Como um líder pode ter o autocontrole emocional do Batman? – Por Cristiano Zanetta- BATMAN

Autocontrole emocional é uma habilidade que deve, obrigatoriamente, fazer parte do “cinto de utilidades” de todo líder e profissionais que atuam em máxima performance.

Afinal é preciso não somente saber lidar e encarar os desafios, como também manter o foco, a atenção e não deixar que o fator emocional jogue contra, diante situações adversas, tensas e de puro estresse.

A figura do Batman sempre é vista como um exemplo quando o assunto é equilíbrio e autocontrole emocional. Sendo ele uma referência, nada melhor do que o próprio Batman, aqui, “disfarçado” do palestrante Cristiano Zanetta, para mostrar os elementos que geram o autocontrole emocional. Acompanhe a seguir, mais uma importante lição de contribuição do lendário homem morcego! 

Autocontrole emocional e a resiliência necessária para se tornar o Batman 

Se você me acompanha e conhece meu trabalho, sabe que Bruce Wayne é acometido de um fenômeno psicológico conhecido como crescimento pós-traumático.

É exatamente por isso que ele demonstra coragem psicológica para suportar suas dificuldades e vestir a armadura do  Cavaleiro das Trevas.

Mais do que resiliência,  não se trata apenas de perseverar – trata-se de se tornar algo mais, de suportar a dor em suas mais pesadas cargas.

Na luta para lidar com o trauma, algumas pessoas apresentam crescimento pessoal e percebem mudanças positivas em suas vidas. O crescimento pós-traumático significa ganhar um maior senso de força pessoal, descobrir novas possibilidades e encontrar um propósito e significado mais elevados para a vida. 

Para Bruce, isso significa se vestir como um morcego e declarar uma guerra de um homem só contra o crime. 

E isso envolve, certamente, o autocontrole emocional. 

O começo do Batman não é o fim do sofrimento de Bruce 

Na história do Batman, quando Bruce pergunta a Alfred se a dor vai passar, Alfred diz a a Bruce que o crescimento e o sofrimento podem coexistir – como Batman e Bruce Wayne. Curiosamente, o crescimento vem da luta para lidar com o trauma psicológico – não do evento traumático em si. Na verdade, eventos traumáticos não são necessários para o crescimento, nem são necessariamente benéficos. Em outras palavras, os pais de Bruce Wayne não precisavam morrer para que ele se tornasse o Batman.

O que quero dizer com tudo isso? Aliás, no que isso se relaciona com o dia a dia em uma empresa, no cenário corporativo e com o autocontrole emocional? 

Vamos lá, você como líder, poderá se ver diante de eventos conturbados e até traumáticos. Você poderá ser uma pessoa naturalmente explosiva e que está há poucos minutos de explodir e colocar tudo a perder.

E não é pelo fato de conseguir criar um alter ego de Batman, que como uma mágica, você nunca mais terá problemas ou sofrerá.

Mas sim, você poderá se fortalecer. O autocontrole emocional demanda treino e para tanto, será preciso que você coloque-se à prova a todo o instante. 

O Batman nunca desiste, portanto, inspire-se nesse exemplo e treine seu autocontrole emocional

O Batman cultiva uma atitude de nunca desistir, não importa as probabilidades, não importa o quão desesperadora seja a situação. Preso em alguma situação ridiculamente sem esperança, uma armadilha mortal ou envenenado novamente por um de seus vilões, ao invés de se desintegrar, ele confia em seu treinamento mental. Batman confia em sua mente para fornecer as respostas de que precisa e é altamente adaptável em qualquer situação. Ele pode falhar no curto prazo, ser capturado, espancado, quebrado etc. 

Mas ele usa cada derrota estrategicamente para obter mais dados e feedback para cenários futuros. 

Pegou a senha nas entrelinhas? 

Está com dúvidas?

Quer ser um líder heróico e transformar sua equipe em uma verdadeira legião de heróis com superpoderes nos negócios e no relacionamento interpessoal? Eu posso te ajudar, leve agora minhas palestras para seu evento e empresa! Nos vemos lá! 

As palestras de Cristiano Zanetta emocionam, motivam e ajudam no desenvolvimento pessoal

Conhecido como o verdadeiro Batman no Brasil, antes de mais nada, é impossível não sentir uma catarse diante das palestras de Cristiano Zanetta. Com uma história de vida altamente impactante, ele tem um jeito único, sobretudo pelo fato de extrair o melhor de cada um de nós e contribuir com a vida das pessoas na esfera profissional e pessoal. Leve hoje mesmo a palestra do Batman para sua empresa ou evento!

Quero a palestra mais impactante do Brasil agora, com o Batman! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes