4 lições do Batman sobre vendas ( a número 3 você jamais sonhou!) – Por Cristiano Zanetta – BATMAN

Na fictícia cidade de Gotham, encontramos um guardião sempre atento, conhecido como Cavaleiro das Trevas, ou, se você preferir, o BATMAN! E acredite, podemos aprender com ele, algumas lições sobre vendas que você provavelmente jamais imaginou. Afinal, se fizermos uma análise de toda  jornada de Batman, podemos sacar nas entrelinhas, que ela é também empreendedora. O palestrante de sucesso Cristiano Zanetta, reconhecido como o Batman, nos traz no artigo de hoje, algumas dessas lições. Fique de olho na número 3, é algo que você irá, no mínimo, se surpreender.

Lições do Batman sobre vendas #4: pesquise seus “inimigos”

É preciso  aprender o que seus concorrentes estão fazendo. Batman sabe tudo sobre o Pinguim e o Coringa, por exemplo. Ele estuda toda a dinâmica e passos de seus inimigos. Portanto, tenha conhecimento suficiente, não somente dos seus concorrentes, mas de possíveis problemas que atrapalhem suas vendas para continuar abrindo caminho para a vitória. Desconhecer o seu mercado e as pessoas que estão nele é um dos motivos mais comuns para o fracasso nas vendas e nos negócios em geral. 

Lição #3 que podemos aprender com o Cavaleiro das Trevas sobre vendas: não se esqueça sobre o verdadeiro motivo pelo qual começou na profissão de vendas

Está surpreso? Eu imaginei. É comum que com o passar do tempo, o vendedor entre no chamado “automatismo”. Acredite: ele é tão perigoso quanto um câncer, portanto, é preciso ser identificado antes de se agravar, para que você tenha mais chances de se recuperar.

Em Batman Begins, Henri Ducard diz:

“O treinamento não é nada! A vontade é tudo! A vontade de agir.” 

Quando Ducard conhece Wayne na cela da prisão e faz sua oferta, ele afirma:

“Um vigilante é apenas um homem perdido na luta por sua própria gratificação. Ele pode ser destruído, ou trancado. Mas se você se tornar mais do que apenas um homem, se você se dedicar a um ideal, e se eles não puderem detê-lo, então você se tornará algo completamente diferente… Uma lenda, Sr. Wayne.”

Como vendedores, às vezes esquecemos o verdadeiro motivo pelo qual começamos na profissão de vendas. Mergulhamos em fazer nossos números e nos concentramos no dinheiro.

Ficamos apaixonados por frases de efeito motivacionais como “sua atitude determina sua altitude” e “finja até conseguir”. E, às vezes, até sentimos uma falsa sensação de invulnerabilidade provocada pelo nosso próprio sucesso, pensando que não podemos errar. Com efeito, ficamos perdidos.

É nessas horas que você precisa sentar e refletir sobre seus valores fundamentais. Reserve um tempo todas as manhãs para refletir e revisar suas habilidades.

Pense sobre onde você esteve e para onde está indo. 

Procure adotar medidas para evitar se perder na luta diária pela sua própria gratificação. Se você fizer isso, será um vendedor completamente diferenciado no mercado.

Quanto ao verdadeiro motivo pelo qual você ingressou na profissão de vendas, é algo que só você pode saber. 

Lições do Batman sobre vendas #2: saiba lidar com os obstáculos

E quando nos vemos em fases onde nada dá certo? As vendas simplesmente não acontecem? 

Me lembrei de um palestrante que nutro extrema admiração. Para mim e para muitos outros especialistas, ele é um mestre, simplesmente o melhor. Não revelarei seu nome por motivos éticos, mas se trata de um verdadeiro fenômeno.

Pois bem, ele passou por um período onde por meses, nenhuma empresa o contratou para ministrar palestras ou treinamentos. Ele simplesmente desabou, após bater recordes de contratações, após ajudar a alavancar as vendas em centenas de empresas por onde passou com seu conhecimento, palestras e treinamentos.

Isso me faz lembrar de mais uma frase emblemática de Batman Begins:

“E por que caímos, Bruce? Para que possamos aprender a nos levantar”

Veja bem: profissionais de vendas caem constantemente. Em qualquer dia, enfrentamos novas objeções, obstáculos, clientes difíceis ou raivosos.

Mas cada queda é um desafio para nos levantarmos e voltarmos ao jogo. Cada obstáculo é uma oportunidade de aprender algo novo. Essa é a postura a ser adotada.

A única maneira de realmente aprender é quando você esbarra em um obstáculo e sente suas limitações. Contudo, a  única maneira de você falhar é não se levantar depois de cair. A lição aqui é a seguinte: certifique-se de que está cometendo novos erros com rapidez suficiente. Não se preocupe com um erro ou você vai parar de aprender. Quando as coisas não acontecem do seu jeito e você sente que o mundo está te esmurrando e dando rasteiras a cada passo, pare, respire e examine os resultados que você está obtendo, Aprenda com o momento e  se recupere para a próxima rodada.

Esse meu amigo palestrante está de volta ao topo, só para que você aí do outro lado não fique com aquela interrogação gigante na mente. 

Lição #1: “Os ninjas sabem que a invisibilidade é uma questão de paciência e agilidade” 

Nos negócios, apresentações, negociações e especialmente em vendas, o tempo e a flexibilidade são fundamentais. Às vezes, os representantes de vendas sentem pressão externa e apressam o processo para atingir seu número. No entanto, os representantes de vendas bem-sucedidos reconhecem que o processo de vendas envolve outras pessoas, “elementos ativos” no processo de vendas. Esses elementos ativos mudam e mudam dependendo do ambiente e da nossa atividade.

Para navegar nesses “elementos ativos”, você deve ser paciente, lendo o prospect para saber quando é a hora certa de trazer a próxima edição, mostrar o próximo recurso ou mover o processo de vendas para o próximo estágio.

Você também deve ser flexível o suficiente para responder a mudanças repentinas no processo ou nas atitudes de seu cliente potencial. Se você quiser ter sucesso, precisará de um processo sólido, mas não pode se prender rigidamente a um script. Você precisa de flexibilidade para responder adequadamente às solicitações, caprichos, necessidades e desejos de seus clientes em potencial.

As liçõesdo Batman sobre vendas foram dadas, agora é com você. 

Quero a palestra mais impactante do Brasil agora, com o Batman! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes