Manter a disciplina para conquistar seus objetivos pode se tornar um desafio enorme para algumas pessoas. Afinal, manter a constância diante da inconstância da vida pode ser algo, no mínimo, um tanto complicado.
Já parou para pensar sobre o que o Batman faria diante de tal luta? A luta da autodisciplina, a luta contra si mesmo diante de tantas distrações e tentações capazes de nos tirar do caminho?
Se você quer seguir em seu trilho e tirar o melhor de cada momento da jornada, aproveite este presente: um novo artigo do nosso Batman, Cristiano Zanetta, fresquinho só para você, confira!
Manter a disciplina: você precisa saber olhar de fora
Diante dos percalços e desafios, costuma ser da natureza humana se desesperar ou ceder.
Sobretudo quando cedemos diante de algo difícil e desconfortável, é mais comum ainda que bata aquele arrependimento, frustração, pois sabemos, lá no fundo, que se tivéssemos suportado um pouco mais, venceríamos.
Para manter a disciplina, é preciso, antes de mais nada, de serenidade. Quando tudo parece ruir, desabar, experimente olhar de fora e perceber que no espaço/tempo das coisas, você está apenas diante de um, de tantos outros fragmentos da vida. Uma fase que é capaz de nos trazer aprendizagem, basta que saibamos extrair os ensinamentos.
Não vou te dizer que tudo é bom na vida, que tudo é alegria ou te leva a alegria
De forma alguma te direi que tudo é bom, que a vida é feita apenas de alegrias e que todas situações ruins nos levam a ela, longe disso. Conforme comentei em minha entrevista para o blog:
“Tudo é vivenciável, tudo ensina algo e tudo vai passar, tanto o que é bom quanto o que é ruim. Por isso a gente deve olhar pra vida como quem olha Gotham do alto de um prédio, observando, percebendo, entendendo e sentindo, mas ciente de que fases passam, de que jornadas modificam.” – Cristiano Zanetta Batman
Algumas dicas do Batman para manter a disciplina e constância
Sempre procure reconhecer suas fraquezas
Ignorar as armadilhas e mesmo desafios, não farão com que desapareçam. Portanto, se acontecer do fato de comer doces ser a queda para seu objetivo de perder peso ou se acessar as mídias sociais é o gatilho que sabota sua produtividade, reconheça essas ações como suas fraquezas, E assim com todas as demais coisas que tirem seu foco. O primeiro passo para criar uma mudança positiva.
Crie um plano claro
Você não vai acordar mágicamente como o ser mais autodisciplinado do mundo. Em vez disso, você precisa de uma estratégia para construir o que chamo de músculos mentais.
Se você deseja aumentar os bons hábitos – como ir à academia com mais frequência – ou eliminar os maus hábitos – como ficar horas e mais horas vendo séries – você precisará de um plano para transformar suas intenções em ação.
Descreva as etapas de ação claras que você começará a tomar diariamente.
limite a oferta tentadora
Limitar as tentações pode ajudá-lo a construir lentamente maior autodisciplina ao longo do tempo. Se sua fraqueza envolve checar as redes sociais a cada dois minutos, encontre um aplicativo que bloqueie o acesso ao Facebook. Ou, se não resistir a gastar demais quando for à loja, deixe o cartão de crédito em casa e leve apenas dinheiro.
Treine a tolerância ao desconforto
É natural tentar evitar a dor. Mas evitar o desconforto de curto prazo geralmente leva a problemas de longo prazo. E toda vez que você cede, você reforça para si mesmo que não consegue lidar com a angústia.
Pratique permitir-se sentir desconfortável e provar a si mesmo que você pode suportar isso. Se isso significa correr na esteira por mais um minuto do que você pensou que poderia ou resistir à vontade de pegar um cigarro, treine seu cérebro para ver que a dor não é o inimigo.
Visualize as recompensas
Lembre-se das coisas que você ganha quando resiste à tentação. Visualize-se alcançando seus objetivos e colhendo os benefícios da autodisciplina.
Recupere-se dos erros
O progresso geralmente não vem em linha reta. E só porque você comete um erro não significa que você é um fracasso. Cometer erros faz parte do processo para se tornar melhor.
A maneira como você se recupera desses erros é o que mais importa. Aprender com seus erros e se comprometer a fazer melhor da próxima vez pode ajudá-lo a construir autodisciplina.
A BATsenha foi compartilhada. Agora é com você.
Quero a palestra mais impactante do Brasil agora, com o Batman!