem Pan e o Grupo Lide.