Faça o que é certo, não o que é fácil. Isso se chama: ÉTICA- Por Cristiano Zanetta- BATMAN

Você sabe o que é ética? Assim, de bate pronto, o que você responderia? 

No artigo de hoje, nosso querido Batman traz este assunto em pauta, e elucida alguns pontos importantes que se eu fosse você, não perderia por nada! 

Sem mais delongas, acompanhe a seguir mais um post inspirador de Cristiano Zanetta que vai mostrar porque é sempre melhor fazer o que é certo.

Faça o que é certo: a importância da ética 

A conceituada publicação Forbes, trouxe em uma de suas matérias, diversas opiniões de líderes bem-sucedidos e com alto conceito no mercado a respeito do que é ética. 

Antes de trazer algumas das respostas, quero saber de você que me acompanha: o que é ética? 

Veja bem: de um jeito simplista, definimos a ética como um conjunto de princípios morais. Eles impactam a maneira como as pessoas conduzem suas vidas e tomam decisões.

Ela também é conhecida como uma filosofia moral, sendo seu termo, uma derivação da palavra grega ethos, traduzida por sua vez, como costume, hábito, caráter. 

O que grandes líderes pensam sobre a ética? 

A resposta dada por algumas lideranças me chamou a atenção. Selecionei algumas a seguir:

“Ética significa saber a diferença entre o que é moralmente certo e errado – e então agir de acordo com o que é correto.” -Johnny C. Taylor, Jr., Presidente e CEO da Society for Human Resource Management

“A ética é a voz interior que abafa a racionalização e nos concentra no que sabemos que devemos fazer.”-Thomas J. Gentzel, Diretor Executivo e CEO da National School Boards Association

“Fazer a coisa certa e decente, mesmo quando você tem o poder de fazer a coisa conveniente e egoísta.”-Elizabeth A. Schartz, advogada trabalhista da  Thompson & Knight LLP 

Percebe que em todos os casos a questão do que é certo surge? A ética é outra forte característica do Batman.  Te conto mais, a seguir.

Batman, ética e estoicismo 

O estoicismo é mais que apenas uma atitude ou um estado de espírito. Esta filosofia, fundada por Zenão de Cítio em Atenas no início do século III a.C., pretende tornar-nos mais resilientes, mais felizes, virtuosos e mais sábios e, consequentemente, pessoas melhores, não só pelo nosso papel de cidadãos e uma sociedade, mas também internamente completa, estável e confortável com nós mesmos.

O estoicismo tem sido praticado por diferentes tipos de pessoas e personagens ao longo da história, de escritores a reis. Na cultura pop, há um personagem que acredito ser a personificação perfeita dessa filosofia: Batman.

A análise do Batman pode nos dar ensinamentos valiosos sobre o estoicismo e a maneira como conduzimos nossa vida.

O Batman aplica quatro virtudes principais do estoicismo:

  • Ele demonstra sua coragem ao se levantar contra o crime e sacrificar o conforto que poderia ter. Ele também colocou sua vida em perigo várias vezes, até lutando contra pessoas com habilidades mais fortes que ele;
  • A temperança de Batman é uma de suas qualidades mais conhecidas. Não importa a situação, Batman deixa suas emoções de lado e é quem concentra suas energias no pensamento crítico e lógico; é por isso que todos os outros super-heróis dizem que ele sempre tem um plano para tudo;
  • O senso de justiça de Batman é o aspecto mais profundo de sua filosofia. Batman acredita que todo criminoso pode ser transformado em uma boa pessoa. Mesmo quando as pessoas erram, ele permite que elas refaçam seus atos. Batman se recusa a se tornar um carrasco; ele faz a coisa certa da maneira certa, mesmo que isso não o faça feliz ou tenha que sacrificar alguma coisa;
  • Batman confirma sua sabedoria com seus atos e personalidade. Ele mal fala e é o personagem mais calmo e quieto de todos os seus pares; ele estuda cada situação e examina cada detalhe nas circunstâncias que enfrenta. Tudo mencionado antes faz dele o melhor detetive do universo da DC Comics.

Mesmo com os aspectos sobre o Batman destacados anteriormente, algumas pessoas questionam sua moral; mas, o que está envolvido em sua moral? Bom, isso é assunto para um próximo post.

Em conclusão, o que podemos dizer é que o Batman usa a ética em todas as situações, e os resultados dessa conduta, todos nós percebemos, não é mesmo?

Agora me fala: o que é ética para você?  Você se considera uma pessoa ética em suas relações pessoais e profissionais? 

As palestras de Cristiano Zanetta emocionam, motivam e ajudam no desenvolvimento pessoal

Conhecido como o verdadeiro Batman no Brasil, antes de mais nada, é impossível não sentir uma catarse diante das palestras de Cristiano Zanetta. Com uma história de vida altamente impactante, ele tem um jeito único, sobretudo pelo fato de extrair o melhor de cada um de nós e contribuir com a vida das pessoas na esfera profissional e pessoal. Leve hoje mesmo a palestra do Batman para sua empresa ou evento!

Quero a palestra mais impactante do Brasil agora, com o Batman! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes