Description
Fonoaudióloga pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Mestranda no Programa de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, fundadora do Memory Café Brasil.
Atua como ativista em prol da pessoa com deficiência desde 2011. Realiza o empoderamento comunicativo destas pessoas na sua prática clínica e defende a diversidade comunicativa como elemento transformador da sociedade.
Cláudia Lopes, é um exemplo claro de profissional que valoriza e preconiza a interação comunicativa como premissa para transformação social e a inclusão de adultos e idosos com deficiência. MBA em Gestão Estratégica da Saúde, Especialização em Fonoaudiologia Clínica com ênfase em Neurolinguística pela Universidade de São Paulo – USP, Especializada em Reabilitação Neuropsicológica/Cognitiva pelo Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas – FMUSP, dentre tantos outros títulos e certificações, Cláudia Lopes é uma fonoaudióloga que milita incessantemente com a missão de promover às pessoas o empoderamento comunicativo, favorecendo especialmente a inclusão social.
Fundadora do Memory Café Brasil – Projeto que visa a promoção da inclusão social de idosos com perdas de memória, em especial aqueles com demência.
Um dos momentos mais relevantes da carreira desta conceituada profissional foi a participação como palestrante no Congresso Mundial da Associação Internacional para o Estudo Científico das Deficiências Intelectuais e de Desenvolvimento em 2019, em Glasgow – Escócia.
Cláudia Lopes, é membro do Grupo Multidisciplinar da Fundação Dona Paulina de Souza Queiroz, uma instituição que atua no atendimento de adultos e idosos com deficiência intelectual. Membro Associada da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNP, Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED.
É a primeira Fonoaudióloga brasileira com o selo SAFIRA da Silver Ocean 60+. Este selo reconhece a intervenção fonoaudiológica realizada por Cláudia Lopes no que tange a valorização da diversidade comunicativa, bem como o uso prático de estratégias que potencializam os processos cognitivos adquiridos ao longo da vida, permitindo então novas aprendizagens e possibilidades de interação social através estimulação e treino da comunicação.
A palestrante é pesquisadora na área de envelhecimento e síndrome de Down, compondo a equipe do Ambulatório de Envelhecimento e síndrome de Down do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – IPQ HCFMUSP.
Estilo das palestras da Cláudia Lopes
Cláudia Lopes, realiza palestra com duração de 1h30, compartilhando sua experiência prática no atendimento e na convivência com pessoas com deficiência. Suas palestras são baseadas em evidências cientificas, resgatando os preceitos da humanização e do amor ao próximo. O conteúdo de suas palestras é sustentado por três pilares: a empatia, o respeito a diversidade e a inclusão. A comunicação dos tópicos abordados imprimi no ouvinte a condição de colocar-se no lugar da pessoa com deficiência, facilitando e promovendo a interação comunicativa de forma humanizada e inclusiva em qualquer ambiente de convivência social. Cláudia Lopes, sensibiliza a sociedade e compartilha com seus clientes estratégias facilitadoras para a comunicação eficaz com pessoas ditas como “diferentes”. A diversidade comunicativa não é só de pessoas com deficiência, é de todos nós! Comunique-se de forma eficaz e você será surpreendido!
Público-alvo
Empreendedores, executivos, gestores, líderes, administradores, equipes administrativas, instituições de ensino, ONGs, associações, empresas de diversos portes, indústrias e segmentos variados e o público em geral.
Palestras e conteúdos de Cláudia Lopes
Dentre os temas principais trabalhados por Cláudia Lopes, podemos destacar os seguintes:
Deficiência;
Envelhecimento humano;
Diversidade comunicativa.
Dentre suas palestras, destacam-se as seguintes:
PALESTRA Comunicação e diversidade: o uso eficaz da comunicação para evitar as desigualdades sociais
Promove ao público a conscientização e aperfeiçoamento das habilidades de empatia, respeito e valorização da diversidade humana.
PALESTRA Empoderamento Comunicativo e diversidade: Como interagir no ambiente de trabalho com pessoas com deficiência
Oferece à plateia ferramentas necessárias para a aquisição do conhecimento sobre uma habilidade fundamental à vida: a comunicação e a interação social sendo realizada de maneira eficaz, saudável e inclusiva.
PALESTRA Comunicação eficaz no ambiente corporativo: Identidade, empoderamento e valorização da diversidade
Traz a capacitação sobre o uso adequado da comunicação eficaz no ambiente de trabalho, favorecendo a interação social.
PALESTRA Envelhecimento e Deficiência: convivendo com as diferenças no dia a dia
Desperta no âmbito corporativo e profissional, a conscientização e sensibilização da sociedade e/ou empresa para conviver com pessoas idosas e diferentes no seu dia a dia.

