Description
Referência no segmento de Turismo, o Palestrante de Sucesso Ari Azambuja tem uma carreira consolidada no mercado.
Administrador de Empresas, Analista de Sistemas, especialista em Informática na Educação e MBA em Comunicação e Marketing de Turismo, ele é natural de Porto Alegre/RS, professor e consultor organizacional há mais de três décadas.
Na década de 80, foi pioneiro no desenvolvimento de um software em banco de dados, para a área de recursos humanos, o que simplificou todo oprocesso de recrutamento e seleção.
Atuando como oficial do Exército Brasileiro, logrou êxito máximo no desenvolvimento do espírito de liderança Com essa experiência riquíssima, ele aperfeiçoou sua visão estratégica, fato que lhe rendeu dinamismo, sagacidade e iniciativa. Tanto que é um especialista em estratégias para superar desafios pessoais e profissionais, algo extremamente necessário no cenário corporativo atual.
Ari Azambuja também é um talentoso escritor, produtor e ator de peças teatrais organizacionais, apresentadas nos estados do RS e SC. Escritor de artigos para revistas e semanários nas áreas de gestão e turismo.
Professor universitário e ex-coordenador de cursos técnicos nas áreas de: Administração, Turismo, Informática e Secretariado, o multifacetado Ari ainda atua como produtor e apresentador do programa de televisão Mundo da Gestão e do programa de rádio Embarcando no Turismo, para o Sul do estado de Santa Catarina.
Já desenvolveu pesquisas para iniciativa privada e administração pública na ocasião de idealizador e ex-coordenador do Instituto de Pesquisa da SATC (IPESATC). Foi diretor da Instância de Governança Encantos do Sul, composta de 31 municípios, consultor na área de Turismo para administração pública e privada.
Também desenvolveu o Plano Regional de Turismo para a AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), região composta por doze municípios, no Sul de Santa Catarina.
Palestrante da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) para todo o Brasil e da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) de Santa Catarina, com participação em eventos nas CDL´s de: Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Urupema, Santo Amaro da Imperatriz, Passo de Torres, Barra Velha, Timbó, Pomerode, Rio Rufino, Bom Retiro, Lages, Palmitos, entre outras.
Conferencista nas áreas gerencial, vendas e atendimento, com atuação na rede das Lojas Colombo, Quero-Quero, Têxtil Partenon, Credisol, AVON e outros.
Na segmento motivacional realizou palestras para Exército Brasileiro, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Policia Militar de Santa Catarina, Indústria Pagé, Camil, AESsul, Colominas, SIPAT´s de indústrias e comércio, e diversas Instituições de Ensino.
Formação e trajetória profissional do palestrante
- Formado em Administração de Empresas;
- Especialista em Turismologia;
- Especialista em Comunicação e Marketing em Turismo;
- Professor e coordenador de cursos nas áreas de Turismo, Administração e Secretariado;
- Diretor de Museu e de Instituto de Pesquisa;
- Diretor de Instância de Governança, conselheiro e vice-presidente de conselho municipal de Turismo;
- Assessor de diversas cidades no RS e SC, nos seus Planos Municipais de Turismo e Plano Regional de Turismo;
- Desenvolvedor de roteiros diversos;
- Consultor empresarial;
- Executa treinamentos diversos;
- Apresentador de programa de Rádio e Televisão no sul do estado de Santa Catarina.
Estilo das palestras de Ari Azambuja
Ari Azambuja tem como característica de seu trabalho como palestrante, a preocupação em levar dados, números e informações oficiais. Dessa forma, mostra o cenário em nível mundial, nacional, estadual, regional e municipal. Além disso, conta com o grande diferencial da expertise na área do Turismo, fato que fica evidenciado durante suas palestras, pelo fato de toda bagagem que ele carrega no setor.
Público-alvo
No radar da palestrante, temos:
- Administração Pública;
- Iniciativa privada;
- Sociedade Civil Organizada;
- Profissionais e estudantes de Turismo;
- Comunidade.
Links do palestrante
Palestras e conteúdos
- Turismo de forma geral;
- Processos na área de gestão (marketing, vendas, atendimento, equipe)
- Criatividade para ideias no turismo;
- Inovação para processo a serem aplicados no turismo.
PALESTRA Atendimento: O encantamento necessário
Release: O atendimento é o processo inicial em qualquer negociação. Mas comumente não se dá o devido cuidado que necessita, sendo, muitas vezes, preterido pelo fechamento de venda ou de outros pontos da transação. No Turismo o processo de atender requer muito mais cuidado e quando se fala na construção de destino turístico, a questão é mais importante ainda. Nunca podemos esquecer que reconstruir uma imagem é muito mais caro e requer mais tempo, além de que em tempos de redes sociais a informação anda na velocidade da luz. Com duração aproximada de 120 minutos, tendo como público alvo iniciativa privada, trade, administração pública, sociedade civil organizada e comunidade em geral.
PALESTRA O Turismo na visão do turista
O Turismo analisado pelo ângulo do cliente: O Turista. A crítica do turista é comumente muito diferente da que o empresário realiza. Parte-se do princípio básico que o turismo é o segmento de mercado que promove a materialização de desejos, não importando o destino ou o valor do custo do mesmo. Por isto os 8C3P1S são tão importantes para gerar experiências positivas no serviço oferecido e destacar o destino. Com duração aproximada de 120 minutos, tendo como público alvo iniciativa privada, trade, administração pública, sociedade civil organizada e comunidade em geral.
PALESTRA O rumo do Turismo pós pandemia e o desenvolvimento de destinos turísticos
O Turismo foi, certamente, um dos setores mais afetados pela pandemia do Covid-19. Entretanto, observa-se, com o avanço da imunização e a utilização dos protocolos de biossegurança, o retorno gradativo das atividades do setor. Contudo, a pandemia deixou muitos ensinamentos e desafios a serem discutidos e implementados nas esferas da Administração Pública, iniciativa privada, no uso da tecnologia, nos segmentos turísticos, em âmbito social e pessoal. Com duração aproximada de 120 minutos, tendo como público alvo iniciativa privada, trade, administração pública, sociedade civil organizada e comunidade em geral.
PALESTRA Do automóvel à empresa
Palestra gerencial que relata a comparação de uma viagem de automóvel com família (06 pessoas) num percurso de quase 20.000 Km no Brasil, com o gerenciamento e o cotidiano de uma organização. São analisadas questões como relacionamento interpessoal, planejamento, organização, equipe, responsabilidades, delegação, motivação, necessidade, verbos e ações para níveis cognitivos diferentes, itinerário no papel e o real, finanças e muito mais. Com duração aproximada de 120 minutos, tendo como público alvo iniciativa privada, trade, administração pública, sociedade civil organizada e comunidade em geral.



