Newsletter Sucesso | Emergência Sanitária por Covid Chega ao Fim

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tomou a decisão de revogar a portaria de Emergência Sanitária no país, por causa da melhora da situação epidemiológica, do aumento da cobertura vacinal e da capacidade de atendimento do SUS. Leia agora na Newsletter Sucesso, sua fonte semanal de informação sobre o mundo dos eventos e negócios:

EMERGÊNCIA SANITÁRIA POR COVID CHEGA AO FIM

No último domingo (17), o governo anunciou que vai revogar a portaria que declarou emergência de saúde pública de importância nacional por causa da Covid.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a decisão foi tomada por causa da melhora da situação epidemiológica, do aumento da cobertura vacinal e da capacidade de atendimento do SUS. O ministro afirmou também que um ato normativo vai ser publicado nos próximos dias regulamentando essa decisão.

O estado de emergência foi decretado pelo governo federal em fevereiro de 2020, antes da confirmação do primeiro caso de covid-19 no país. A portaria diminuiu a burocracia para enfrentar a doença e permitiu, entre outras coisas, que a Secretaria de Vigilância em Saúde fizesse a contratação temporária de profissionais para a atuar na linha de frente de combate à covid-19, aquisição de bens e contratação de serviços.

Na prática, a decisão flexibiliza um conjunto de medidas não farmacológicas, como uso de máscaras, tomadas desde o início da pandemia para a prevenção da covid-19. As informações são da Agência Brasil.

BANCOS BRASILEIROS ENTRE MAIS RENTÁVEIS DO MUNDO

A consultoria Economática realizou um estudo sobre a rentabilidade dos grandes bancos — aqueles com mais de US$ 100 bilhões em ativos — em 2021. Dos dez primeiros da lista, quatro são brasileiros. O ranking é liderado pelos americanos Capital One (retorno sobre o patrimônio, ROE, de 20,4%) e Ally Financial (ROE de 19,3%). Na sequência aparecem Santander Brasil (18,9%), o canadense RBC (17,3%), Itaú (17,3%), o americano J.P. Morgan (16,9%), Banco do Brasil (15,7%), Bradesco (15,2%), o canadense Bank of Nova Scotia (15,1%) e o americano SVB Financial (15,0%).

A rentabilidade mediana dos quatro bancos brasileiros em 2021 foi de 16,5%, com queda de 6,6 pontos percentuais em relação a 2010. Os brasileiros tiveram de 2016 a 2019 uma sequência de crescimento, que foi interrompida pelo resultado de 2020, em função da pandemia de coronavírus, e apresentaram uma recuperação de 4,4 pontos no ano passado.

Mesmo assim, os brasileiros seguem com retornos maiores que os 19 bancos americanos da lista, cujo ROE mediano é de 11,8%. O levantamento também compara a rentabilidade dos quatro grandes bancos brasileiros com outras 20 instituições domésticas de menor porte. Se nos grandes o ROE é de 16,5%, nos menores fica em 12,5%. As informações são do jornal Valor Econômico.

CAIXA LIBERA SAQUE DO FGTS DE ATÉ MIL REAIS

O trabalhador precisará ficar atento. A maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.

Todo o processo para pedir o saque será informatizado. O trabalhador não precisará ir à agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserindo os dados pedidos. As informações são do portal Notícias Ao Minuto.

CURSOS PARA QUEM QUER FAZER SUCESSO

O mercado de eventos voltando a aquecer, cresce a oferta de palestrantes e aumenta a importância da formação, como estratégia de diferenciação.

Na Palestras de Sucesso, além de alguns dos melhores palestrantes do Brasil, no cast, a agência oferece cursos e formações nas mais variadas áreas. Destacamos 3 hoje que vão ajudar a quem quer crescer profissionalmente nessa área:

Para quem quer dar um START na carreira como palestrante e descobrir o passo a passo para ser um palestrante de Sucesso, o curso Start Palestras, do professor Luiz Augusto Araújo ensina o que a maioria dos palestrantes passa vários anos tentando descobrir sozinhos. O treinamento ajuda a vencer as barreiras e a conquistar espaço neste concorrido mercado, esteja o palestrante começando do zero ou já atuando no mundo das palestras. Descubra como transformar o seu conhecimento em um produto vendável e como entregá-lo de forma assertiva para os stakeholders. 

Precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler? O Curso FastRead é o melhor curso de leitura dinâmica do Brasil, 100% validado pela neurociência. Ele foi pensado para profissionais e estudantes que precisam se manter atualizados e reconhecem que os livros (impressos ou digitais) são as fontes mais seguras para buscar conhecimento. Ministrado por Renato Alves, o curso é associado da ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância) e está organizado em 8 módulos, com aulas curtas e objetivas que totalizam 20h de carga horária.

Já a formação em PNL Practitioner, com Silas Neves, oferece um conjunto de ferramentas de aplicação prática, fácil e imediata para uso pessoal e profissional. De forma objetiva, dinâmica, clara e prática apresenta profundas e sofisticadas técnicas de PNL, mostrando modelos para o participantes obterem o máximo de resultados em suas relações pessoais e profissionais. Após a conclusão de todas as aulas o participante receberá automaticamente o certificado de 36 horas. Por fazer a formação com o Silas, o palestrante será associado gratuitamente e de modo vitalício à NLPEA como PNL Practitioner economizando £499.00.

Os três cursos estão disponíveis para início imediato. Clique aqui e acesse!

E assim terminamos essa edição da Newsletter Sucesso. Está curtindo esse conteúdo? Não esqueça de mover nosso email para a guia principal para não perder nenhuma novidade.

Tenha uma semana bem sucedida e até a próxima!

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes